2,1 milhões de transações foram realizadas nos pontos de venda na Cidade do Rock durante os sete dias de festival
O público que passou pela Cidade do Rock nos sete dias de Rock in Rio Brasil 2024 movimentou R$ 72,8 milhões em compras, em cerca de 2,1 milhões transações, registrando crescimento em relação à última edição do festival.
Os dados são do Itaú Unibanco, patrocinador master do Rock in Rio Brasil 2024 e meio de pagamento oficial, por meio da Rede, sua operação de adquirência.
De acordo com o balanço da operação, houve alta de 56,7% no número de compras realizadas e de 19,3% no total gasto durante esta edição. O dia em que os visitantes mais gastaram foi o primeiro sábado (14), que teve a banda Imagine Dragons como headliner, seguida de perto pela última sexta (20), quando Katy Perry foi a principal atração.
Este ano, 2.200 laranjinhas – as maquininhas do Itaú – operaram simultaneamente nos sete dias de shows, na maior operação já montada para o festival. Foram 80 pontos fixos de venda – incluindo alimentação, bebidas, produtos dos patrocinadores e itens oficiais do festival – e 820 ambulantes circulando pelo espaço.
“Realizamos um grande trabalho em equipe para levar a melhor experiência de compra possível para os consumidores do Rock in Rio, inclusive com soluções integradas de autosserviço nas nossas laranjinhas em alguns pontos, para que todos pudessem se concentrar no que é a essência do festival. Nosso planejamento, logística e tecnologia permitiram que superássemos os números da última edição, um resultado que reflete o sucesso do festival para o público, os lojistas e todos os parceiros envolvidos“, afirma Luis Claudio Marrone, superintendente da Rede.
Consumo na cidade extrapola o festival
Os dados da Rede ainda apontam que a cidade do Rio de Janeiro teve alta de 24% no faturamento do comércio da cidade nos dias de shows. O crescimento foi constatado ao analisar as transações realizadas nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024 – datas em que aconteceram as apresentações na Cidade do Rock – na comparação com o mesmo período do ano passado (15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2023).
Considerando o número de compras realizadas, a alta foi de 40%. Entre os setores que tiveram destaque no desempenho positivo estão os relacionados à alimentação, com liderados pelos fast-foods, com alta de 86,3% no faturamento, lanchonetes e cafés, com 28,9%, e padarias, com 27,8%. Já os hotéis registraram avanço de 30,7%.
“Eventos como o Rock in Rio sempre apresentam um potencial positivo de faturamento para o comércio, tanto por atraírem turistas quanto por movimentarem a própria população da cidade. Apesar de esperado, esses números são muito positivos, e reforçam o papel do Itaú e da Rede de proporcionarem as melhores ferramentas e tecnologias de vendas para as empresas, permitindo que elas façam proveito de todo esse potencial“, afirma Marrone.
Na comparação com a edição de 2022 do festival a Rede registrou uma alta de 23% no faturamento na cidade do Rio em 2024 (comparando as datas deste ano com os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022). Nesta análise, os mesmos setores têm destaque, hotéis, com alta de 30,5%, lanchonetes e cafés, com 37,6% e padarias com incremento de 35,5%.
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