Especialista em experiências de consumo garante que os negócios com diversidade de meios de pagamento têm grandes expectativas para aumento de vendas
A pandemia de Covid-19 tem um papel importante para a inovação dos meios de pagamento em todo mundo. Graças à digitalização, processos que demoravam cerca de dias, agora são executados em poucos segundos e cliques. PIX, criptomoedas, cashless via pulseira ou cartão, QR Code, banco digital e carteira digital são as principais tendências para 2022. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revela que 41% dos brasileiros desejam que a tecnologia resulte em mais autonomia no consumo, e 26% em mais prazer na hora de realizar a compra. Por isso, todos os tipos de mercados precisam se adaptar, garantindo a diversidade de meios de pagamento como uma forma de atender às atuais necessidades e expectativas dos clientes.
Samuel Ferreira, CEO da Meep, uma startup brasileira voltada para soluções inovadoras na experiência de consumo, conta que, atualmente, dá suporte neste sentido para mais de 1.200 empresas PJ em todo Brasil. “A pandemia ressignificou o setor de pagamentos por meio de novas ferramentas tecnológicas. Por isso, neste momento de retomada, estamos apoiando companhias de diferentes portes para adaptação ao novo cenário, com serviços voltados, essencialmente, para adequação ao digital e autoatendimento. Nosso trabalho consiste, basicamente, em criar condições voltadas para experiência para ampliar e potencializar a atuação de diversos tipos de negócios, como por exemplo restaurantes, bares, shows e muito mais”, revela.
De acordo com ele, essa é a maneira mais eficiente de alavancar as vendas de uma empresa, isso porque o cliente não precisa ter dinheiro físico ou se encaixar em alguma bandeira de cartão específica para finalizar a compra. Em um mundo cada vez mais competitivo, essa tática deve ser vista como um pré-requisito para melhorar a experiência de compra e atrair mais clientes.
Pensando nisso, o CEO da Meep fez um passo a passo para empreendedores inovarem nos meios de pagamento no próximo ano. Confira:
– Tenha a tecnologia como sua aliada
A tecnologia é uma oportunidade para criar novas relações com os consumidores e aumentar a base de clientes da sua empresa, tornando-a inclusive mais rentável. Negócios que acompanham tendências do setor de pagamentos, estão aderindo, por exemplo, às pulseiras cashless. Com essa ferramenta, basta que o vendedor coloque sua maquininha perto da pulseira do cliente para que a compra seja realizada, quase que instantaneamente. “É uma forma eficiente de evitar filas grandes, aglomerações e que as pessoas andem com cartões ou dinheiro em espécie”, ressalta.
De acordo com Samuel, outra tendência são os terminais de autoatendimento. Para ele, as pessoas não só se acostumaram a lidar com máquinas, como também passaram a ter preferência por elas. “Com os totens de atendimento, é possível, inclusive, aumentar o ticket médio de vendas e introduzir o atendimento omnichannel no negócio”, explica o CEO da Meep.
– Invista em automação
Para melhorar os resultados no negócio, é essencial investir em automação dos processos, ou seja, tenha um software seguro desenvolvido especialmente para atender a rotina e as demandas da empresa. “A tendência é eliminar os meios manuais e apostar em mecanismos de otimização. Assim, o empresário conseguirá direcionar a equipe para ações planejadas e estratégicas”, explica Samuel.
– Diversifique
Imagine um cliente em um restaurante consumindo vários pratos e drinks e, na hora de efetuar o pagamento, descobre que a bandeira do seu cartão não é aceita no estabelecimento em questão. Situação, no mínimo, desagradável, não é mesmo?
Para evitar que isso ocorra, é preciso aderir a diversos meios de pagamento. Quando pensamos nisso, logo vem à mente as modalidades mais tradicionais: dinheiro, débito, crédito ou boleto. No entanto, com o avanço da tecnologia, novas formas ganharam espaço no mercado. Portanto, aposte sem medo em carteira digital, pagamento por proximidade (tecnologia NFC), pagamento instantâneos (PIX), criptomoedas, cashless via pulseira ou cartão e QR Code.
“Por fim, é preciso ter em mente que os clientes estão cada vez mais exigentes e, por isso, é importante pensar na reformulação constante das opções de pagamento a serem oferecidas. Fazendo isso frequentemente, o negócio só tem a ganhar, já que o objetivo é oferecer praticidade e segurança no processo de consumo”, completa Samuel Ferreira, CEO da Meep.
Sobre a Meep:
A Meep nasceu em 2015 para trazer inovação na experiência do consumo, tanto para as empresas, quanto para os clientes. As soluções da Meep para as empresas envolvem autoatendimento, PDV, caixa móvel, cardápio digital, app e gestão. Há também soluções personalizadas para vários tipos de negócios, como redes e franquias, cantinas escolares, praças de alimentação, restaurantes, estádios, clubes, parques e eventos em geral. São quase 3.500 clientes (PJ), mais de 1.200 estabelecimentos, mais de 2.200 produtores de eventos e mais de 500 mil pessoas cadastradas no aplicativo Meep, uma espécie de assistente de lazer que traz, para o usuário, a possibilidade de escolher e acompanhar a programação do estabelecimento favorito.