Uma empresa que adota novas tecnologias melhora não somente a eficiência e diminui custos operacionais, como contribui para a sustentabilidade
CEO da MadeinWeb explica como média e grandes empresas podem reduzir os impactos ambientais através da migração para nuvem e outras alternativas.
A preocupação das empresas com a emissão de gases poluentes cresceu nos últimos anos. A emissão de CO2 recebe atenção especial, já que a liberação acima da média impacta na absorção em oceanos, alterações e desastres climáticos e extinção de espécies.
Cada pequena atitude em prol da natureza já faz a diferença. A migração para a nuvem e as modernizações tecnológicas são fundamentais no mundo dos negócios e contribuem para a sustentabilidade.
De acordo com um estudo realizado pela Accenture, a mudança de dados para a nuvem reduz a emissão de 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.
Em comparação com a infraestrutura convencional, as migrações iniciais são capazes de reduzir as emissões em mais de 84% e podem ser ainda maiores com o desenvolvimento de aplicações específicas, chegando a 98%.
Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital, ressalta que o armazenamento tradicional perde em diversos outros aspectos.
A alternativa mais moderna, por outro lado, facilita e aprimora processos de monitoramento e gestão de ambientes de infraestrutura e serviço.
Uma empresa que adota novas tecnologias melhora não somente a eficiência e diminui custos operacionais, como contribui para a sustentabilidade, com baixo consumo de energia e recursos naturais.
No entanto, para que ocorra uma real redução nos impactos causados pelas atividades da organização, CTOs (Chief Technology Officers) e CIOs (Chief Information Officers) devem agir rapidamente e com planejamento adaptável.
“A modernização tecnológica interfere na gestão de energia e resíduos, automação de processos e adoção de tecnologias mais sustentáveis. Cabe aos CTOs e aos CIOs identificarem quais áreas precisam de mudança e a partir disso, buscar soluções e capacitação de equipe, com monitoramento constante de resultados”, aponta Gallafrio.
Trocas inteligentes
Pequenas mudanças no dia a dia da empresa podem reduzir o consumo de energia, um dos principais inimigos da sustentabilidade.
Como alternativa, podem ser implementados sistemas de iluminação LED e dispositivos de economia. Os sensores e sistemas de automação também podem otimizar o uso de eletricidade e reduzir custos.
O uso do papel também pode ser menor. “Esse recurso é finito e muitas vezes é desperdiçado em processos sem necessidade. As assinaturas eletrônicas e a migração para a nuvem são excelentes maneiras de diminuir o consumo”, aponta o executivo.
A adoção de tecnologias de reciclagem e tratamento de resíduos também são fundamentais para diminuir significativamente o impacto ambiental da empresa.
Por fim, Gallafrio ressalta que os CTOs e CIOs devem acompanhar os indicadores de desempenho e avaliar como essas trocas inteligentes estão ajudando a atingir metas de sustentabilidade.
“A modernização melhora a imagem da empresa perante a sociedade, mostrando comprometimento e preservação do meio ambiente, o que atrai clientes e investidores que valorizam a responsabilidade social e ambiental”, conclui.
Sobre a MadeinWeb
A MadeinWeb é uma provedora de serviços de TI com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal, com mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia.
Como parceira de grandes empresas, a Made possui a capacidade de entregar projetos sob medida para os seus clientes, ajudando na inovação tecnológica. A empresa possui squads dedicados para realizar projetos, usando a inteligência artificial voltada para negócios.
Também oferece consultoria corporativa e utiliza a nuvem para garantir escalabilidade em cada processo de implementação tecnológica e cibersegurança, com serviços que ajudam a expor potenciais lacunas ou ameaças.
Inovação tecnológica fortalece agroindústria na região centro-oeste
Você quer empreender em tecnologia de identificação digital? Saiba um pouco mais sobre isso
Gartner anuncia as 10 principais tendências de tecnologia para governos para 2023
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!