Especialista em soluções de segurança para o ecossistema de pagamentos, empresa expandiu sua atuação oferecendo tecnologias de tokenização e transações digitais
O crescimento gigantesco no volume de transações eletrônicas impulsionado pela pandemia, aliado à necessidade de garantir a segurança e fluidez desses processos, vem alavancando o crescimento da HST, empresa brasileira líder em tecnologia da informação para o ecossistema de pagamentos. Em 2020, a empresa cresceu cerca de 13% no Brasil, além de 17,2% em sua operação internacional.
Durante o ano de 2020, a HST auxiliou seus clientes – entre eles instituições financeiras e grandes varejistas – a emitirem dois milhões de cartões digitais e tokens, que garantem a viabilidade e segurança de pagamentos digitais. Entre os cartões físicos, foram mais de 14 milhões de emissões, em 4 mil pontos de clientes. São clientes da HST seis dos mais importantes bancos brasileiros e quatro dos dez maiores bancos da América Latina.
O ano também foi de expansão internacional para a HST, que levou suas soluções a novos mercados, como Chile e Bolívia. Em ambos países, fechou contratos com instituições financeiras para o fornecimento de soluções para a segurança das transações. Com sedes no Brasil e nos EUA, a HST tem, hoje, atuação em outros 16 países da América Latina e Europa.
De acordo com Eduardo Cunha, CEO da HST, os efeitos da pandemia aceleraram a transformação dos mercados de pagamentos digitais, o que vem trazendo mais agilidade e conveniência para quem paga, mas também ameaças cada vez maiores à segurança das transações.
Entre as tecnologias que impulsionaram o crescimento da HST no exterior e também no Brasil estão as soluções de tokenização de cartões, muito aderente ao atual momento de expansão dos pagamentos digitais sem contato. A tokenização é uma tecnologia de segurança de pagamento que substitui os dados confidenciais do titular do cartão por um “número de cartão virtual” durante as transações de pagamento, sem ter que expor a informação original da conta do titular do cartão.
“A rápida expansão do pagamentos digitais e também das fraudes explica o forte crescimento da demanda pelas soluções de tokenização. Por atuar no mercado de pagamentos há mais de 30 anos, e estar constantemente aprimorando seus produtos em relação aos principais protocolos de segurança das bandeiras de cartão, conseguimos ter uma oferta muito aderente nesta frente para bancos e varejistas tanto do Brasil quanto da América Latina”, afirma Cunha.
Para 2021, Eduardo Cunha prevê o contínuo amadurecimento do mercado brasileiro em relação aos pagamentos “contactless” e a ampliação das carteiras digitais, inclusive aquelas que podem ser usadas em wearables. Outra tendência em expansão será a adoção do pagamento via QR code.
“Esse formato é interessante por ‘democratizar’ o pagamento com telefone celular, já que ele é viável de ser feito de qualquer aparelho que tenha câmera, por mais simples que seja, sem a necessidade de contar com tecnologia NFC”, afirma.
“Durante 2020, desenvolvemos um projeto piloto de sucesso no Uruguai em parceria com a Visa, que vem tendo grande sucesso. Neste ano, queremos levar esta tecnologia para outros países”, completa Eduardo Cunha. Para 2021, a meta da empresa é de crescer 15% em faturamento em relação a 2020.
Sobre a HST
A HST é líder em tecnologia de informação para o ecossistema de pagamentos, fornecendo soluções completas para os setores financeiro (incluindo o novo segmento de fintechs) e varejo. Suas soluções tornam as transações eletrônicas mais seguras nos ambientes físico e digital, o que permite que emissores e bandeiras de cartões, além de adquirentes, proporcionem aos clientes finais segurança e fluidez nas transações. As tecnologias da HST atendem aos mais exigentes padrões definidos pelos principais selos e comitês do setor, como PCI e EMVCo.
Com mais de 30 anos de mercado, a HST oferece soluções para emissão e tokenização de cartões, segurança nas transações de e-commerce, gerenciamento de terminais (ATMs) e validação de transações feitas por carteiras digitais. São clientes da HST seis dos mais importantes bancos brasileiros e quatro dos dez maiores bancos da América Latina. Sediada no Brasil e nos Estados Unidos, a empresa está presente em 18 países, em três continentes.
A forte cultura e uma política de gestão de pessoas que valoriza a diversidade, o orgulho de pertencer e as oportunidades de crescimento profissional são uma marca da HST, que é uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar de acordo com o Great Place to Work. Para mais informações, visite www.hst.com.br