Últimas notícias

Fique informado

Painel no FEBRABAN TECH debate resultados da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária: cibersegurança, IA e open finance ditam investimentos

4 de agosto de 2022

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Relatório completo do estudo, realizado pela Deloitte, é o foco de debates programados para 11 de agosto no maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina

Os resultados da 30ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária estarão em discussão no FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que ocorre de 9 a 11 de agosto na Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

Realizado anualmente pela Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, o levantamento conta com a participação dos principais bancos do país para mapear o estágio do uso da tecnologia pelas instituições financeiras, bem como as tendências. 

O painel “Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária: cibersegurança, IA e open finance ditam investimentos” está programado para 11 de agosto, das 10h45 às 11h45, no Auditório FEBRABAN do 2º andar.

Participam do debate

Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da FEBRABAN e diretor de Tecnologia do Banco do Brasil 

Sérgio Biagini, líder da indústria de Serviços Financeiros da Deloitte; 

Estevão Lazanha, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco. 

Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da FEBRABAN

A moderação é de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da FEBRABAN.

Já o painel “Prioridades de desenvolvimento para o setor financeiro na agenda dos CIOs” reúne os líderes de tecnologia dos maiores bancos do país para um debate sobre as tendências do setor pós-aceleração digital e a projeção sobre uso de canais digitais e adoção de novas tecnologias.

Participam do painel, também no dia 11 de agosto, das 15h30 às 16h30, no Auditório FEBRABAN do 3º andar:

Claudio Salituro, vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal;

Luis Guilherme Bittencourt, CIO da F1RST Tecnologia do Santander Brasil;

Marcelo Cavalcante, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do BB;

Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco.

A moderação é de Edilson Reis, diretor-executivo do Bradesco.

Edilson Reis, diretor-executivo do Bradesco.

Neste ano, o conteúdo da pesquisa foi dividido em três volumes. O primeiro, que explora as tendências em tecnologia, revelou que 100% dos bancos participantes apontaram os investimentos em tecnologias voltadas à cibersegurança e inteligência artificial (IA) como prioritários.

Para 78%, também entram na lista a análise e exploração dos dados obtidos via Open Finance e a transformação cultural das instituições financeiras. 

No segundo volume, divulgado em maio, a pesquisa destacou que o orçamento total dos bancos brasileiros destinado à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir, em 2022, R$ 35,5 bilhões. O montante representa um avanço de 18% em relação ao do ano passado, que somou R$ 30,1 bilhões. 

Já no terceiro volume, apresentado em julho, o foco está nas transações bancárias. De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, sete em cada dez já são realizadas pelos canais digitais. As transações por mobile banking tiveram um salto de 75%, puxado pela forte adesão de clientes ao Pix. As instituições financeiras registraram 119,5 bilhões de transações, aumento de 15% em relação a 2020. E hoje, as transações nos celulares representam 56% do total.

Outro destaque dessa etapa da pesquisa é a quantidade de contas correntes abertas via mobile banking e internet banking: 10,8 milhões em 2021, crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Com essa evolução, pela primeira vez, o número de contas abertas em canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos. 

As inscrições para o FEBRABAN TECH estão abertas no site do evento: FEBRABAN TECH 2022. Na página, você também encontra a programação completa e a lista de todos os palestrantes confirmados, além das novidades da agenda.