Últimas notícias

Fique informado
Eleições do Futuro: TSE realizará prova de conceito para eleições remotas

Eleições do Futuro: TSE realizará prova de conceito para eleições remotas

11/11/2020

Projeto “Eleições do Futuro”: empresas farão demonstração de propostas de inovações no dia 15 de novembro

Lançado em setembro, o projeto “Eleições do Futuro” tem como objetivo iniciar estudos e avaliações para eventual implementação de inovações no sistema eleitoral e as empresas selecionadas deverão preencher três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência.

No próximo dia 15, data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, as cidades de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP) serão palco de demonstrações de propostas de inovações para o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996.

Tais ações, a serem monitoradas pela Justiça Eleitoral, serão realizadas pelas empresas inscritas em chamamento público, feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para participação no projeto “Eleições do Futuro”.

O objetivo do TSE é identificar e conhecer soluções de votação, preferencialmente on-line, de empresas ou instituições de direito privado e apresentar ao mercado os requisitos mínimos definidos preliminarmente pelo Tribunal Superior Eleitoral para inovações no Sistema Eletrônico de Votação.

As empresas selecionadas devem apresentar soluções que atendam aos seguintes requisitos:

1 – Identificar o eleitor

2 – Contabilizar o voto do eleitor identificado apenas uma vez, em que pese o eleitor possa votar em mais de uma oportunidade

3 – Garantir o sigilo do voto do eleitor

4 – Possuir mecanismos de transparência e auditoria.

As cidades em que serão realizados o são: VALPARAÍSO DE GOIAS, SÃO PAULO e CURITIBA

Mais de 30 empresas manifestaram interesse em apresentar uma solução para inovar o sistema eleitoral. Destas, 26 foram selecionadas.

Empresas Selecionadas

Locais de realização do evento

Segurança

As urnas eletrônicas são ferramentas seguras e auditáveis de votação e proporcionam resultado rápido. A intenção do projeto “Eleições do Futuro” é verificar se há tecnologias mais modernas e baratas para o processo de votação, sem, é claro, afetar a segurança do processo.

Com o projeto, o Tribunal espera conhecer o que as empresas têm a oferecer em conhecimento e tecnologia. A ideia será transmitida aos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que serão os responsáveis por organizar e conduzir as Eleições de 2022.

Não está em discussão a possibilidade de o TSE abrir mão do controle do sistema de votação, que está e continuará sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral.

Uma das empresas selecionadas é a PROCERTI que tem como fundador Mauro Moreira também fundador da Pronova Certificadora digital. Segundo o empresário participar do projeto “Eleições do Futuro” é uma oportunidade para apresentar o que há no Brasil e no mundo de mais avançado em termos de tecnologia de identificação digital e mecanismos que provém conforto e mobilidade aos usuários sem abrir mão da segurança necessária a um processo eleitoral.

Mauro Moreira Fundador da PROCERTI e PRONOVA Certificação Digital

“Atualmente a forte operação da Pronova Certificação Digital no exterior nos proporciona conhecer excelentes fornecedores de tecnologia de identificação digital e criptografia e “in loco” conferimos o que há de mais atual acontecendo no mundo. O que trazemos para a PoC do TSE – que é uma prova de conceito que será realizada nessas eleições de 2020, visa, de forma remota, identificar inequivocamente os eleitores, garantir a integridade e autenticidade do voto. A nossa solução faz o georeferenciamento do local de votação e com o carimbo do tempo vamos lacrar o momento exato do voto. O sistema de criptografia vai garantir a comunicação entre o dispositivo do eleitor e os servidores do TSE e a confidencialidade necessária ao processo. De fato, é um grande passo ao sistema eleitoral brasileiro.

Com informações do TSE

TSE apresenta as camadas de segurança das urnas eletrônicas contra invasão hackers

TSE faz parceria com agências de checagem para identificar fake news

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br  
+55 11 3881 0019