Quase metade dos brasileiros planeja obter crédito em bancos digitais nos próximos 12 meses, de acordo com um estudo recente da TransUnion
Este estudo, chamado Consumer Pulse, revela um crescimento na demanda por produtos de crédito de bancos digitais e lojas de varejo, especialmente entre os Millennials e pessoas de renda média.
Principais Descobertas
Estudo da TransUnion aponta crescimento na demanda por produtos de crédito de bancos digitais e lojas de varejo, principalmente entre Millenials e pessoas de renda média; 43% dos entrevistados usam cartões de crédito de redes varejistas.
O estudo Consumer Pulse da TransUnion para o quarto trimestre de 2023 trouxe várias descobertas importantes:
- 43% dos entrevistados disseram que, nos últimos 12 meses, pelo menos uma pessoa de sua família usou um cartão de crédito de uma rede varejista.
- 22% afirmaram que atualmente possuem conta e/ou cartão de crédito em uma rede varejista.
- Embora 61% dos entrevistados acreditem que é importante ter acesso ao crédito e produtos de empréstimo para atingir seus objetivos financeiros, quase um quarto (24%) acredita não ter acesso suficiente. Isso representa um aumento de oito pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2022.
- 71% se declararam otimistas em relação às suas finanças familiares e 74% esperam que seus rendimentos aumentem nos próximos 12 meses.
- 29% disseram que a inflação era a maior preocupação para os próximos seis meses, uma diminuição de três pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2022.
A Ascensão do crédito em Bancos Digitais e Varejistas
Em um ambiente de crescente demanda por crédito, os brasileiros têm buscado alternativas para atender às suas necessidades financeiras. Produtos e serviços financeiros de varejistas, como supermercados e lojas, já são comuns entre a população brasileira. No quarto trimestre de 2023, 43% dos consumidores afirmaram que nos últimos 12 meses eles ou alguém de sua família utilizou cartão de crédito de varejistas.
Além disso, mais da metade dos entrevistados (54%) afirmou já ter sido cliente de cartão de crédito de um banco digital. O estudo identificou um interesse significativo entre os entrevistados em se tornarem clientes ou expandirem relacionamento com essas instituições, uma vez que 46% planejam obter um empréstimo/cartão de crédito de uma fintech ou banco digital em 2024.
A população brasileira tem uma grande demanda por bens e serviços que facilitem sua vida e o crédito é um dos principais meios para acessá-los. Fintechs, bancos digitais e varejistas vêm atendendo em boa parte a essa demanda por inclusão financeira a partir da oferta de produtos de crédito facilitado e aderentes às necessidades dos consumidores.
Com 61% dos consumidores entrevistados afirmando que o acesso ao crédito é, pelo menos, muito importante para atingir seus objetivos financeiros, há uma grande oportunidade para essas empresas expandirem sua atuação nos segmentos menos atendidos da população.
Para conferir o relatório completo, acesse aqui!
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores alcancem grandes realizações na economia moderna. Fazemos isso fornecendo um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão financeira. Chamamos isso de Informação para o Bem®.
Há quase 60 anos, a TransUnion fornece soluções para ajudar a criar oportunidades econômicas, experiências de valor e capacitação pessoal. Temos mais de 13 mil associados atuando em mais de 30 países, incluindo o Brasil. Por meio das nossas aquisições e investimentos em tecnologia, desenvolvemos soluções inovadoras que, globalmente, vão além do nosso reconhecimento como bureau de crédito.
Atuamos no Brasil desde 2012 com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas. Em 2022, após uma década prestando serviços no mercado nacional, fomos aprovados pelo Banco Central do Brasil (BC) para operar como bureau de crédito do cadastro positivo. A companhia cria oportunidades econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs e Indústrias, ofertando soluções de automação de decisão, gestão de risco de crédito e prevenção à fraude.
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