Realizado em colaboração com a Opinion Box, a 2ª edição do estudo “A maturidade digital nas empresas B2B”, feito pela Ploomes – maior empresa com foco em CRM da América Latina, envolveu a participação de 638 líderes brasileiros de empresas B2B (CEOs, gerentes e coordenadores).
Na prática, o estudo identificou que 78% das companhias B2B no país utilizam ferramentas digitais em seus modelos de negócios, enquanto o índice era de 73% na edição de 2022. Ainda segundo a percepção dos participantes, 75% deles acreditam que suas empresas alcançaram um nível maior de digitalização – comparado a 68% na pesquisa anterior.
De acordo com os entrevistados, hoje a área mais digital das empresas, claro, é a área de tecnologia (26%). Na sequência, as áreas apontadas como as mais digitais são os departamentos de marketing (19%) e vendas (15%) – e é sobre elas que vamos falar mais detalhadamente nos tópicos a seguir:
No setor de marketing, as principais estratégias utilizadas são as redes sociais (57%), seguidas pelo e-mail marketing (37%). Outro dado que chama a atenção é a relevância dos eventos presenciais (33%), sugerindo que algumas empresas ainda valorizam as interações físicas mesmo em um cenário de crescente digitalização;
O WhatsApp Business é a principal ferramenta utilizada pelo time de marketing das empresas (45%);
Em vendas, há uma predominância de modelos baseados em inside sales (31%), indicando uma forte dependência de canais digitais.
Por outro lado, chama a atenção que apenas um pequeno número de empresas optou por um modelo de vendas completamente externo (5%), o que pode ser comum em setores industriais ou bens de capital onde a interação presencial é essencial para o fechamento de negócios;
Em termos de ferramentas da área comercial, as planilhas ainda se sobressaem (38%), seguidas pelo CRM (33%) e sistema próprio (24%). Quando entramos no relacionamento com o cliente, o WhatsApp volta à cena, sendo considerado o mais eficaz (73%). Logo após encontram-se o e-mail (64%) e ligação (53%);
Olhando para o futuro, as empresas B2B estão otimistas. 34% delas acredita que em 2024 os negócios vão ficar ainda melhores por conta da adoção de tecnologia.
Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.