Últimas notícias

Fique informado

Accenture Technology Vision 2023: IA generativa indica futuro ousado para os negócios, com a fusão entre os mundos físico e digital

30 de março de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Accenture Technology Vision 2023: IA generativa indica futuro ousado para os negócios, com a fusão entre os mundos físico e digital

Estudo analisa de que forma a tecnologia transformará o modo como as pessoas trabalham e vivem; Accenture inaugura centro de excelência em IA generativa para clientes e parceiros

NOVA YORK, 30 de março de 2023 – De acordo com um novo estudo da Accenture (NYSE: ACN), a IA generativa e outras tecnologias em rápida evolução indicam um novo futuro para os negócios. De acordo com o levantamento, os mundos físico e digital estarão cada vez mais integrados.

O relatório Technology Vision 2023 da Accenture, “No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade”, analisa as tendências tecnológicas por trás da convergência do físico e do digital à medida que as empresas buscam acelerar a reinvenção corporativa no curto prazo.

“A próxima década será definida por três megatendências no mundo da tecnologia – a nuvem, o metaverso e a IA – que, juntas, irão acabar com a distância entre os mundos físico e digital”, explica Paul Daugherty, diretor executivo para Accenture Technology. “A IA generativa terá um impacto abrangente e isso exigirá investimentos significativos em dados, pessoas e personalização de modelos para atender as necessidades únicas de cada empresa. Por isso, os líderes que querem se beneficiar de todo o seu potencial precisam agir agora”.

A ascensão meteórica do ChatGPT chamou a atenção do mundo para o poder da IA generativa em aumentar a capacidade humana. A Accenture estima que cerca de 40% de todas as horas trabalhadas serão amparadas, ou aumentadas, por IA baseada em linguagem. Entre os líderes de negócios, 98% dos entrevistados concordam que os modelos de fundação de IA desempenharão um papel importante nas estratégias de suas organizações em uma média de três a cinco anos.

O relatório Technology Vision 2023 da Accenture identificou quatro tendências fundamentais para quem quer acessar essa nova realidade compartilhada:

  • IA GENERATIVA – os extremos e as possibilidades da inteligência: Ao promover a capacidade humana como uma espécie de copiloto, parceiro criativo ou consultor, quase todos os executivos concordam que a IA generativa será capaz de estimular a criatividade e inovação de forma significativa (98%) e dará início a uma nova era de inteligência empresarial (95%).
  • IDENTIDADE DIGITAL – ID para todos e tudo: A capacidade de autenticação de usuários e ativos digitais – a base para quem deseja cruzar os mundos digital e físico – já é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico de negócios, não uma mera questão técnica.
  • Seus dados, meus dados, nossos dados – transparência será seu recurso mais precioso: A IA só poderá atingir todo o seu potencial depois que as empresas compreenderem os dados. Em outras palavras, é preciso acabar com o agrupamento de dados e modernizar as bases. Na verdade, 90% dos executivos acreditam que os dados estão se tornando um importante diferencial competitivo em organizações de todos os setores.
  • ETERNA FRONTEIRA – o big bang da computação e da ciência: Com ciclos de feedback entre ciência e tecnologia cada vez mais curtos, 75% dos entrevistados acreditam que será possível começar a desvendar os grandes desafios da humanidade.

Depois de anos de pesquisa e trabalho junto a clientes de diferentes setores, a Accenture cria o Centro de Excelência em IA generativa e Modelo de Linguagem (LLM). A nova divisão é formada por 1.600 profissionais dedicados à IA generativa e contará com a experiência de mais de 40 mil profissionais de IA e dados de toda a Accenture. Para ajudar a guiar e informar os líderes de negócios, a Accenture publicou o estudo “A Nova Era de IA Generativa para Todos”, que traz um conteúdo abrangente sobre IA generativa/LLM, além de insights e dicas sobre como os líderes podem usar essas tecnologias disruptivas.

Há 23 anos, a Accenture analisa o cenário empresarial de forma sistemática a fim de identificar as tendências tecnológicas com maior potencial de revolucionar negócios e indústrias. Para mais informações sobre o estudo desse ano, acesse www.accenture.com/technologyvision e acompanhe a conversa no Twitter usando #TechVision.

Sobre o Estudo

Para elaborar o relatório Technology Vision 2023, “No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade”, a Accenture reuniu informações de um conselho consultivo externo formado por mais de 20 profissionais que atuam em empresas públicas e privadas, universidades, empresas de capital de risco e empreendedores.  Em paralelo, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global com 4.777 executivos C-Level e diretores de 34 países e 25 setores. A pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder global de serviços profissionais que ajuda grandes companhias, governos e outras organizações a construir sua essência digital, otimizar suas operações, acelerar o crescimento das receitas e aprimorar serviços ao cidadão – criando valor tangível com velocidade e escala. Somos uma empresa liderada por talento e inovação com 738 mil pessoas atendendo a clientes em mais de 120 países. Tecnologia é hoje uma parte essencial da mudança, e nós somos uma das líderes mundiais a ajudar a impulsionar essa atitude, com fortes relacionamentos no ecossistema. Combinamos nossa força em tecnologia com experiência setorial incomparável, expertise funcional e capacidade de entrega global. Somos capazes de entregar resultados exclusivos e tangíveis, graças ao nosso amplo portfólio de serviços, soluções e ativos em Strategy e Consulting, Technology, Operations, Industry X e Accenture Song. Estas capacidades, junto com nossa cultura de compartilhar sucesso e o compromisso de gerar valor de 360º, nos permitem construir relações confiáveis e duradouras com nossos clientes e ajudá-los a alcançar o sucesso. Medimos nosso êxito pelo valor 360º que criamos e entregamos a nossos clientes, stakeholders, parceiros e comunidades. Visite www.accenture.com.