Em projeto com Adyen, a solução Visa Secure Data Only tem o objetivo de reduzir o abandono de carrinhos no comércio online, elevar a taxa de autorização e reduzir os índices de fraudes em transações na internet
A Visa, líder mundial em pagamentos digitais, apresenta os resultados do lançamento de sua nova solução, que busca otimizar e acelerar o processo de autorização de transações online, o Visa Secure Data Only (VSDO).
A ferramenta foi inicialmente lançada em uma parceria formada entre Visa e Adyen, e, em menos de três meses de implementação, já obteve resultados expressivos: entre julho e setembro de 2023, a solução registrou um aumento médio de até 7% na quantidade de transações online aprovadas em comércios eletrônicos. Nesse período, apenas 1% das transações que passaram pelo Visa Secure Data Only foram negadas por suspeita de fraude, número muito menor do que encontrado no mercado.
O Visa Secure Data Only (VSDO) foi desenvolvido com o objetivo de simplificar a troca de dados entre emissores e estabelecimentos comerciais.
Por meio da solução, no momento da transação, são recolhidas informações dos dispositivos envolvidos na transação, que são enviadas ao emissor, possibilitando autenticar o pagamento sem a necessidade de desafiar o portador da credencial de pagamento. Assim, diminui a fricção na experiência de compra e as taxas de abandono de carrinho. Todo o processo ocorre por meio da Visa Net, rede global de transações da Visa, que fornece de forma instantânea aos sistemas informações complementares que já estavam em seu banco de dados.
“Processos ineficientes e demora na autorização de transações online são alguns dos principais fatores que levam ao abandono de carrinhos, o que gera um impacto significativo para o comerciante e toda a cadeia produtiva. Com o Visa Secure Data Only, atuamos com o objetivo de solucionar esta que é uma das maiores dores dos comércio online global” afirma Fernando Amaral, vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa do Brasil. “Dados da plataforma Barilliance apontam que a taxa global de abandono de carrinhos online chega a mais de 77%, um número elevadíssimo que pode ser mitigado com uma melhor experiência de compra. Com os resultados iniciais do Visa Secure Data Only acreditamos que estamos no caminho certo”.
“Podemos dizer que o pagamento é a parte burocrática do processo de compra, então os esforços do setor estão voltados para reduzir a fricção e melhorar a experiência para o consumidor, mantendo a transação segura. O Visa Secure Data Only entrega isso para empresas e consumidores brasileiros”, analisa Thais Fischberg, presidente da Adyen para a América Latina. “A Adyen tem a postura de liderar a transformação dos pagamentos e neste caso não foi diferente, somos o primeiro adquirente a trazer essa inovação para o Brasil e disponibilizá-la para o comércio eletrônico local”.
O objetivo é que o uso do Visa Secure Data Only seja expandido, ajudando a diminuir um impacto global de até U$18 bilhões em carrinhos abandonados no ato da compra, segundo dados da Forrester Research. Este caso de uso é mais um exemplo da forma como a Visa vem trabalhando junto com seus parceiros, emissores e estabelecimentos comerciais para acelerar não apenas as tecnologias de pagamento, mas otimizar processos que, embora necessários para prevenção de fraudes e equívocos, podem ser melhorados com foco na experiência do cliente.
Sobre a Visa Inc.
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e entidades governamentais de mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamento mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Acreditamos que economias que incluem todas as pessoas em todos os lugares melhoram a vida de todos e entendemos que o acesso é fundamental para o futuro da movimentação do dinheiro. Para mais informações visite www܂visa܂com܂br
Sobre a Adyen
Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia de pagamentos escolhida por empresas líderes de mercado. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta e insights orientados por dados em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.
Você pode ler outras matérias sobre o mercado de varejo aqui!