Últimas notícias

Fique informado

Amy Webb, uma das principais futuristas do mundo, estará no FEBRABAN TECH 2024

15 de abril de 2024

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Recentemente, a fundadora e CEO do Instituto Future Today (FTI) lançoua 17ª edição do Tech Trends Report com 95 possíveis cenários futuros

Amy Webb

Até onde a inteligência artificial pode chegar? A internet, como conhecemos hoje, está com os dias contados? Quais são os limites éticos para a IA? Como adotar uma IA responsável?

Respostas para estas perguntas estarão no FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que acontece de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O tema central do evento esse ano será “A Jornada Responsável na Nova Economia da Inteligência Artificial”.

E para trazer luz a todas essas questões, a renomada futurista Amy Webb estará no dia 27 de junho, às 11h15, no palco principal, onde abordará como a IA vem reformulando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, educação e até mesmo os relacionamentos interpessoais.

No mês passado, a fundadora e CEO do Instituto Future Today (FTI), lançou a 17ª edição do Tech Trends Report, um material de quase mil páginas com análise de 695 tendências, que resultaram em 95 possíveis cenários futuros, que teriam no centro o fenômeno denominado de superciclo tecnológico.

Segundo o relatório, esse fenômeno seria definido por três tecnologias: Inteligência Artificial, Ecossistemas de Dispositivos Conectados e Biotecnologia. Cada uma representa um impacto significativo, mas, juntas, seriam capazes, segundo Amy, de transformar a economia e a maneira como vivemos.

A futurista alerta que o desafio maior é garantir que as novidades não sejam comandadas por poucos “messias tecnológicos”, que tentarão vender como salvar o mundo com tecnologias que suas próprias empresas comandam. “O tecno-otimismo que os messias da tecnologia querem ‘pregar’ não vai nos salvar. E não precisamos ser salvos por um messias tecnológico. Precisamos de um plano melhor de futuro”, ressalta.

Atualmente, Amy Webb leciona cursos de MBA de visão estratégica na Stern School of Business da Universidade de Nova York e, como visitante, na Universidade de Oxford. A CEO do Instituto Future Today também aconselha lideranças de governo, de militares e de bancos centrais sobre riscos e oportunidades. A abordagem quantitativa da previsão de Amy foi construída usando sua experiência acadêmica em economia e teoria dos jogos.

“Nunca me limitei exclusivamente a um campo, porque acredito que os desafios globais enfrentados pelas empresas e pela sociedade estão interligados entre disciplinas. Além da teoria dos jogos e da economia, minha formação acadêmica inclui estatística, ciência política, ciência da computação, sociologia, música e jornalismo”, diz ela, em sua biografia. 

De acordo com a futurista, a melhor maneira de ajudar as pessoas a pensarem criticamente sobre o futuro é contando histórias e, por isso, escreve muito. Ela contribui em diversas publicações, como Harvard Business Review, MIT Sloan Management Review, New York Times, Wired e Fortune.

Webb já foi incluída pela revista Forbes no rol das “cinco mulheres que estão mudando o mundo” e também integrou a lista “Thinkers50”, que aponta os 50 intelectuais de gestão mais influentes do planeta. 

“Não podemos prever o futuro usando sentimentos ou intuição. Precisamos de evidências. As pesquisas nos ajudam a encontrar dados e evidências para construir modelos que possam se provar mais tarde”, complementa.

Autora de best-sellers, como o livro The Big Nine, a futurista traz uma análise séria do estado atual da inteligência artificial, do conflito entre os EUA e a China e do que acontecerá com os negócios e a sociedade nos próximos 50 anos à medida que a IA evoluir. 

Temas em destaque do FEBRABAN TECH 2024

O congresso – que contará com 8 auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.

As trilhas temáticas do FEBRABAN TECH 2024 serão:

  • IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
  • Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
  • DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
  • A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
  • A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
  • Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
  • Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
  • Cross industry: o digital expande e conecta mercados
  • Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
  • Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
  • O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
  • Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão

Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech então segue a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!

Você também pode se interessar por Criptomoedas e Tokenização. Dá uma olhadinha!

25jun(jun 25)18:1527(jun 27)18:15Febraban Tech 2024 - 25 a 27 de junhoO evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho de 2024 e falará sobre inteligência artificial generativa, internet 5G e 6G e outros assuntos18:15 - 18:15 (27) gmt Transamerica Expo Center - São Paulo, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00