Em mesa virtual, especialistas analisam os impactos da pandemia nessas empresas e o que esperar do futuro próximo
Quando as organizações de saúde indicaram o isolamento social para conter os avanços do novo coranavírus, muitas empresas levantaram sinal de preocupação em relação ao futuro econômico dos negócios. No entanto, enquanto para algumas startups o sentimento vem acompanhado de incertezas e dúvidas sobre a continuidade do negócio, para outras pode ser uma oportunidade.
Atualmente, este mercado enfrenta reavaliações nos planejamentos estratégicos, redefinição de investimentos e diminuições de custos, mas também oportunidade para receber aporte de fundos de investimentos, dependendo do mercado que a startup atua.
Diante desse cenário, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, em parceria com a KPMG – uma das maiores companhias de prestação de serviços profissionais que incluem Audit, Tax e Advisory Services – reúne especialistas para debater o futuro das startups.
Um deles é Tiago Fabris, da investidora Bossa Nova Investimentos, que abordará como está sendo o dia a dia das startups nestes novos tempos. O webinar acontece no dia 27 de maio, às 14h30, e tem inscrições gratuitas disponíveis no site.
De acordo com Rodolfo Fücher, presidente da ABES, essas empresas podem contribuir para a economia do país devido a rápida adaptação dos serviços que oferecem para a sociedade.
“Um dos nossos objetivos é ajudar na construção de um Brasil mais digital e menos desigual e, nesse momento delicado que enfrentamos, fortalecer as startups é um dos caminhos para mitigar os impactos negativos causados pela pandemia na economia”, comenta.
Felipe M. Catharino, Sócio diretor na área de Markets da KPMG, complementa:
“O desafio das aceleradoras é priorizar e coordenar essas iniciativas que irão contribuir para o futuro econômico do país. Porém, é importante planejar rota mais rápida de retomada da crise e salvar o seu negócio neste período que desorientou todos os empreendedores”, revela.
Tiago Fabri, da Bossa Nova Investimentos, ressalta que o mercado de Venture Capital já realizou diversos deals ao longo dos quatro primeiros meses do ano.
“Na Bossa Nova, utilizamos as primeiras semanas da pandemia do Covid-19 para individualmente orientar cada Startup do nosso portfólio, entender o tempo de runaway de cada uma, e realizar os pivots necessários. Tomadas essas ações, no final de Abril realizamos três novos investimentos através da nossa primeira rodada de investimento online. Entendemos que existem muitas novas soluções inovadoras neste momento a um preço atrativo, e não queremos deixá-las passar”, revela.
A mediação deste webinar será da publisher da The Shift , Silvia Bassi, jornalista especializada em tecnologia e internet, que trabalha com conteúdo, criação de marcas editoriais e desenvolvimento de estratégias de negócio e monetização de audiências para empresas de mídia multiplataforma.
E, para compor a mesa de debate, estarão presentes:
Felipe M. Catharino – Sócio diretor na área de Markets da KPMG, lidera as iniciativas de desenvolvimento de negócios no segmento de tecnologia que inclui a indústria de software, Customer Experience, semicondutores e fabricantes de equipamentos e devices.
Rodolfo Fücher – Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES, sócio fundador da FEMP Participações, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo, e membro do conselho da SOFTEX.
Robson Del Fiol – Sócio-Diretor Head of Emerging Giants & Digital Marketing Strategist da KPMG Brasil.
Tiago Fabris – Atua no relacionamento com investidores da Bossa Nova Investimentos. Formado em Administração pela PUC-RS, com MBA em Finanças pela FGV.
Oliver Cunningham – Sócio da KPMG e Advisory, Transformation & Innovation Consulting.
Novos Tempos: Como ficam as startups?
Data: 27 de maio
Hora: 14h30
Inscrições: http://www.sympla.com.br/ABESSOFTWARE
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Sobre a ABES
ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos.
Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 205 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 61 bilhões em 2018.
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