A Inspira, investida da Wayra Brasil, compartilha sua nova visão multiproduto, buscando ser a parceira da rotina jurídica de advogados
A Inspira, legaltech pioneira em tecnologia e IA jurídica, investida da Wayra Brasil (CVC da Vivo), anuncia um novo posicionamento estratégico que vai muito além do seu primeiro produto, a pesquisa de jurisprudência. Agora, oferece soluções completas para redefinir a rotina de advogadas e advogados em diferentes esferas.
Com precisão de dados e informação segura e confiável, a ferramenta já salvou mais de 1 milhão de horas de trabalho manual para clientes, o equivalente a um mês de vida, para que foquem em tarefas mais importantes e estratégicas.
Historicamente, a rotina jurídica é dominada por tarefas manuais e burocráticas que consomem uma quantidade exorbitante de tempo. Advogadas e advogados chegam a gastar mais de 20 horas semanais em atividades operacionais e administrativas, como pesquisa e gestão de jurisprudência e análise de documentos.
Essa carga de trabalho faz com que mais de 86% da categoria trabalhe além do horário comercial, segundo o Clio Legal Trends Report 2024. Tal ineficiência não apenas atrasa o setor, mas também intensifica a burocracia, transformando o tempo no principal inimigo da prática jurídica.
Neste cenário, a Inspira traz para o mercado uma visão inovadora, compreendendo o vasto espaço para otimizar todas as tarefas operacionais do Direito. Fundada por três advogados e um profissional de tecnologia, a legaltech nasceu da experiência real das dores e burocracias do mercado.
Essa expertise permitiu que a ferramenta evoluísse para oferecer um ecossistema de soluções com tecnologia de ponta e inteligência artificial que automatizam tarefas cruciais, da pesquisa e gestão de jurisprudência e, agora, análise de documentos jurídicos.
Antes de usar a ferramenta, alguns clientes como XP, Pinheiro Neto e Itaú, dedicavam muitas horas à análise de documentos. Com o uso da solução da Inspira, esse tempo foi drasticamente reduzido, resultando em uma economia de 80% de tempo que liberou as equipes jurídicas para focar em atividades estratégicas e de maior valor, comprovando o impacto real da IA na rotina jurídica.

“Nossa solução evoluiu significativamente desde o início da nossa operação em meados de 2022: de uma ferramenta focada em pesquisa de jurisprudência, ampliamos a nossa visão para nos tornarmos workflow completo, uma ferramenta 360 que apoia advogadas e advogados desde a busca por informações até a análise estratégica de documentos, colocando a tecnologia a serviço da prática jurídica de ponta a ponta”, afirma Rafael Grimaldi, CEO e cofundador da Inspira.
A Inspira fez o lançamento da nova marca em um evento exclusivo para clientes e agora lançou o rebranding para o mercado. A proposta é uma identidade menos linear e burocrática, e mais dinâmica e intuitiva, reflexo dos caminhos que a legaltech está propondo para o Direito desde sua fundação em 2021. “Este novo momento também se reflete no rebranding da nossa marca, que tem como proposta a construção de novos caminhos para o Direito, tornando-o mais fluido e dinâmico”, completa Grimaldi.
Sobre a Inspira
A Inspira é a ferramenta que eleva a prática jurídica. Por meio da tecnologia, ajuda advogadas e advogados a reduzirem consideravelmente o tempo gasto com tarefas operacionais, como pesquisa de jurisprudência e análise de documentos. Em 2024, passou a contar com os investimentos da Wayra Brasil, em uma rodada que também teve a participação dos fundos Urca, Gávea, Sanfran Angels, incluindo um scout fund da a16z.
Sobre a Wayra & Vivo Ventures
A Wayra, fundo early stage de Corporate Venture Capital da Vivo no Brasil e da Telefónica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e outros parceiros. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha e Reino Unido) e já investiu mais de 66 milhões de euros em mais de 550 startups. Presente no Brasil desde 2012, a Wayra já aportou cheques – que podem chegar até R$ 2 milhões – em 89 startups e, atualmente, conta com 28 delas ativas.
Jus IA, do Jusbrasil, ganha nova experiência e amplia capacidades do assistente jurídico
IA Jurídica combina embasamento, segurança e respostas mais completas do mercado
doc9: transformando relações jurídicas com inovação, tecnologia e uma nova marca
Canadá define padrão nacional para verificação de idade

Em nossa coluna LEGALTECH, sobre direito e tecnologia, você encontra excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























