Últimas notícias

Fique informado

ITI atualiza regulamentação sobre uso do certificado digital na Carteira de Identificação Estudantil – CIE

08/01/2019

Spotlight

Paulo Guedes defende identidade digital como recurso ao combate as fraudes

“A utilização da identidade digital nos programas sociais pode gerar uma economia de bilhões e bilhões de reais aos cofres públicos.”

06/01/2019

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

Este artigo objetiva apresentar o que são Certificados de Atributo,

17/11/2014

Certificação de Atributo referente à Carteira de Identificação Estudantil – CACIE

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI publicou nesta em 27 de dezembro de 2018 no Diário Oficial da União – DOU, a versão 2.0 do documento “Certificação de Atributo referente à Carteira de Identificação Estudantil – CACIE”.

A publicação que regulamenta as especificações relativas a parte eletrônica da Carteira de Identificação Estudantil – CIE, em especial o uso do Certificado de Atributo no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, componente de segurança obrigatória na CIE.

A CIE é um documento de modelo único nacionalmente padronizado pelas entidades nacionais de representação estudantil e pelo ITI, conforme Art.1º parágrafo 2º da Lei nº 12.933/13.

A carteira pode ser emitida em formato físico, cartão, ou em equivalente digital, ambos modelos devem ser assinados digitalmente e possuírem “QR-Code” personalizado, com Certificado de Atributo, que possibilite consulta ao banco de dados.

A versão 2.0 do documento CACIE traz atualizações nas especificações técnicas do Certificado de Atributo. Além de informações sobre o banco de dados que deve ser disponibilizado para validação da autenticidade das carteiras.

É importante destacar que a competência do ITI é apenas de determinar o padrão de certificação digital a ser utilizado nas referidas carteiras, não possuindo o Instituto competência legal para emitir ou fiscalizar a sua emissão.

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

Certificado de Atributo: O que é e para que serve?