Marcado pela redução de investimentos em startups, a CAF, empresa líder em validação de identidade digital, terminou o ano de 2022 com um saldo positivo
Em 2022, startup brasileira aumentou ainda o número de clientes em 80%, evitando mais de R$ 587,6 milhões em fraudes.
Na contramão do cenário econômico internacional, marcado pela redução de investimentos em startups, a CAF, empresa líder em validação de identidade digital, terminou o ano de 2022 com um saldo positivo.
No ano passado, a empresa sediada em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, expandiu para os principais centros do mundo (EUA, Inglaterra e Canadá) e concluiu o calendário com alta de 250% na receita, 80% no número de clientes e 50% no número de colaboradores.
Ao todo, foram mais de 14 milhões de transações analisadas, totalizando a soma de R$ 587,6 milhões evitados em fraude.
Fundada em 2019, a CAF — anteriormente Combate à Fraude — é capitaneada por Darryl Green, CEO com mais de 20 anos de experiência no mercado de identidade digital.
Ao lado dos cofundadores da Ethoca (Andre Edelbrock e Trevor Clarke), ele liderou no ano passado uma rodada série A de R$ 80 milhões para a startup — um ano descrito por Green como “transformador”.
“Olhando para o ano passado, não poderia estar mais orgulhoso do que alcançamos como equipe”, disse o executivo.
“Elevamos com sucesso nossa [rodada de] Série A para investir no nosso crescimento, contratamos alguns dos melhores e comprovados líderes em todo o mundo e atingimos com sucesso todas as metas estabelecidas. Ao contrário de muitas empresas de tech no Brasil e em todo o mundo que sentiram o impacto das mudanças nas condições do mercado, aumentamos nosso número de funcionários e registramos um crescimento impressionante de receita.”
Nos últimos três anos, o mercado de identidade digital cresceu de forma exponencial na América Latina, especialmente com a ascensão de fintechs e bancos digitais e o surgimento de criptomoedas e transações via blockchain.
No mesmo ritmo deste desenvolvimento, porém, cresceu o número de fraudes, no vácuo da contínua inclusão de clientes aos sistemas.
O Brasil, especificamente, é um caso preocupante: de janeiro a setembro, o país registrou uma tentativa de fraude a cada 8 segundos, de acordo com relatório do Serasa Experian.
“Nenhum país está seguro, porque as organizações de fraude são globais e vão onde está o dinheiro e onde estão os alvos mais fáceis”, explicou Julie Conroy, especialista em fraude e chefe de consultoria e insights de risco do Aite-Novarica Group. “Empresas de e-commerce na América Latina e em todo o mundo estão sendo pressionadas de forma considerável a prevenir fraudes digitais e proteger seus clientes.”
Neste sentido, a CAF tem um papel fundamental na prevenção a ataques. Ainda em 2022, tornou-se a primeira e única IDtech no Brasil com atestado de conformidade com o padrão ISO/IEC 30107-3, concedida pelo iBeta Quality Assurance, reconhecido laboratório de testes biométricos.
Foram realizadas diversas simulações de fraude, como invasões de contas alheias usando fotos ou vídeos falsos — e nenhuma delas conseguiu obstruir o sistema da empresa.
“Essa certificação foi um passo importante no aprimoramento dos nossos produtos e aumentou ainda mais a confiança na tecnologia de segurança brasileira, que vem conquistando cada vez mais um espaço importante no mundo”, avaliou o diretor de receitas da CAF, Jason Howard.
“Estamos muito orgulhosos por empunhar esta bandeira.”
Futuro e tendências no mercado de identidade digital
Para 2023, a CAF espera expandir sua presença no Brasil e impulsionar o crescimento nas principais praças internacionais.
Mais do que um norte sistemático para a empresa, Green entende identidade como “uma moeda do futuro”, o que refletirá nos próximos investimentos do setor e no ritmo de inovação associado ao segmento.
“Em 2023, veremos a adoção generalizada da biometria do usuário, tanto online quanto no ponto de venda”, explicou.
“À medida que mais e mais empresas e serviços migrarem para o mundo digital, novos fatores de forma para integrar e autenticar usuários surgirão. Outra tendência é a descentralização dos dados, um movimento que não apenas torna os usuários donos de suas informações digitais, como permite a eles escolherem de que forma tais dados podem ser utilizados para aumentar a segurança em logins e transações.”
O mercado de apostas esportivas, na visão de Green, também deve ser um ponto focal em 2023, com a expectativa de regulamentação do setor no Brasil e a contínua adesão popular ao serviço — hoje visto de forma mais positiva do que em outros anos.
“O mercado de apostas esportivas teve um amadurecimento notável no último ano. A regulamentação e a promessa associada de tornar o Brasil um dos principais focos de operadoras globais trouxeram ótimas iniciativas”, resumiu o executivo.
Sobre a CAF
Fundada em agosto de 2019, a CAF oferece soluções inovadoras de validação de identidade e onboarding digital para tornar o cadastro de clientes, parceiros e fornecedores mais rápido, fácil e seguro.
Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa é a única no Brasil a contar com atestado de segurança para tecnologia própria de liveness (prova de vida), emitido pelo reconhecido laboratório de testes biométricos iBeta.
Atualmente, a IDtech possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Toronto e Austin, assim como a sede em Venâncio Aires, no interior do Rio Grande do Sul. Entre seus clientes atuais, estão nomes como Magalu, iFood, Mutual, Zoop, Asaas e Closeer.
Entrevistamos Darryl Green, CEO da CAF – Combate a Fraude
Como combinar segurança e experiência do usuário em casas de apostas online?
Identidade digital é tendência e desafio para 2023
Sete previsões para identidade digital em 2023
Veja cinco dicas simples para proteger sua identidade digital
O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!