Últimas notícias

Fique informado

Pesquisa Vertiv mostra que o Edge Computing terá um aumento de 29% de participação no mercado até 2026

4 de março de 2022

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Segundo pesquisa da Vertiv, investimentos expressivos em edge computing mudarão o perfil do ecossistema de data centers até 2026

A Vertiv , fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, anuncia os resultados da pesquisa realizada com 156 profissionais da indústria global de data centers. Investimentos expressivos em edge computing mudarão o perfil do ecossistema de data centers nos próximos quatro anos.

Espera-se que até 2026 aconteça um aumento de 29% na participação de edge sobre a computação total – essa marca passará dos atuais 21% para 27% sobre o quadro geral do mercado. 

Ao redor de um terço (34%) dos pesquisados está planejando ou está no meio de implementações de edge. Um quarto já implementou sites de edge novos e projetados para esse fim e 41% está operando sites de edge legados.

Embora as descobertas sobre as ações ao redor do edge sejam impactantes, os participantes da pesquisa preveem também um crescimento de 150% nos sites de core e maior atividade na nuvem em geral.

De acordo com a pesquisa, o percentual de recursos de TI implementados em nuvem pública deve crescer dos atuais 19% para 25% até 2026. A demanda por recursos de computação está crescendo de forma exponencial nas redes atuais.

Os próximos quatro anos remodelarão o cenário de data centers, mudando cada vez mais computação para o edge. Isso acontece ao mesmo tempo em que as instalações empresariais serão ancoradas no core das modernas redes híbridas”, disse Martin Olsen, vice-presidente global para estratégias de edge e transformação na Vertiv.

Essa pesquisa deixa clara a demanda urgente por computação próxima ao usuário final, onde o dado será consumido. O futuro da computação é centrado em velocidade e latência e a única forma de atender a esses dois requisitos é desenvolvendo o edge da rede.

A pesquisa divulgada agora também revela a mudança no perfil dos sites de edge modernos. Vinte e nove por cento dos sites apresentam entre 5 e 20 racks e 13% tem mais de 20 racks. Mais racks significam mais alimentação de energia e os resultados da pesquisa mostram que 28% diz que seus sites precisam entre 21 e 200 kW e 14% diz que suas necessidades de energia ultrapassam 200 kW. Os dias de um único rack escondido em gabinetes de TI rudimentares terminaram.

Outras descobertas importantes da pesquisa incluem:

– A sustentabilidade está tendo um protagonismo nas implementações novas e planejadas de edge. Mais de três quartos dos sites (77%) estão usando ou planejando usar sistemas UPS energeticamente eficientes. Além disso, 40% está planejando usar energia renovável, 31% refrigeração eficiente em relação à água, 29% tecnologias compatíveis com rede elétrica dinâmica e 19% refrigerantes com um baixo potencial para aquecimento global (GWP).

– Embora a segurança e a disponibilidade estivessem entre as principais prioridades dos participantes implementando sites de edge, a pesquisa mostrou que alguns designs e práticas operacionais atuais poderiam reduzir a capacidade dos sites de edge computing de atingir esses objetivos à medida que a quantidade de sites aumentar.

Os resultados dessa nova pesquisa chegam logo após a divulgação, no final do ano passado, do estudo Arquétipos de Edge 2.0: Modelos de Infraestrutura de Edge Prontos para Implementação.  Esse estudo identificou quatro modelos de infraestrutura de edge que possibilitam uma abordagem mais inteligente, semipadronizada, à implementação da infraestrutura de edge.

Os resultados da pesquisa são consistentes com a premissa dos Arquétipos de Edge 2.0 – que o crescimento massivo no edge necessita de uma abordagem mais padronizada em relação à sua arquitetura.

A pesquisa completa sobre Edge Computing está disponível no relatório Qual É o Seu Edge? Pesquisa Destaca a Transformação na Infraestrutura Ocorrendo no Edge das Redes. 

Sobre a Vertiv

A Vertiv reúne hardware, software, analytics e serviços contínuos para garantir que as aplicações vitais dos clientes funcionem continuamente, tenham um desempenho ótimo e que cresçam de acordo com as necessidades do seu negócio. Vertiv resolve os mais importantes desafios enfrentados pelos atuais data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais, com um portfólio de soluções e serviços de energia, refrigeração e infraestrutura de TI que se estende do Cloud ao Edge da Rede. Com sede em Columbus, Ohio, EUA, a Vertiv emprega cerca de 20 mil pessoas e faz negócios em mais de 130 países.

Edge computing será fundamental para 90% das empresas industriais até 2022

Plataforma de Edge Computing da Azion melhora experiência do usuário e reduz em até 90% os custos das empresas

Pesquisa anual da F5 mostra a forte transformação das aplicações de negócios e o crescente uso de Edge Computing