Em conformidade com a LGPD, empresa brasileira conta com cargo de DPO, treina colaboradores e gradativamente estimula a cultura ética dos dados.
Enquanto o mercado financeiro anuncia o Open Banking e diversos setores enfrentam escândalos de vazamento de dados no Brasil, a Tecnobank, empresa de tecnologia para negócios, encerra a ‘P&PD Week: Semana Tecnobank de Privacidade e Proteção de Dados’ com o lançamento do ‘Portal da Privacidade’, um canal interno voltado ao treinamento, conscientização e informação sobre o tema.
Nele, os funcionários encontram todas as atualizações da empresa, políticas, termos e documentos, além de um canal exclusivo e direto de perguntas, o ‘DPO Responde’.
De acordo com o Data Protection Officer (DPO) da Tecnobank, Gabriel Hayduk, essas são apenas algumas das diversas ações previstas pela empresa para criar uma cultura de proteção de dados que até então não era prioridade no Brasil e que agora não é apenas um diferencial de Compliance, mas uma exigência em organizações de todos os setores.
“Não adianta apenas comprar softwares robustos no mercado se não tiver colaboradores realmente dedicados a proteger dados pessoais. Existem inúmeras formas de combater as adversidades durante o projeto de adequação e uma das mais importantes, nesse contexto, é ter pessoas genuinamente engajadas nesse grande desafio”, afirma.
Segundo ele, a proteção de dados de todos os níveis e públicos sempre foi uma preocupação genuína da Tecnobank.
“Ainda que não fosse obrigatória por lei a função de DPO nas empresas, a Tecnobank considera que este seja um papel estratégico e fundamental para o Compliance da companhia, porque traz uma visão prática do tema, alinhada aos desafios do setor financeiro, que é um dos mais rígidos”, completa.
Sobre a Tecnobank
A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia para segmentos de negócios, que desenvolve soluções agregadas que geram segurança e agilidade aos processos eletrônicos dos segmentos bancário, financeiro e de veículos.
Homologada pelos órgãos executivos de trânsito, é autorizada a realizar consultas às bases oficiais de informações sobre condutores (Renach), veículos (Renavam) e infrações (Renainf) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A prevenção e o combate a fraudes, corrupção e a todos os atos que possam representar desvios em relação ao código de conduta da empresa, bem como às normas existentes, são prioridades da Tecnobank, que possui um programa rigoroso de compliance, desenvolvido em parceria com a Warde Advogados, um dos principais escritórios especializados em compliance no Brasil, com consultoria direta do ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão da Controladoria-Geral da União, Valdir Moysés Simão, e do ex-diretor geral da Polícia Federal do Brasil, Leandro Daiello Coimbra.
CredDefense incorpora o Score de Fraude aos serviços de combate a fraudes
Solução de Prova de Vida da CredDefense evita uso de foto da foto nas autenticações digitais
- 5 dicas de como as marcas podem evitar prejuízos com golpes digitais em 2025
- Tecnologia a serviço do Natal: campanha usa inteligência artificial para simular videochamada com o Papai e a Mamãe Noel
- 7 executivos elencam tendências de Inteligência Artificial para 2025
- Tendência para 2025, implementação de computação quântica ainda enfrenta desafios
- Falhas de Segurança em 2024: Dissecando a anatomia das vulnerabilidades exploradas e uma visão estratégica de investimentos
Leia mais sobre Privacidade e Proteção de Dados em nossa coluna dedicada a esse tema. São artigos sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Aqui!