Nesta pesquisa, os leitores poderão entender a percepção dos brasileiros em relação a questões relevantes sobre a experiência com os serviços digitais no Brasil, o perfil de acesso à internet, os principais serviços digitais públicos e privados utilizados, as principais atividades digitais desenvolvidas, o nível de adaptação ao mundo digital decorrente da aceleração digital dos últimos meses e anos, bem como a confiança dos cidadãos na forma de os governos gerenciarem os dados pessoais em seus bancos de dados.
Segundo Thiago José Tavares Ávila – Coordenador Nacional do GTD.GOV pelo CONSAD, “Esta pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o apoio do CONSAD e da ABEP-TIC através do GTD.GOV, complementa a pesquisa divulgada na semana passada, sobre a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos digitais nos Estados e DF.”
O advento da crise sanitária causada pela pandemia de COVID 19 reforçou o protagonismo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na sustentação da atividade econômica e na resiliência das administrações públicas.
Os governos brasileiros testemunharam a relevância das TIC como recurso fundamental para auxiliar a gestão da crise, permitindo aos gestores públicos antecipar e limitar adversidades geradas pela pandemia com mais agilidade.
Durante a crise sanitária, mais usuários de internet procuraram informações sobre serviços públicos ou os realizaram on-line (CETIC, 2020).
No entanto, pouco se sabe sobre a avaliação dos cidadãos com relação a essa mudança repentina na forma de se relacionar com o poder público. Se, por um lado, a digitalização pode ter contribuído para a continuidade dos serviços públicos, por outro, a informação disponível aponta que sobretudo os governos estaduais e municipais não estavam preparados para uma transformação tão brusca na maneira de se relacionar com os cidadãos.
Trata-se de um cenário preocupante, uma vez que pode gerar frustração entre cidadãos e profissionais públicos, estes últimos nem sempre capazes de atender às elevadas expectativas de digitalização geradas com a acelerada transformação dos serviços privados durante a pandemia.
Some-se ao contexto brasileiro um cenário de consolidação fiscal de longo prazo que diminuiu os recursos disponíveis para investimentos e, ao mesmo tempo, aumenta a pressão pela adoção de novas tecnologias poupadoras de recursos financeiros e mão de obra.
Um governo digital deve ser um governo voltado para as pessoas
No prefácio do estudo, Fabrício Marques Santos – Presidente do CONSAD; José Lutiano Costa da Silva – Presidente Executivo da ABEP-TIC Coordenador Nacional do GTD.GOV pela ABEP-TIC; Thiago José Tavares Ávila – Coordenador Nacional do GTD.GOV pelo CONSAD, destacam:
“Um governo pode ser considerado verdadeiramente digital quando é voltado para utilizar os recursos digitais para melhorar e simplificar a vida das pessoas.
Um governo digital deve ser voltado para as pessoas e, nesse contexto, compreender as expectativas e percepções dos cidadãos sobre a atual oferta de serviços públicos providos por meios digitais consiste em insumo de grande relevância para apoiar o direcionamento estratégico das políticas públicas voltadas à transformação digital no setor público.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao desenvolver a “Pesquisa de satisfação cidadã com os serviços públicos digitais”, que consultou mais de treze mil brasileiros de todas as regiões do Brasil, oferece significativa contribuição para o desenvolvimento desse governo digital voltado para pessoas e guiado por elas.”
O documento resume os resultados de uma nova pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil, com dados desagregados das cinco regiões e dos 26 estados mais o Distrito Federal.
O Estudo teve como objetivo coletar informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade e uso de internet, sua avaliação sobre a oferta de serviços públicos digitais (com foco no nível estadual, mas também com perguntas sobre os níveis federal e municipal) e a experiência com serviços digitais oferecidos pela iniciativa privada, entre outros temas.
Consolidado Nacional
A pesquisa contempla a satisfação dos cidadãos nos 26 Estados e no Distrito Federal
Em termos nacionais, 30% dos entrevistados afirmaram desconhecer ou nunca ter utilizado os serviços digitais federais, 34% os serviços digitais estaduais, 44% os serviços digitais municipais
Segundo os resultados da pesquisa, as unidades federativas apresentam níveis de conexão à internet por wi-fi em casa entre 72% e 93% e, pelo celular, entre 90% e 98%.
Usabilidade
A grande maioria dos entrevistados alegaram estarem adaptados ao mundo digital (85%)
Aproximadamente 45% dos entrevistados alegaram dificuldades em utilizar serviços digitais dos Estados
O grau de dificuldade de utilização dos serviços digitais estaduais varia entre 24% e 60%.
Já os níveis de adaptação da população ao mundo digital com pouca dificuldade, entre 80% e 96%.
Confiança
A confiança na proteção de dados pessoais pelos governos estaduais varia entre 31% e 60%.
Satisfação
Quase a metade dos brasileiros avaliados não estão satisfeitos com os serviços públicos digitais. A satisfação com os serviços públicos digitais estaduais varia entre de 45% e 69% entre os entrevistados que afirmam conhecê-los, entre outros.
Metodologia e dada de campo
A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com amostras representativas da população de cada unidade federativa, com idade superior aos 16 anos, entrevistando 13.250 pessoas.
Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!
- 11 CEOs apontam como a inteligência artificial impactará os negócios nos próximos anos
- Para 93% dos profissionais de TI, a imutabilidade é essencial para proteger os dados contra Ransomware
- Ataques cibernéticos disparam no Brasil e no mundo no terceiro trimestre de 2024
- Gartner prevê 85 milhões de veículos elétricos nas ruas até o final de 2025
- Brasil IT+ leva 23 empresas para o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2024