Últimas notícias

Fique informado

Relatório Fraud Insights da NICE Actimize revela que as tentativas de transações fraudulentas aumentaram 92% em 2023

16 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Tentativas de fraudes e golpes mais comuns com o Pix: conheça quais são e saiba como evitá-los

Bandidos usam manipulação psicológica para enganar clientes e até aplicativos criminosos para forjar recibos de Pix em transações comerciais

7 de março de 2023

Fraudes no e-commerce brasileiro: setor registra 5,6 milhões de tentativas em 2022

Especialista da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerces, comenta estudo da ClearSale e faz alerta sobre tentativas de fraudes

6 de março de 2023

Biometria facial será utilizada na contratação do crédito consignado para coibir fraudes

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que o crédito consignado só poderá ser concedido com a autenticação por biometria facial

1 de março de 2023

O relatório mostra que as tentativas de fraudes de pagamentos autorizados ultrapassaram os valores de fraudes de aquisição de conta

A NICE Actimize, uma empresa da NICE (NASDAQ: NICE), lançou o relatório “The 2023 NICE Actimize Fraud Insights Report”, que analisa o cenário bancário e de pagamentos e revela as ameaças mais urgentes e os padrões que impactam instituições financeiras.

Aproveitando o X-Sight da NICE Actimize, que utiliza inteligência coletiva e aprendizado federado para detectar ameaças e padrões de atividades suspeitas, o relatório foi criado a partir da análise de bilhões de transações e pagamentos bancários, que representam valores superiores a 110 trilhões de dólares. 

A pesquisa da NICE Actimize mostra que o aumento de fraudes bancárias é uma preocupação crescente para instituições financeiras e consumidores.

Os criminosos estão se tornando cada vez mais sofisticados, mudando suas táticas de invasão de contas tradicionais e de fraudes não autorizadas para fraudes de pagamentos autorizados mais complexas (golpes).

Isso não somente complica o cenário de ameaça de fraude, mas também coloca instituições financeiras em risco de perda dupla – tanto vítimas próprias quanto terceiras. 

O relatório também indica que, de 2021 para 2022, tentativas de transações fraudulentas aumentaram em 92%, sendo que os valores de tentativa de fraude dispararam em 146%.

Essa tendência alarmante destaca dois pontos principais: primeiro, houve um aumento dramático nos volumes gerais de transações, e segundo, os fraudadores estão se tornando mais destemidos e visando fraudes maiores.

O relatório também indica que a fraude não é limitada a um só canal, é uma ameaça complexa e multicanal marcada pela transformação digital, mudando o comportamento de consumidores e padrões de fraude.

O relatório também estima que a quantia absoluta de tentativas de fraudes de pagamentos autorizados ultrapassou os valores de fraudes de aquisição de conta, com aumento de 45,9% ano a ano, considerando o período entre 2021 e 2022.

“Os fraudadores estão aproveitando a inovação em meios de pagamentos mais rápidos para conduzir golpes sofisticados envolvendo “mulas”, que transferem fundos para fora das instituições financeiras – fundos que, muitas vezes, são irrecuperáveis”, diz Craig Costigan, CEO da NICE Actimize.

“Conforme o cenário digital evolui, as táticas de fraude também avançam. As ameaças identificadas no nosso relatório são um lembrete alarmante do risco sempre presente que paira sobre canais e pagamentos digitais. Instituições financeiras devem fortalecer sua segurança e revisar o controle de seus canais digitais para ficar à frente de ameaças novas e emergentes.”

À medida em que o mundo se movimenta em direção a uma sociedade sem dinheiro físico, o volume de transações aumenta e também a quantidade de fraudes em todos os canais e tipologias, incluindo transações online, pelo celular e pessoalmente.

A pesquisa da NICE Actimize expõe essa questão alarmante e destaca a necessidade de incorporar tecnologias de ponta como Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) para identificar, inclusive, golpes mais sofisticados. 

O relatório também indica que as fraudes relacionadas a “mulas” são um dos principais desafios enfrentados pelas instituições financeiras, pois são elementos cruciais em golpes e fraudes de pagamentos autorizados, fraudes de novas contas e movimentação de fundos obtidos de maneira ilícita.

O relatório explica que, apesar de as “mulas” não gerarem perda direta para as instituições financeiras, elas impactam a receita, uma vez que essas contas não são lucrativas.

Pelo contrário, são caras para adquirir e manter, além de expor as instituições do ponto de vista regulatório, o que pode causar danos à reputação das empresas. 

Os dados do relatório mostraram que:

-59% das fraudes de contas novas têm relação com “mulas”, sendo que a maioria mostra características dessa fraude em até 30 dias, indicando o problema quase instantaneamente.

-O dinheiro geralmente é movido em uma rede de mulas em até duas horas antes de desaparecer completamente, saindo da conta em até 12 horas.

Usando dados anônimos, os insights para este relatório foram levantados em canais de pagamentos online e offline, incluindo P2P, ACH, transferências, cheques e transações com cartão.

Sobre a NICE Actimize

A NICE Actimize é a maior e mais ampla fornecedora de soluções de combate ao crime financeiro e gestão de riscos e conformidade para instituições financeiras regionais e globais, bem como para agências reguladoras governamentais.

Consistentemente classificada como número um do setor, a NICE Actimize conta com especialistas que aplicam tecnologia inovadora para proteger as instituições e os ativos dos consumidores e investidores, identificando crimes financeiros, evitando fraudes e assegurando a conformidade regulatória das operações.

A empresa oferece soluções de prevenção de fraudes, detecção de lavagem de dinheiro e vigilância comercial em todos os canais disponíveis e em tempo real, que tratam de questões como fraude em pagamentos, crimes cibernéticos, monitoramento de sanções, abuso de mercado, due diligence de clientes e vazamento de informações privilegiadas.

Sobre a NICE

Com a NICE (Nasdaq: NICE), nunca foi tão fácil para organizações de todos os tamanhos ao redor do mundo criar experiências extraordinárias para o cliente enquanto atendem às principais métricas de negócios.

Com a plataforma de experiência do cliente nativa em nuvem nº 1 do mundo, CXone, a NICE é líder mundial em software CX de autoatendimento com tecnologia de IA e CX assistido por agente para Contact Center – e além. 

Mais de 25.000 organizações em mais de 150 países, incluindo mais de 85 empresas da Fortune 100, fazem parceria com a NICE para transformar – e elevar – cada interação com o cliente.

CashWay implementa tecnologia com inteligência artificial para evitar fraudes e oferecer mais segurança para os clientes

Como evitar fraudes no crédito consignado dos aposentados

Thiago Campaz fala sobre IA aplicada a Economia Financeira e Prevenção de Fraudes na Gestão de Despesas Corporativas

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.