Conhecida como “Rainha do Software”, Grace Hopper revolucionou a história da programação e mudou a história da tecnologia
Nesta semana comemoraremos o dia internacional da mulher, por isso, iremos trazer figuras muito importantes que fizeram grande diferença na cibersegurança e na tecnologia.
Grace Murray Hopper, também conhecida como “Rainha do Software” ou “Vovó do COBOL”, nasceu em 1906, em Nova Iorque.
Concluiu seu mestrado em matemática e física na Universidade de Yale, em 1930 e, alguns anos depois, começou a ensinar matemática em instituições.
Na década de 1940, Grace se voluntariou para o WAVES (Women Accepted for Volunteer Emergency Service), uma divisão feminina da Reserva Naval dos Estados Unidos. Lá, trabalhou em um projeto computacional, onde analisou e escreveu artigos sobre o computador Mark I.
Na década de 1950, Hopper tornou-se analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos e desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic.
Apesar de já estar extinta, essa linguagem serviu como base de criação do COBOL (Common Business Oriented Language), que é usado até hoje no processamento de bancos de dados comerciais.
Em 1959, Grace foi convidada para integrar o subcomitê que desenvolveu as especificações de linguagem do COBOL.
Hopper também fez parte da equipe de desenvolvimento do UNIVAC I (Computador Automático Universal), o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos.
Após o sucesso do UNIVAC I, a analista desenvolveu o seu próprio compilador, um programa que traduz um programa de uma linguagem textual para uma máquina.
Em 1954, foi nomeada a primeira diretora de programação automática da companhia onde trabalhava e foi responsável por divulgar algumas das primeiras linguagens de programação baseadas em computadores.
Recebeu diversos prêmios, inclusive a medalha de Serviço Distinto da Defesa e a Medalha Nacional de Tecnologia. Além disso, tornou-se a primeira mulher a ser nomeada Distinguished Fellow pela British Computer Society.
Grace Hopper faleceu aos 85 anos, em janeiro de 1992. Em homenagem ao seu legado, desde 1994 é realizado o congresso Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que celebra os feitos das mulheres no mundo da computação.
É extremamente importante conhecermos a história dessas mulheres que mudaram a vida de diversas pessoas através de suas criações.
Por Gabriela Romar – Equipe de redação
Especial dia Internacional da mulher – As criptógrafas de Bletchley Park
Desvendando “Enigma”: a história de Joan Clarke
Mês da Mulher: Os desafios das mulheres na área da tecnologia. Ouça
O Crypto ID é a maior fonte de consulta sobre criptografia no Brasil e na América Latina
Criptografia forte é o padrão que mantém bilhões de pessoas, empresas e nações seguras todos os dias
O Crypto ID é a sua porta de entrada para o mundo fascinante da criptografia, com conteúdos que exploram desde os fundamentos da cripto-agil até as mais recentes inovações em criptografia pós-quântica a geração de chaves baseada em fenômenos quânticos com o comportamento de partículas subatômicas.
Acesse agora a Coluna Criptografia e mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências em segurança da informação.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e colegas!
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.