Últimas notícias

Fique informado

Trend Micro bloqueia 146 bilhões de ataques em 2022

21 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Trend Micro estabelece nova subsidiária focada no avanço da segurança de rede 5G

As organizações precisam integrar recursos para combater, de forma mais eficaz, as ameaças emergentes nas redes 5G privadas

24 de janeiro de 2023

Trend Micro aponta as principais vulnerabilidades cibernéticas para 2023

Trabalhos híbridos, os carros conectados e os provedores de serviços gerenciados serão os alvos de ataques, para o relatório da Trend Micro

4 de janeiro de 2023

Trend Micro apresenta sua plataforma unificada de segurança digital no Mind The Sec 2022

A Trend Micro é patrocinadora oficial da 8ª edição do Mind The Sec 2022, principal evento de segurança digital da América Latina.

20 de setembro de 2022

Relatório da Trend Micro aponta crescimento de 55% das ameaças cibernéticas, é recorde ao superar a marca de 2016, de 82 bilhões de ataques

O relatório anual da Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, revela um aumento preocupante no número de ameaças cibernéticas, com o bloqueio de 146 bilhões de ataques em 2022, o que representa crescimento de 55% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 94,2 bilhões de ameaças.

O número é recorde, superando a marca de 2016 que foi de 82 bilhões de ataques. Embora nos anos seguintes tenha ocorrido queda no volume de detecções, que chegou a despencar para 48 bilhões em 2018, a pandemia alavancou a ação do cibercrime e pode ser considerada a grande responsável por esse aumento vertiginoso, principalmente pela adoção do trabalho remoto que mudou o cenário de ameaças.

micro

“A Trend Micro tem feito um esforço contínuo para expandir as proteções à superfície de ataque, aprimorando as tecnologias e destacando a atuação crescente dos agentes mal-intencionados, além de reforçar a necessidade de as empresas adotarem múltiplas camadas de proteção para detectar e bloquear ameaças em potencial”, ressalta Jon Clay, vice-presidente de Inteligência de Ameaças da Trend Micro.

O relatório anual da Trend Micro revela:

• Ameaças de ransomware, que passaram de ataques em massa para ataques direcionados com a atuação das famílias modernas;
• Detecções contínuas de arquivos maliciosos, ao longo dos anos, em função do aumento das configurações de trabalho em casa durante a pandemia;
• Perspectiva de longo prazo para famílias de alto nível, como WRCY, Emotet e do ransomware moderno;
• Perspectiva de longo prazo para setores específicos, como saúde e similares.

Ransomware

Os ataques de ransomware têm apresentado tendência de queda, ao longo dos anos, com o pico de mais de 1 bilhão de ameaças registradas em 2016.

A partir de 2018 houve uma mudança no perfil de ataques, despencando para 55 milhões naquele ano, e aumentando ligeiramente para 61 milhões em 2019.

Os índices desse tipo de ameaças continuaram a cair nos anos seguintes, chegando a 41 milhões em 2020 e 14 milhões em 2021. Em 2022, houve um ligeiro crescimento com o registro total de 15,76 milhões de ataques ransomware.

micro

“Os ataques de ransomware estão cada vez mais direcionados e sofisticados. As empresas precisam se antecipar aos criminosos, adotando ferramentas e implementando práticas de segurança que protejam o ambiente digital. Segurança precisa ser tratada como investimento por todas as companhias”, recomenda Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro Brasil.

Em 2022, o segmento mais atingido por ransomware foi o de Governo. A área de healthcare chegou a ocupar a segunda posição, em 2019, com 39 milhões de registros, mas em 2022 perdeu força, terminando o ano em quarto lugar.

O setor bancário foi o segundo mais alvejado, em 2020 e 2021, com um total de 22 milhões e 17 milhões de detecções, respectivamente.

A indústria é outro setor que se manteve entre os top 5, garantindo o terceiro lugar entre os segmentos mais atacados em 2019, 2020 e 2022.

micro

As fraudes de CEO e BEC (Business Email Compromise, ou seja, via e-mail corporativo) aumentaram significativamente nos últimos anos.

A fraude de CEO passou de 12,5 milhões, em 2018, para 23,2 milhões em 2022, o que representa crescimento de 87%.

As tentativas de BEC subiram de 54 milhões, em 2018, para 253 milhões em 2022, um salto de 365%. Essas tendências destacam a necessidade de as organizações implementarem medidas de segurança mais robustas para se protegerem.

micro
micro

Em 2022, os Estados Unidos lideraram a lista de países mais frequentemente atacados por tentativas de fraude de CEO, seguido por Austrália, Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia.

Vale a pena destacar que os países de língua inglesa continuam sendo o principal alvo desse tipo de ataque.

O relatório “Fast Facts” é divulgado pela equipe de pesquisa da Trend Micro com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças, tendo como base a solução Trend Micro Smart Protection Network (SPN), que analisa a infraestrutura de segurança de dados.

Além dos sensores da SPN, os dados coletados também vieram de pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), das equipes de Threat Hunting, TippingPoint, Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS), Smart Home Network (SHN) e serviços de Reputação de IoT.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro, líder global em cibersegurança, ajuda a tornar o mundo mais seguro quando o assunto é troca de informações digitais.

Com décadas de experiência em segurança da informação, pesquisa global de ameaças e inovação contínua, a Trend Micro protege centenas de milhares de organizações e milhões de indivíduos com soluções para redes, dispositivos, sistemas em nuvem e endpoints.

As plataformas da Trend Micro oferecem uma gama poderosa de técnicas avançadas de defesa contra ameaças otimizadas para ambientes Google, Microsoft e Amazon, possibilitando respostas mais rápidas e efetivas aos riscos cibernéticos.

Com 7.000 colaboradores em 65 países, a Trend Micro permite que as organizações protejam e simplifiquem o seu mundo conectado.

Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de malwares detectados e o quinto em ataques contra o sistema bancário

Mais da metade das empresas globais enfrentam exposição ao risco cibernético

Ameaças de e-mail crescem 101% e continuam sendo o principal vetor de ciberataques

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.