Últimas notícias

Fique informado

Gartner prevê que gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024 

28 de fevereiro de 2024

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Gartner prevê que as despesas com serviços de TI irão ultrapassar pela primeira vez os gastos com serviços de telecomunicações  

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de 6,8% em relação a 2023. Esse montante é inferior à previsão do trimestre anterior que indicava de crescimento de 8%. Embora a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) tenha tido um hype notável em 2023, ela não mudará significativamente o crescimento dos gastos com TI no curto prazo. 

Embora a GenAI mude tudo, essa tecnologia não terá um impacto significativo nos gastos com TI, semelhante à IoT, Blockchain e outras grandes tendências que experimentamos“, diz John-David Lovelock, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “2024 será o ano em que as empresas realmente irão investir para planejar o uso de GenAI, mas os gastos com TI serão impulsionados por forças mais tradicionais, como lucratividade, mão de obra e arrastados por uma onda contínua de resistência à mudança.” 

Os serviços de TI se tornam o maior segmento de despesas em 2024: Os serviços de TI continuarão a registar crescimento em 2024, tornando-se, pela primeira vez, o maior segmento de despesas com tecnologia da informação.

O Gartner prevê que as despesas com serviços de TI devem crescer 8,7% em 2024, atingindo 1,5 trilhão de dólares. Isso deve-se em grande parte ao fato de as empresas investirem em projetos de eficiência e otimização organizacionais. Os analistas estimam que esses investimentos serão cruciais durante o período de incerteza econômica.  

As taxas de adoção entre os consumidores para dispositivos e serviços de telecomunicação estagnaram há mais de uma década. Os níveis de gastos dos consumidores são principalmente impulsionados por mudanças de preço e ciclos de substituição, deixando espaço apenas para crescimentos incrementais. Com isso, ser ultrapassado por software e serviços era inevitável“, disse Lovelock.

As empresas continuam encontrando mais usos para a tecnologia. A TI saiu do back-office, passou para o front-office e, agora, está gerando receita. Até que haja uma definição sobre como e onde a tecnologia pode ser usada em uma empresa, não pode haver um patamar nos gastos com TI empresarial.” 

Previsão de despesas mundiais em TI  (Em milhões de dólares americanos) 

 Gastos em 2023 Crescimento 2023 (%) Gastos em 2024 Crescimento 2024 (%) 
Data Center 243.063 7,1% 261.332 7,5% 
Dispositivos 699.791 -8,7% 732.287 4,6% 
Software 913.334 12,4% 1.029.421 12,7% 
Serviços de TI 1.381.832 5,8% 1.501.365 8,7% 
Serviços de telecomunicação 1.440.827 1,5% 1.473.314 2,3% 
Resultados de TI 4.678.847 3,3% 4.997.718 6,8% 
Fonte: Gartner (Janeiro 2024) 

A Resistência dos CIOs (Chief Information Officer) às mudanças continua a afetar gastos com TI: A taxa de crescimento global das despesas de TI para 2023 foi de 3,3%, o que representa um aumento de apenas 0,3% em relação a 2022. Isso se deve em grande parte à resistência dos CIOs à mudança. A dinâmica será recuperada em 2024, com um aumento estimado em 6,8% nas despesas gerais de TI. 

A metodologia de previsão das despesas em TI do Gartner baseia-se fortemente em uma análise rigorosa das vendas efetuadas por mais de mil fornecedores de toda a gama de produtos e serviços de TI. O Gartner utiliza técnicas de investigação primária, complementadas por fontes de investigação secundária, para criar uma base de dados abrangente sobre a dimensão do mercado, na qual baseia as suas previsões. 

A previsão trimestral de gastos com TI da Gartner oferece uma perspectiva única sobre os gastos com TI nos segmentos de hardware, software, serviços de TI e telecomunicações. Estes relatórios ajudam os clientes do Gartner a compreender as oportunidades e os desafios do mercado.

A mais recente pesquisa de previsão de gastos com TI está disponível para os clientes do Gartner em “Gartner Market Databook, 4Q23 Update“.

O Gartner para High Tech equipa os líderes tecnológicos e as suas equipes com as melhores práticas baseadas em funções, conhecimentos da indústria e visões estratégicas sobre as tendências emergentes e as mudanças no mercado, de modo que alcancem as suas prioridades críticas e construam as organizações de sucesso. Informações adicionais estão disponíveis em www.gartner.com/en/industries/high-tech. 

Sobre o Gartner    

O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas.

Pesquisa do Gartner mostra que 39% das empresas financeiras já usam Inteligência Artificial

Gartner põe em xeque a Biometria Facial?

Gartner afirma que líderes jurídicos de compliance e de privacidade classificam a adoção rápida da GenAI como a principal preocupação para os próximos dois anos 

TAGS

Gartner