Últimas notícias

Fique informado

O papel do Drex na democratização financeira do Brasil

20 de fevereiro de 2024

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Fraudes e golpes nas compras de fim de ano, como se proteger

Com a chegada das compras de final de ano, é necessária atenção redobrada para o risco de fraudes para desfrutar o melhor da época

9 de dezembro de 2022

Com previsão de lançamento no final deste ano, o Drex possibilitará a realização de diversas transações financeiras seguras

Por Felipe Santiago

Felipe Santiago, CEO da CashWay

Os serviços digitais têm se tornado, nos últimos anos, uma das principais frentes de investimento do Banco Central. A adesão massiva ao PIX, que já chegou a bater 152,7 milhões de transações em um único dia em setembro de 2023, mostrou que o brasileiro ansiava pelos benefícios que a tecnologia tem a capacidade de oferecer.

Ao mesmo tempo, o Open Finance, apesar de ainda não ter atingido a adesão esperada,  já contabiliza mais de 25 milhões de consentimentos únicos ativos. Agora, o foco no Drex, o Real Digital, coloca ainda mais expectativa sobre essa virada que estamos vivendo no setor. 

Com previsão de lançamento no final deste ano, o Drex possibilitará a realização de diversas transações financeiras seguras envolvendo ativos digitais e contratos inteligentes. Esses serviços financeiros avançados serão processados pelos bancos por meio da Plataforma Drex do Banco Central (BC), um ambiente em fase de desenvolvimento que utiliza a tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology – DLT).

A expectativa é que, além disso, o Drex fomente a inovação em modelos de negócios e impulsione a emergência de novos provedores de serviços financeiros a custos mais baixos. Isso se deve à automação, segurança, programabilidade e padronização dos serviços financeiros inteligentes oferecidos na Plataforma Drex. 

Todas essas mudanças, do PIX ao Drex, estão conectadas com a missão da democratização dos serviços financeiros. Oferecer soluções inovadoras e customizadas para instituições financeiras agregarem valor à sua operação, automatizando processos e conectando-as com os seus clientes por meio da tecnologia, é a nossa meta diária na área de produção de tecnologia para o segmento. Acreditamos que, assim, nosso trabalho tem o potencial de fortalecer o ecossistema financeiro como um todo, impactando cada um dos envolvidos. 

O alcance dos serviços digitais financeiros a diferentes camadas da sociedade permite que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso a opções mais seguras e eficientes. Isso também coloca o consumidor em uma posição de maior protagonismo sobre as suas escolhas. Essa democratização não apenas facilita o dia a dia dos indivíduos, mas também abre portas para oportunidades econômicas, estimulando o empreendedorismo e a criação de novas soluções.

A disponibilidade de serviços financeiros mais eficientes e a previsão de custos mais baixos incentivam empreendedores a explorarem nichos de mercado, desenvolvendo soluções específicas para atender às demandas emergentes. Esse ciclo virtuoso de inovação contribui não apenas para o crescimento das empresas, mas também para a dinamização da economia como um todo.

Em conclusão, a evolução do setor financeiro, desde o PIX até o aguardado lançamento do Drex, reflete um compromisso contínuo com a democratização dos serviços financeiros. A integração de tecnologias avançadas não apenas simplifica as transações cotidianas, mas também fortalece o ecossistema, estimulando a criação, a inovação e o acesso generalizado a serviços financeiros eficientes.

O X da questão (ou a questão do X): DREX, PIX e o Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Por que a ideia do Drex vai além de uma moeda digital?

Especialista explica sobre o DREX e seus benefícios 

TAGS

drex