Últimas notícias

Fique informado

Internet das Coisas é indispensável para crescimento dos negócios para 44,8% dos executivos brasileiros, aponta pesquisa da CI&T

10 de março de 2021

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Pesquisa da CI&T indicou inovações que são levadas em consideração pelos líderes empresariais do País como essenciais para os negócios

O uso de tecnologia baseada em Internet das Coisas (IoT) será indispensável para o crescimento dos negócios para 44,8% dos líderes brasileiros, mostrou uma pesquisa realizada pela CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, com o apoio da Opinion Box.

O estudo mostrou ainda que outras inovações também foram levadas em consideração pelos executivos do País como essenciais para garantir o avanço das operações das empresas brasileiras.

O levantamento, que ouviu 1241 profissionais dos mais diversos setores da economia brasileira, apontou que tecnologias como Computação em Nuvem (43,4%), Inteligência Artificial (39,2%), assistente virtual (37,4%) e tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista (28%) foram mencionadas pelos líderes empresariais como indispensáveis para o crescimento dos negócios.

Ainda segundo a pesquisa, ao menos 3 entre cada 10 líderes investiriam com certeza nessas tecnologias para transformar o seu negócio.

A pesquisa da CI&T também mostrou o quanto foi o processo de digitalização dos negócios dos líderes empresariais brasileiros em 2020. Segundo o estudo, apenas 22% dos executivos adotaram algumas ações, mas não o suficiente para digitalizar o seu negócio no ano passado.

Por outro lado, 37,8% dos executivos ouvidos no estudo afirmaram que várias ações foram tomadas, o suficiente para garantir a digitalização. 10,8% dos ouvidos disseram que o seu negócio já estava todo digitalizado em 2019.

A CI&T também quis verificar no estudo a relação dos profissionais dessas empresas com a tecnologia. A pesquisa constatou que os profissionais devem ter no futuro alta capacidade de serem criativos, de inovar e de serem disruptivos. 58,3% dos líderes empresariais ouvidos afirmam que habilidade com tecnologia e informática serão competências técnicas necessárias para se adequar ao mercado de trabalho no futuro.

“A tecnologia não inova – pelo menos, não ainda. São as pessoas que fazem isso. A tecnologia não é disruptiva, as pessoas são”, afirma Cesar Gon, CEO e cofundador da CI&T.

Além dos aspectos ligados à tecnologia, a pesquisa questionou os líderes empresariais sobre metodologias que eles consideram que poderiam ajudá-los a agilizar os processos em suas empresas.

Segundo os executivos, o uso de Canvas – ferramenta que permite visualizar de forma intuitiva todos os aspectos fundamentais do seu negócio – foi citada como a mais importante (37%). Design Thinking e Agile, com 35% e 30,4%, respectivamente, também foram mencionadas pelos executivos como métodos importantes na condução dos negócios.

Esse estudo fez parte do material Profissional do Futuro 2021, elaborado pela CI&T. Para saber mais sobre os resultados, acesse o link.

Sobre a CI&T

A CI&T é especialista digital para as marcas mais valiosas do mundo, gerando impacto de negócios comprovado em todos os projetos que lidera. Ao longo de toda sua trajetória, a multinacional brasileira tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a transformação de grandes líderes do mercado e fazê-las crescer.

Por meio do Lean Digital, a CI&T desbloqueia todo o potencial das pessoas, da tecnologia e dos negócios em si. A companhia soma mais de 3.000 colaboradores e colaboradoras, especialistas e pioneiros na aplicação de design e tecnologias avançadas, que trabalham em conjunto com os clientes para promover mudanças profundas e duradouras. Para mais informações sobre a CI&T, acesse: www.ciandt.com.

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!