Durante conferência, autoridades na área esclarecem as mudanças nas empresas e profissionais no mundo digital
A Transformação Digital não é um assunto apenas de tecnologia. Em um cenário imprevisível e de constante mudança são necessárias também novas competências e habilidades para que os profissionais obtenham sucesso.
Durante dois dias de programação, o SYNERGY Brasil, evento proprietário global da Thomson Reuters, reuniu os mais influentes especialistas de mercado, em torno da temática “Recriando o amanhã, juntos”, promovendo mais de 30 sessões de conteúdo na programação, em torno de assuntos de grande relevância para o segmento corporativo.
Entre as discussões propostas na conferência global da Thomson Reuters esteve “A liderança e a nova competência da fluência digital”, assunto explanado pelo conselheiro e especialista em estratégia e governança, Luis Lobão durante o primeiro dia de evento.
A transformação digital, liderança e desenvolvimento de talentos e a segurança cibernética são focos de investimentos no Brasil, revelam os dados da nova edição da 24ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, estudo que explora as visões de líderes executivos em todo o mundo.
Para Lobão, as empresas vivem o dilema de terem líderes analógicos em uma economia digital.
Lobão é diretor e professor da HSM Educação Executiva, palestrante internacional e especialista em Planejamento Estratégico com ênfase no Crescimento.
Nos últimos 20 anos atuou em mais de uma centena de empresas de médio e grande portes no Brasil e no Exterior, em processos de formação, orientação e participação em projetos para empresas como: Sanangol (Angola), Tigre (Argentina), Cristaleria Chile (Chile), Banco Solidário (Equador), Lipor (Portugal), APDL (Portugal), Dudalina, MIP Engenharia, HAVAN, Karsten, Grupo Algar, Seculus Relogios, Senior Sistemas, Zurich Seguros, Sodexo, Metlife, Petrobrás, Oi, Souza Cruz, Basf, TIM, SENAI, NEC, CCR, BDMG, entre outras. É mestre pela UFSC.
Este panorama de risco desafia as organizações a melhorarem seu modelo de negócio, considerando que todos os produtos e a economia caminham para digitalização e os clientes passaram a ser “prossumidores”, combinação das palavras: produtor e consumidor. Resiliência, visão do futuro, humanização e a capacidade de criar ambientes colaborativos, são os elementos do líder do futuro. “Enxergar as mudanças antes que se tornem obvias demais“, é o desafio dos gestores e empresas.
No encerramento do SYNERGY Brasil, a palestra “As competências profissionais da transformação digital”, ministrada por Andrea Iorio, corroborou com a temática “Recriando o amanhã, juntos.
Para ele, a transformação digital não se trata só de tecnologia. A ruptura com nosso passado analógico envolve a transformação humana e de cultura nas organizações, fomentando o desenvolvimento de novas habilidades.
Com mais de 10 anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia, Andrea Iorio nasceu em Genova, na Itália, Andrea loiro atuou como Chief Digital Officer (CDO) da divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal Brasil, sendo também membro do Comitê Executivo da divisão.
Também, o Andrea lançou o Tinder no Brasil, e esteve à frente do App por quase 5 anos: iniciou em 2014, com o objetivo de lançar oficialmente o produto no Brasil e nos demais países da América Latina.
Começou como Diretor de Marketing e rapidamente fez do Brasil o mercado número 2 do Tinder no mundo.
Hoje loiro é palestrante agenciado com exclusividade pela DMT Palestras, escritor e professor de MBA na Fundação Dom Cabral. Em seus conteúdos e palestras, ele compartilha reflexões e provocações sobre negócios na interseção de tecnologia, filosofia e neurociência de forma única com seus milhares de seguidores no LinkedIn, no seu podcast Metanoia Lab – que está no top 100 mais ouvidos de Negócio no Brasil – e em suas centenas palestras por ano, fomentando o desenvolvimento de profissionais e negócios de diversos setores e tamanhos.
É autor do livro “6 Competências da Transformação Digital” que elencou na lista dos livros de negócios mais vendidos pela Amazon na área de Gestão de Pessoas, em sua semana de lançamento.
Apenas 16% das empresas têm sucesso no processo de transformação digital a longo prazo, aponta estudo da consultoria McKinsey & Company. Para Iorio, o bom desempenho das empresas nesse processo depende de profissionais que dominem cinco competências básicas no mundo corporativo digital: flexibilidade cognitiva, atitude maker, sendo especialista em comportamento humano, pensamento crítico, e altruísmo digital. São capacidades possíveis de serem aprendidas por colaboradores de novos modelos de negócios ou em empresas tradicionais que estão se adaptando às mudanças trazidas pela tecnologia, explicou o ex-diretor do Tinder no Brasil.
“No que que se refere a habilidades técnicas, a gente não tem como competir de forma proporcional com a tecnologia. O nosso grande desafio é aprimorar e resgatar as habilidades e competências que nos fazem tipicamente humanos e que, verdadeiramente, são aquelas que nos fazem complementares à tecnologia, e não substituíveis por ela”, finalizou.
SYNERGY Brasil, o que é?
O SYNERGY é a conferência global da Thomson Reuters que é referência nas discussões sobre os mercados jurídicos, fiscal, tributário e de comércio exterior, que acontece há mais de 10 anos em diversos países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. No Brasil, vem sendo promovida presencialmente nos últimos 8 anos, apenas para as áreas de comércio exterior, tributária e contábil.
A 10ª edição brasileira da conferência global da Thomson Reuters contou com participação de cerca de 1.200 pessoas em um ambiente totalmente online e gratuito.
O evento proporcionou dois dias voltados a discussões sobre as melhores práticas de gestão aliadas à tecnologia, tendências de mercado e o impacto no cenário econômico atual e as sessões do evento estão, majoritariamente, disponíveis online até o dia 20 de novembro.
Cerca de 80 especialistas de mercado garantiram um encontro de alto nível, apresentando os conceitos mais atuais, cases inspiradores e as ferramentas e práticas do mercado.
Thomson Reuters – Thomson Reuters é um provedor líder em serviços de informação para negócios. Nossos produtos incluem softwares e ferramentas altamente especializadas com informação estratégica para profissionais jurídicos, fiscais, contábeis, de compliance e de comércio exterior, combinados com o serviço de notícias mais global do mundo – Reuters.
- Mercado de trabalho ligado à tecnologia no Brasil cresce até 740% em 10 anos
- Dynatrace torna-se membro da Microsoft Intelligent Security Association
- 1datapipe anuncia Martin Taylor como novo Diretor de Produto
- Are You Doing Digital Trust Right? By AET Europe
- A Revolução da IA Generativa no Brasil: Um Mergulho no Relatório ISG
- Gartner identifica as principais tendências que irão impactar a área de Infraestrutura e Operações em 2025
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!