Carlos Roberto Fortner foi exonerado do cargo de Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI – segundo a Portaria Nº 761, de 7 de julho de 2021 e até o momento dessa publicação não foi anunciada pela Casa Civil seu sucessor.
Carlos Fortner foi nomeado para o cargo em 3 de junho de 2020 e antes
atuou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como presidente e vice-presidente de Finanças foi diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações.
Maurício Coelho, Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas é o substituto eventual por força do Decreto nº 8.985, de 8 de fevereiro de 2017:
“Art. 13. O Diretor-Presidente do ITI será substituído, em seus impedimentos e afastamentos legais, pelo Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas.
Parágrafo único. Nos casos de impedimentos e afastamentos legais coincidentes do Diretor-Presidente do ITI e do Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, o Diretor-Presidente será substituído pelo Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização.”
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!