Últimas notícias

Fique informado

Digitalização do dinheiro é realidade cada vez mais próxima no Brasil, afirmam executivos do setor

05/05/2020

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Todos os sistemas que utilizam assinatura eletrônica precisarão se adaptar às novas regras da MP983/2020 até o dia 1º de julho de 2021.

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

PIX do Banco Central vai materializar o dinheiro no mundo digital Ouça o artigo da Dinamo Networks

Dinamo Networks oferece soluções para garantir a segurança nas transações feitas com o Sistema de Pagamento Instantâneo, PIX.

26/03/2020

O mundo está na corrida pela transformação digital para sobreviver ao isolamento causado pela pandemia do coronavírus – o que tem resultado mudanças no varejo e na forma de usar o dinheiro

Anderson Locatelli – CEO da Troco Simples

O crescimento das vendas por e-commerce e lojas virtuais aumentaram, uma saída encontrada para comerciantes que ainda não vendiam em plataformas digitais.  Segundo Anderson Locatelli, CEO da Troco Simples – startup que simplifica transações financeiras que envolvem dinheiro em espécie -, a necessidade de adaptação transformou a velocidade que o mercado está levando para realizar mudanças.

No setor de serviços financeiros a evolução tem ocorrido por meio  da tecnologia com pagamentos online e transações financeiras, permitindo principalmente o acesso em aplicativos aos bancos físicos e digitais.

“Hoje é possível investir online, pedir crédito consignado sem sair de casa, arrecadar dinheiro através das vaquinhas virtuais. Há uma infinidade de processos disponíveis que envolvem ‘dinheiro invisível’ tanto para a pessoa física quanto ao empresário”, afirma Locatelli.

Mudança de hábito

Para Anderson o uso do dinheiro em cédula e moeda está enfrentando um processo de transformação. “Com os consumidores aceitando cada vez mais as inovações, fica muito mais fácil implantar sistemas que solucionam pagamentos nos comércios e varejos. É preciso estar atento às tendências. A utilização de serviços como iFood, Uber, ou qualquer outro só valida os pagamentos digitais. Eles já são parte do nosso dia a dia, até mesmo quando deixamos cartões registrados em lojas virtuais”, comenta.

Moeda e dinheiro digital 

Os pagamentos digitais estão mudando a forma que a população lida com o dinheiro. “Nosso papel é ajudar nessa transformação e levar aos varejistas e consumidores acesso a essas alternativas que diminuem a dependência de carregar dinheiro e moedas em grande quantidade na mão”, afirma. O método de pagamento via smartphone já domina bares e restaurantes.

“As fintechs tem colaborado para isso, essas empresas estão acelerando as operações e atendimentos apenas com um clique dos usuários, pessoalmente – nos pagamentos por aproximação – ou à distância em sites e compras pela internet. ”, completa. A interpretação dos consumidores no varejo pode definir novas tendências no mercado.

“Vale lembrar que no setor varejista – online ou digital – é necessário deduzir o comportamento do consumidor e adaptar de acordo com a cada região. Para a partir daí propor soluções que podem resolver a dor do consumidor que procura eficiência. Toda essa transformação digital está fazendo com que os compradores fiquem mais exigentes”, conclui Locatelli.

Benefícios da revolução 

Para Anderson a transformação do dinheiro é um desafio e como CEO de uma empresa de tecnologia acredita que um de seus papéis é ajudar nesse processo. “A possibilidade de aplicações são enormes, assim como o troco digital que é recebido diretamente no CPF do consumidor, outros sistemas podem facilitar a utilização do usuário. Pessoas que não possuem conta em banco, conseguem receber a moeda digital”, diz o CEO.

A crise atual pode forçar mudanças em todos os setores. “ O amadurecimento no mercado num curto período de prazo está colaborando para a digitalização. O aumento dos pagamentos online, o surgimento de aplicativos financeiros, por exemplo, são o que há de mais novo em vantagens  pela praticidade, mobilidade e rapidez ao operar uma compra ou utilizar um serviço”, finaliza.

Marco Zanini e Ronaldo Eschiezaro conversam sobre a importância da criptografia em especial no PIX. Ouça

DINAMO Networks e Crypto ID promovem evento sobre Pagamento Instantâneo para o setor financeiro. Ouça

É tempo de Cashless. Você acredita na extinção do dinheiro físico?

Acompanhe as novidades sobre pagamento eletrônico e dinheiro digital! 

  Explore outros artigos! ] i