Últimas notícias

Fique informado

Painel no FEBRABAN TECH debate resultados da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária: cibersegurança, IA e open finance ditam investimentos

4 de agosto de 2022

Spotlight

Heather Vescent, pensadora e futurista do setor de identidade digital fala sobre ID no Metaverso

“Estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro”

9 de agosto de 2022

Telecomunicações, a raiz para os desafios de segurança cibernética

Alguns dos maiores golpes de inteligência artificial da história foram resultado do comprometimento dos sistemas de telecomunicações

8 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Relatório completo do estudo, realizado pela Deloitte, é o foco de debates programados para 11 de agosto no maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina

Os resultados da 30ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária estarão em discussão no FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que ocorre de 9 a 11 de agosto na Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

Realizado anualmente pela Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, o levantamento conta com a participação dos principais bancos do país para mapear o estágio do uso da tecnologia pelas instituições financeiras, bem como as tendências. 

O painel “Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária: cibersegurança, IA e open finance ditam investimentos” está programado para 11 de agosto, das 10h45 às 11h45, no Auditório FEBRABAN do 2º andar.

Participam do debate

Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da FEBRABAN e diretor de Tecnologia do Banco do Brasil 

Sérgio Biagini, líder da indústria de Serviços Financeiros da Deloitte; 

Estevão Lazanha, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco. 

Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da FEBRABAN

A moderação é de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da FEBRABAN.

Já o painel “Prioridades de desenvolvimento para o setor financeiro na agenda dos CIOs” reúne os líderes de tecnologia dos maiores bancos do país para um debate sobre as tendências do setor pós-aceleração digital e a projeção sobre uso de canais digitais e adoção de novas tecnologias.

Participam do painel, também no dia 11 de agosto, das 15h30 às 16h30, no Auditório FEBRABAN do 3º andar:

Claudio Salituro, vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal;

Luis Guilherme Bittencourt, CIO da F1RST Tecnologia do Santander Brasil;

Marcelo Cavalcante, vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do BB;

Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco.

A moderação é de Edilson Reis, diretor-executivo do Bradesco.

Edilson Reis, diretor-executivo do Bradesco.

Neste ano, o conteúdo da pesquisa foi dividido em três volumes. O primeiro, que explora as tendências em tecnologia, revelou que 100% dos bancos participantes apontaram os investimentos em tecnologias voltadas à cibersegurança e inteligência artificial (IA) como prioritários.

Para 78%, também entram na lista a análise e exploração dos dados obtidos via Open Finance e a transformação cultural das instituições financeiras. 

No segundo volume, divulgado em maio, a pesquisa destacou que o orçamento total dos bancos brasileiros destinado à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir, em 2022, R$ 35,5 bilhões. O montante representa um avanço de 18% em relação ao do ano passado, que somou R$ 30,1 bilhões. 

Já no terceiro volume, apresentado em julho, o foco está nas transações bancárias. De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, sete em cada dez já são realizadas pelos canais digitais. As transações por mobile banking tiveram um salto de 75%, puxado pela forte adesão de clientes ao Pix. As instituições financeiras registraram 119,5 bilhões de transações, aumento de 15% em relação a 2020. E hoje, as transações nos celulares representam 56% do total.

Outro destaque dessa etapa da pesquisa é a quantidade de contas correntes abertas via mobile banking e internet banking: 10,8 milhões em 2021, crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Com essa evolução, pela primeira vez, o número de contas abertas em canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos. 

As inscrições para o FEBRABAN TECH estão abertas no site do evento: FEBRABAN TECH 2022. Na página, você também encontra a programação completa e a lista de todos os palestrantes confirmados, além das novidades da agenda. 

Mercado Financeiro

Temos excelente conteúdo sobre o Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. Conheça e acompanhe nossa coluna aqui!

09ago(ago 9)09:0011(ago 11)20:00FEBRABAN TECH 2022, O NOVO CIABFEBRABAN TECH 2022, maior evento de inovação do setor financeiro na América Latina, mais uma vez abre as portas para as fintechs.09:00 - 20:00 (11) BRT Fundação Bienal de São Paulo, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema, São Paulo - SP, 04094-050

Acompanhe também artigos sobre Criptoativos aqui no Crypto ID.