Últimas notícias

Fique informado
Banco24Horas registra aumento no uso do dinheiro durante a pandemia

Banco24Horas registra aumento no uso do dinheiro durante a pandemia

11 de janeiro de 2021

Crescimento no saque médio ao longo do 3º trimestre comparado ao mesmo período do ano anterior foi puxado pela reabertura do comércio, distribuição do auxílio emergencial e a possibilidade de fazer até quatro saques grátis por mês

Levantamento realizado pela TecBan, administradora do Banco24Horas, revela que o valor médio de dinheiro sacado no terceiro trimestre de 2020 cresceu cerca de 18%, em comparação ao mesmo período de 2019. O balanço considera os mais de 23 mil caixas eletrônicos distribuídos pelo país. Mesmo com algumas restrições, no auge da pandemia, o comércio considerado essencial (postos de combustível, farmácias e supermercados) e a distribuição dos auxílios emergenciais mantiveram a procura pelo dinheiro aquecida. Já no final do trimestre, a retomada da maioria dos setores da economia e a reabertura do comércio aceleraram essa demanda.

“Com o retorno do comércio e de setores fechados por conta da pandemia, começamos a observar o aumento das transações no Banco24Horas em segmentos que até então estavam muito afetados como shopping centers, aeroportos, terminais urbanos e metrô”, explica Marcos Mazzi, gerente-executivo de autoatendimento da TecBan.

Transações em alta

Estabelecimentos comerciais como supermercados e drogarias, considerados essenciais e que não tiveram o funcionamento interrompido, registraram crescimento médio de 5% das transações no 3T20, em relação ao mesmo período de 2019. A alta nestes setores é ainda mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste (média de 7,7%), com predominância mais forte nas áreas de moradia das classes C, D e E.

O levantamento também mostrou um aumento no número de transações em regiões de classes C, D e E, em todo o Brasil. Em média, o crescimento chegou a 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse percentual é ainda mais acentuado no Norte e Nordeste, regiões que acumularam alta de 4,6%. Vale ressaltar que cerca de 64% dos saques mensais no Banco24Horas, em todo o território nacional, são realizados nos caixas eletrônicos localizados em regiões de consumidores dessas classes sociais.

“A TecBan direcionou todos os esforços para que a população continue tendo acesso ao dinheiro, principalmente no cenário que estamos passando. Os quatros saques grátis todos os meses são essenciais para garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais, beneficiando toda a cadeia econômica, social e financeira do país”, completa Mazzi.

Isenção de tarifas no Banco24Horas

O cliente bancário de conta corrente pessoa física conta com saques sem tarifa todos os meses no Banco24Horas. O número de saques é definido no momento da contratação do pacote mensal da conta pelo cliente com sua instituição. Para aqueles que não contrataram um pacote, o Banco Central, por meio da resolução 3.919/2010, determina o benefício de 4 saques sem tarifa por mês, considerando a soma das operações realizadas nos canais do banco e no Banco24Horas.

Sobre a TecBan

Há 38 anos, a TecBan desenvolve soluções tecnológicas que contribuem para a convergência físico-digital, tornando o ecossistema financeiro do Brasil cada vez mais eficiente. Na última década, a empresa investiu mais de R﹩ 3 bilhões em produtos e soluções inovadoras que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais, em todas as regiões do país.

A TecBan é proprietária e gestora do Banco24Horas, maior rede independente de autoatendimento em volume de saques do mundo. Sua plataforma aberta e interoperável conta com cerca de 100 instituições conectadas aos mais de 23 mil caixas eletrônicos, atendendo, aproximadamente, 145 milhões de pessoas que realizam mais de 2,1 bilhões de transações anualmente.

O portfólio de produtos e serviços é formado pelas seguintes soluções: Open Banking TecBan, HubDigital TecBan, Saque Digital, Solução de Sacar no Comércio, +Varejo Banco24Horas, Mídia Banco24Horas, Switch Interbancário Blockchain e Espaço Multibanco Banco24Horas.

A TecBan também atua nas áreas de telecomunicações e transporte de valores por meio da TBNet e da TBForte, cujos produtos e serviços oferecem soluções em tecnologia e transporte em mais de dez estados, empregando milhares de pessoas.

Pix reduzirá uso de dinheiro em espécie e trará mais agilidade ao comércio, avalia FEBRABAN

Elias Rogério, presidente da Diebold Nixdorf no Brasil anuncia crescimento no País

FEBRABAN dá dicas de como fazer as compras de natal sem cair em golpes virtuais

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!