A FIDO Alliance lançou hoje, 31 de maio de 2023, novas diretrizes de experiência do usuário (UX) para ajudar a acelerar a implantação e a adoção de senhas
As Diretrizes de UX da FIDO Alliance para criação de senhas e logins visam ajudar os provedores de serviços online a projetar uma experiência de usuário melhor e mais consistente ao fazer login com chaves de acesso.
As diretrizes estão disponíveis em aqui!
Com base nos padrões FIDO, as senhas substituem as senhas que fornecem logins mais rápidos, fáceis e seguros para sites e aplicativos nos dispositivos de um usuário. Embora muito mais fácil e seguro do que senhas e formas herdadas de 2FA, a pesquisa realizada para essas diretrizes descobriu que os logins com senha apresentam uma jornada de usuário distinta que os provedores de serviços precisam considerar antes de fornecer suporte para senha. As Diretrizes de UX da FIDO Alliance fornecem práticas recomendadas baseadas em evidências para etapas importantes na jornada do usuário para criação e login de chave de acesso.
“À medida que as empresas em todo o mundo aceleram seu movimento em direção à autenticação sem senha com base nos padrões FIDO, o tema da experiência do usuário ganhou destaque”, disse Andrew Shikiar , diretor executivo e CMO da FIDO Alliance. “Senhas exclusivas podem fornecer um login resistente a phishing, bem como uma experiência de usuário superior que pode impulsionar o crescimento da receita, permitindo um acesso mais contínuo a serviços online e gerando maior afinidade com a marca. Incentivamos os provedores de serviços online a usar essas diretrizes em sua jornada para implantar chaves de acesso para garantir uma experiência de usuário consistente, cuidadosa e simples para seus usuários.”
As senhas são suportadas na grande maioria dos dispositivos de consumo: a Apple e o Google prepararam seus sistemas operacionais para provedores de serviços para habilitar logins com senhas que sincronizam entre dispositivos; O Windows 10 e 11 há muito suportam senhas vinculadas a dispositivos no Windows Hello – e senhas de dispositivos iOS ou Android também podem ser usadas para entrar em sites no Chrome ou Edge no Windows.
Muitos provedores de serviços líderes, incluindo Google, PayPal, Yahoo! Japão , NTT DOCOMO, CVS Health, Shopify, Hyatt, Instacart, Robinhood, Mercari e Kayak estão fornecendo a seus clientes logins com senha.
“Quando se trata de fornecer senhas aos consumidores, a implementação técnica é apenas uma peça do quebra-cabeça”, disse Kevin Goldman , presidente do FIDO Alliance UX Working Group e Chief Experience Officer da Trusona. “Simplificando, o UX é um componente crítico para ajudar os consumidores a adotar chaves de acesso como uma substituição de senha. em última análise, maximizar a adoção.”
As diretrizes foram criadas pelo FIDO Alliance UX Working Group em parceria com a empresa de pesquisa de usabilidade Blink UX – com suporte adicional de subscrição de 1Password, Google, Trusona e US Bank. Esse grupo conduziu coletivamente uma pesquisa formal das jornadas do usuário FIDO e se envolveu ativamente com as partes interessadas da FIDO Alliance para estabelecer essas melhores práticas de UX.
Sobre o Grupo de Trabalho FIDO UX
A fim de acelerar a adoção de soluções FIDO e alcançar a visão da FIDO Alliance de ajudar a reduzir a dependência mundial de senhas, o UX Working Group (UXWG) atua como especialistas no assunto e consultores internos dentro da FIDO Alliance em questões relacionadas à usabilidade e UX. O FIDO Alliance UXWG é composto por 79 líderes de produtos, design, acessibilidade, marketing e técnicos de 31 empresas diversas. Uma lista completa dos membros que contribuíram para este projeto pode ser encontrada nas diretrizes.
Sobre a Aliança FIDO
A FIDO (Fast IDentity Online) Alliance, www.fidoalliance.org , foi formada em julho de 2012 para resolver a falta de interoperabilidade entre tecnologias de autenticação forte e solucionar os problemas que os usuários enfrentam ao criar e lembrar vários nomes de usuário e senhas.
A FIDO Alliance está mudando a natureza da autenticação com padrões para autenticação mais simples e forte que definem um conjunto de mecanismos abertos, escaláveis e interoperáveis que reduzem a dependência de senhas. A autenticação FIDO é mais forte, privada e fácil de usar ao autenticar em serviços online.