Últimas notícias

Fique informado
Presidente da SBIS, Luis Gustavo Kiatake, entrevista Marcelo Buz, Presidente do ITI

Presidente da SBIS, Luis Gustavo Kiatake, entrevista Marcelo Buz, Presidente do ITI

03/10/2019

O Presidente da SBIS, Luis Gustavo Kiatake, entrevistou Marcelo Buz, Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), e Ruy Ramos, Assessor Especial da Presidência do ITI.

Na ocasião, Kiatake abordou temas relacionados às visões e perspectivas do ITI dentro da área de Saúde Digital, principalmente sobre a certificação digital.

Confira a entrevista!

Sobre a SBIS

Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. A Informática em Saúde é a área do conhecimento que trata da aplicação de conceitos e tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a melhoria e transformação de sistemas, serviços e processos de Saúde. O termo eSaúde (tradução do inglês – eHealth) pode ser entendido dentro da mesma definição de informática em saúde e tem sido um termo bastante utilizado recentemente.

A SBIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.

Sobre ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

A Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 deu início à implantação do sistema nacional de certificação digital da ICP-Brasil. Isso significa que o Brasil possui uma infraestrutura pública, mantida e auditada por um órgão público, no caso, o ITI, que segue regras de funcionamento estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, cujos membros, representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica, são nomeados pelo Presidente da República.

Conheça as colunas  CERTIFICADO DIGITAL ITI SAÚDE