Últimas notícias

Fique informado

BC anuncia a possibilidade da conta de luz ser paga via Pix

20/08/2020

Spotlight

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

UAE Pass: a solução de identidade digital que atende mais de 5 mil serviços governamentais nos Emirados Árabes Unidos

UAE PASS é a solução de identidade digital e assinatura digital nacional dos Emirados Árabes Unidos. Os serviços estão disponíveis para cidadãos e residentes dos Emirados Árabes Unidos.

25/11/2020

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

A Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Red GEALC, reúne – desde 2003 – as autoridades dos órgãos governamentais digitais dos países da região.

19/11/2020

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

O gestor público poderá adequar o nível de assinatura eletrônica exigido em um serviço levando em consideração o nível de segurança da transação.

18/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

# TBT | Este artigo escrito em novembro de 2014, apresenta o que são Certificados de Atributo, como estão regulamentados, na época, para uso na ICP-Brasil, quais suas possíveis utilizações e como se tornar uma EEA – Entidade Emissora de Atributos. 

13/11/2020

Hoje – 20 de agosto de 2020 – durante a abertura da 10ª Reunião Plenária do Fórum Pix, o Banco Central do Brasil deu detalhes do acordo firmado com a ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica – sobre a possibilidade do consumidor pagar sua conta de consumo mensal de energia utilizando o Pix.

Pix – Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

BC confirma como data de lançamento do PIX o dia 16 de novembro de 2020

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel Pinho de Mello, e o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, falaram dos avanços mais recentes na implementação do pagamento instantâneo no Brasil.

O destaque ficou por conta do acordo firmado entre o Banco Central (BC) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para que a conta de luz seja paga com o Pix, o pagamento instantâneo brasileiro.

Com o Pix, o pagamento é feito em segundos, a qualquer hora, em qualquer dia da semana, de forma eletrônica, fácil, sem custo adicional e isso no caso dos religamentos de energia será muito mais rápido.

O acordo firmado entre BC e ANEEL facilita e barateia também as atividades das distribuidoras de energia. Segundo o diretor-geral da ANEEL entre outros beneficio espera-se que seja possível a redução nas tarifas uma vez que a operação financeira no Pix é mais barata para as operadoras de energia.

João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resoluções do Banco Central, ressaltou que o Pix será mais uma opção de pagamento da fatura, além das já existentes, ou seja, o consumidor poderá optar pela forma de pagamento.

Nesse sentido a ANEEL tomará providências junto às distribuidoras e ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Pix alcance todas as prestadoras de serviço e esteja adequado para fins de emissão da nota fiscal de energia elétrica.

Com a inclusão das contas de luz, aumenta a lista de serviços públicos abrangidos pelo pagamento instantâneo.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ressaltou que antes do acordo com a ANEEL, o BC já havia firmado parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o recolhimento de taxas federais e que o Pix assim como pode aumentar a eficiência das distribuidoras elétricas, outros setores que adotarem o meio de pagamento também poderão se beneficiar.

Assista a abertura da 10ª reunião Plenária do PIX

BC antecipa fase do PIX e DINAMO Networks promove webinar: Desafios e Benefícios, em 06 de agosto. Ouça

Cidadãos e empresas poderão receber um PIX de forma simples e ágil

Instituições financeiras revelam os principais desafios para implantação do PIX e afirmam que módulo de segurança DINAMO integrado em HSM geram agilidade e segurança. Ouça

Roberto Gallo, CEO da Kryptus alerta sobre a proteção das transações no PIX: Novo sistema brasileiro de pagamentos

Criptografia, autenticação, velocidade e disponibilidade são requisitos imprescindíveis para a operação do PIX

A suspensão do WhatsApp Pay pelo Cade e Banco Central e sua relação com o PIX

Cerca de mil instituições se preparam para ofertar o PIX a seus clientes ainda este ano

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!

https://www.linkedin.com/company/crypto-id