Relatório completo do estudo, realizado pela Deloitte, é o foco de debates programados para 11 de agosto no maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina
Os resultados da 30ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária estarão em discussão no FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que ocorre de 9 a 11 de agosto na Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.
Realizado anualmente pela Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, o levantamento conta com a participação dos principais bancos do país para mapear o estágio do uso da tecnologia pelas instituições financeiras, bem como as tendências.
O painel “Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária: cibersegurança, IA e open finance ditam investimentos” está programado para 11 de agosto, das 10h45 às 11h45, no Auditório FEBRABAN do 2º andar.
Participam do debate
Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da FEBRABAN e diretor de Tecnologia do Banco do Brasil
Sérgio Biagini, líder da indústria de Serviços Financeiros da Deloitte;
Estevão Lazanha, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco.
A moderação é de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da FEBRABAN.
Já o painel “Prioridades de desenvolvimento para o setor financeiro na agenda dos CIOs” reúne os líderes de tecnologia dos maiores bancos do país para um debate sobre as tendências do setor pós-aceleração digital e a projeção sobre uso de canais digitais e adoção de novas tecnologias.
Participam do painel, também no dia 11 de agosto, das 15h30 às 16h30, no Auditório FEBRABAN do 3º andar:
Claudio Salituro, vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal;
Luis Guilherme Bittencourt, CIO da F1RST Tecnologia do Santander Brasil;
Marcelo Cavalcante, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do BB;
Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco.
A moderação é de Edilson Reis, diretor-executivo do Bradesco.
Neste ano, o conteúdo da pesquisa foi dividido em três volumes. O primeiro, que explora as tendências em tecnologia, revelou que 100% dos bancos participantes apontaram os investimentos em tecnologias voltadas à cibersegurança e inteligência artificial (IA) como prioritários.
Para 78%, também entram na lista a análise e exploração dos dados obtidos via Open Finance e a transformação cultural das instituições financeiras.
No segundo volume, divulgado em maio, a pesquisa destacou que o orçamento total dos bancos brasileiros destinado à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir, em 2022, R$ 35,5 bilhões. O montante representa um avanço de 18% em relação ao do ano passado, que somou R$ 30,1 bilhões.
Já no terceiro volume, apresentado em julho, o foco está nas transações bancárias. De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, sete em cada dez já são realizadas pelos canais digitais. As transações por mobile banking tiveram um salto de 75%, puxado pela forte adesão de clientes ao Pix. As instituições financeiras registraram 119,5 bilhões de transações, aumento de 15% em relação a 2020. E hoje, as transações nos celulares representam 56% do total.
Outro destaque dessa etapa da pesquisa é a quantidade de contas correntes abertas via mobile banking e internet banking: 10,8 milhões em 2021, crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Com essa evolução, pela primeira vez, o número de contas abertas em canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos.
As inscrições para o FEBRABAN TECH estão abertas no site do evento: FEBRABAN TECH 2022. Na página, você também encontra a programação completa e a lista de todos os palestrantes confirmados, além das novidades da agenda.