Últimas notícias

Fique informado

Pesquisa da Veeam revela que os líderes de TI se sentem cada vez mais desprotegidos contra ataques cibernéticos entre outros desastres

18 de janeiro de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Vazamento de dados da SPTrans: o que pode ser feito para se proteger?

SPTrans, empresa que administra o bilhete único na cidade de São Paulo, divulgou vazamento de dados de 13 milhões de usuários

29 de dezembro de 2022

25% de profissionais de cibersegurança são mulheres, aponta BCG

Pesquisa mostra disparidade de mulheres entre profissionais de tecnologia, o que pode ser uma oportunidade para setor de cibersegurança.

15 de dezembro de 2022

Seu orçamento de 2023 contempla treinamento para cibersegurança e jornada digital?

Entre os itens que os gestores tem atenção no orçamento para o próximo ano estão a adequação de headcount e investimentos

15 de dezembro de 2022

Hotéis podem garantir a segurança de dados dos hóspedes?

A utilização de ferramentas e recursos, como softwares adequados, são essenciais para que a tecnologia funcione de forma efetiva nos hotéis

4 de novembro de 2022

A pesquisa constatou que as empresas são desafiadas com ambientes de TI mais complexos e estão aumentando os orçamentos para evitar ataques cibernéticos

Veeam Data Protection Trends Report 2023 mostra que os orçamentos de backup de dados continuarão crescendo para levar mais consistência e confiabilidade à proteção de dados na nuvem híbrida à medida que as organizações continuam sua luta contra o ransomware.

A Veeam® Software, líder em proteção de dados moderna, divulgou hoje as conclusões do quarto Data Protection Trends Report da empresa para entender melhor como a proteção de dados está evoluindo no mundo digital.

A pesquisa constatou que as empresas são desafiadas com ambientes de TI híbridos mais complexos e estão aumentando os orçamentos para evitar ataques cibernéticos, bem como acompanhar a diversificação dos ambientes de produção em várias nuvens.

O resultado é que os líderes de TI sentem que não estão protegidos o suficiente. Uma das principais prioridades das organizações neste ano é justamente melhorar a confiabilidade e o sucesso dos backups, seguido por garantir que a proteção de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Software como Serviço (SaaS) seja igual à proteção de que dependem para cargas de trabalho centradas em datacenter.

Destaques do Relatório de Tendências de Proteção de Dados Veeam 2023:

A proteção de dados moderna é necessária para manter os negócios funcionando: Quatro em cada cinco organizações acreditam que há uma lacuna ou um sentimento de insatisfação entre o que suas unidades de negócios esperam e o que os serviços de TI podem oferecer.

82% têm uma “Lacuna de Disponibilidade” entre a rapidez com que precisam que os sistemas sejam recuperados e a rapidez com que a TI pode trazê-los de volta.

79% citam uma “Lacuna de Proteção” entre a quantidade de dados que podem perder e a frequência com que a TI protege seus dados.

Essas lacunas são um dos motivos pelos quais 57% das organizações esperam mudar sua proteção de dados principal em 2023, bem como a justificativa para aumentar os orçamentos de proteção de dados.

–  Os orçamentos de Proteção de Dados estão aumentando: globalmente, as organizações esperam aumentar seu orçamento de proteção de dados em 6,5% em 2023, o que é notavelmente mais alto do que os planos gerais de gastos em outras áreas de TI.

Dos 85% das empresas que planejam investir mais em proteção de dados, o aumento médio planejado é de 8,3% e geralmente em conjunto com o crescimento dos investimentos em ferramentas de segurança cibernética.

–  Mesmo com a conscientização e o aumento na preparação, o ransomware está vencendo: os ataques cibernéticos causaram as interrupções mais impactantes para as organizações em 2020, 2021 e 2022, de acordo com o relatório.

85% das organizações foram atacadas pelo menos uma vez nos últimos 12 meses; um aumento de 76% no relatório do ano passado.

Especificamente, a recuperação é a principal preocupação, pois as organizações relataram que apenas 55% de seus dados criptografados eram recuperáveis após os ataques.

Segundo a pesquisa, o aspecto mais importante que as organizações procuram em uma solução de Proteção de Dados Moderna é a “integração da proteção de dados em uma estratégia de preparação cibernética”.

–  Ransomware é o maior obstáculo à transformação digital: devido ao seu peso nos orçamentos e na mão de obra, o ransomware e o atual cenário volátil de segurança cibernética estão tendo prioridade para as equipes de TI.

Isso faz com que os recursos e orçamentos de TI originalmente alocados para as iniciativas de Transformação Digital se concentrem em prevenção cibernética.

Os ciberataques não apenas drenam os orçamentos operacionais de resgates para esforços de recuperação, mas também reduzem a capacidade das organizações de se modernizar para um futuro mais promissor; em vez disso, eles precisam pagar por prevenção e mitigação do status quo.

–  As cargas de trabalho centradas em contêineres estão crescendo em popularidade: os contêineres e, mais especificamente, o Kubernetes, mostram todas as características de uma plataforma de produção convencional, com os mesmos tipos de disparidades de estratégia de proteção de dados observadas nos primeiros usuários de SaaS há cinco anos ou virtualização há 15 anos atrás.

Atualmente, 52% dos entrevistados estão trabalhando com contêineres, enquanto 40% das organizações planejam implantar contêineres – e, no entanto, a maioria das organizações está apenas protegendo o armazenamento subjacente, em vez de proteger de forma holística as próprias cargas de trabalho.

Isso é típico quando novas plataformas de produção entram para o mainstream, seguidas pelo reconhecimento de que os métodos legados são insuficientes, criando assim uma oportunidade para ferramentas de backup de terceiros garantirem proteção abrangente.

“Os líderes de TI enfrentam um desafio duplo. Eles estão construindo e dando suporte a ambientes híbridos cada vez mais complexos, enquanto o volume e a sofisticação dos ataques cibernéticos estão aumentando”, disse Danny Allan, CTO e vice-presidente sênior de estratégia de produtos da Veeam.

“Esta é uma grande preocupação à medida que os executivos pensam em como mitigar e recuperar as operações de negócios de qualquer tipo de interrupção. Backups legados não abordam as cargas de trabalho modernas – de IaaS e SaaS a contêineres – e resultam em uma recuperação lenta e não confiável para os negócios quando ela é necessária. Isso é o que está nas mentes dos líderes de TI enquanto elaboram seu plano de resiliência cibernética. Eles precisam de Proteção de Dados Moderna.”

Insights do relatório incluem:

– Confiabilidade e consistência (de proteger IaaS e SaaS juntamente com servidores de datacenter) são os principais drivers para melhorar a proteção de dados em 2023.

Para organizações que estão lutando para proteger dados hospedados em nuvem com soluções de backup legadas, é provável que complementem a solução de backup do seu datacenter com recursos IaaS/PaaS e/ou SaaS.

– O ransomware é a causa mais comum e mais impactante de interrupções, juntamente com desastres naturais (incêndio, inundação etc.) e erros do usuário (substituições, exclusão etc.).

As organizações devem implementar soluções de backup e recuperação que ofereçam suporte a uma abordagem holística à proteção de dados e que possam se integrar a outras tecnologias de detecção e correção cibernética para garantir uma resiliência cibernética mais abrangente.

– Os serviços baseados em nuvem parecem quase inevitáveis para organizações de todos os tamanhos. Mas, assim como não existe apenas um tipo de nuvem, não existe apenas um cenário de nuvem de proteção.

As organizações devem considerar os níveis de nuvem para retenção, backup como serviço (BaaS) e, por fim, recuperação de desastres como serviço (DRaaS).

Faça o download do Veeam Data Protection Trends Report 2023 completo em https://vee.am/DPR23. Para obter mais informações, visite http://www.veeam.com/.

Sobre o Relatório

A Veeam® encomendou a pesquisa no final de 2022 por meio de uma empresa de pesquisa independente.

O relatório pesquisou 4.200 líderes e implementadores imparciais de TI de todo o mundo e organizações de todos os tamanhos sobre uma variedade de fatores, desafios e estratégias de proteção de dados.

Este amplo estudo de mercado é realizado anualmente em nome da Veeam para entender como o mercado de proteção de dados evolui, para que a Veeam possa garantir estratégias de produtos e iniciativas de mercado alinhadas com as suas necessidades.

Sobre a Veeam Software

A Veeam® fornece às organizações resiliência por meio de segurança de dados, recuperação de dados e liberdade de dados para sua nuvem híbrida.

A Veeam Data Platform oferece uma solução única para ambientes de nuvem, virtuais, físicos, SaaS e Kubernetes que proporcionam às empresas a tranquilidade de saber que seus aplicativos e dados estão protegidos e sempre disponíveis para que possam manter seus negócios funcionando.

Com sede em Columbus, Ohio, com escritórios em mais de 30 países, a Veeam protege mais de 450.000 clientes em todo o mundo, incluindo 82% da Fortune 500 e 72% da Global 2.000.

O ecossistema global da Veeam inclui mais de 35.000 parceiros de tecnologia, revendedores, provedores de serviços e parceiros de aliança.

Para saber mais, visite http://www.veeam.com/ou siga a Veeam no LinkedIn @veeam-software e no Twitter @veeam.

Segundo Relatório de Riscos Globais do World Economic Forum 2023 ataques cibernéticos continuam entre os maiores riscos

Infraestruturas críticas se tornaram o foco principal dos ataques cibernéticos

Ataques cibernéticos: a importância do monitoramento em uma central SOC

Ataques cibernéticos devem continuar em 2023

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência e nem a parceria incrível que temos com a Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!