Últimas notícias

Fique informado

PRONOVA Experience tem sua primeira edição com palestras sobre certificação digital economia e câmbio.

11/09/2019

A Provova Certificação Digital, em parceria com o Banco Orinvest, realizará o primeiro evento da série PRONOVA Experience.

O evento é gratuito, acontecerá no dia 19 de setembro de 2019, em São Paulo e contará com palestrantes de peso no mercado para oferecer informação e conhecimento que podem proporcionar novos negócios aos participantes.

Câmbio e Certificação Digital

Mauro Moreira

Segundo o fundador da Pronova Mauro Moreira, o PRONOVA EXPERIENCE traz uma abordagem diferenciada em relação aos eventos relacionados a certificação digital.

“Nós, da indústria de certificação digital, temos que falar mais de outras funcionalidades do certificado digital ICP-Brasil e as oportunidades de negócios que a aplicação dessa tecnologia pode gerar ao mercado brasileiro.

Elegemos os temas Certificação Digital e Câmbio para nosso primeiro evento porque ganhamos muita experiência no mercado internacional , em função da forte atuação em certificação digital na Europa desde 2014.

Entendemos o quanto os empresários brasileiros precisam dos Certificados Digitais ICP-Brasil para formalizar seus contratos à distância com validade jurídica e da mesma forma ter a seu lado um banco com a experiência e tradição em operações de Câmbio como o Banco Ourinvest para realizar suas operações. Fernanda Consorte, a estrategista do Banco Ourinvest, abordará em sua palestra o panorama da economia e do câmbio no Brasil considerando o cenário internacional atual.

O Governo Brasileiro tem como uma das suas principais metas a digitalização de processos como forma de facilitar a vida de pessoas e empresas e reduzir o custo Brasil e por isso teremos como um dos palestrantes Marcelo Buz, presidente do ITI, que é uma Autarquia Federal ligada a Casa Civil –  que nos apresentará como a ICP-Brasil é fundamental para o projeto brasileiro de digitalização.

A expansão internacional e o projeto de digitalização promovidos pelo governo brasileiro, somado ao recente acordo comercial firmado entre a União Europeia e o Mercosul, traz oportunidades incríveis para empreendedores brasileiros que buscam a expansão de seus negócios.

Seja um dos nossos convidados para o PRONOVA EXPERIENCE que se realizará dia 19 de setembro e desbrave novas formas de utilizar a tecnologia para expandir suas atividades”, complementa Mauro Moreira.

A Certificação Digital tende a se tornar a melhor forma de congregar a identificação e assinatura do cidadão, com total validade jurídica.

No Brasil, a Certificação Digital foi regulamentada por meio da medida provisória MP 2.200/02 em agosto de 2001.  A lei que completou 18 anos este ano poderá ser substituída por uma proposta mais atual. Em 6 de agosto de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) promoveu e audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei 7.316/2002, que trata sobre Certificação Digital e Assinaturas Eletrônicas.

As atualizações propostas na lei tem como um dos objetivos a simplificação da aquisição dos Certificados Digitais o que deverá fomentar a adoção da tecnologia de Certificação Digital para outros tipos de aplicação.

A tecnologia vem avançando muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, segundo o ITI, de agosto de 2018 a julho de 2019 foram emitidos 5.035.276 certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Isso quer dizer um crescimento de 25,76% em relação ao mesmo período entre 2017 e 2018, quando o número de emissões foi de 4.003.741. Também houve aumento significativo quando se compara as quantidades de emissões acumuladas no ano (2017 – 2018). De janeiro a julho de 2019, foram emitidos 3.128.823 certificados, enquanto nos sete primeiros meses de 2018 foram emitidos 2.509.966 – ou seja, elevação de 24,66%Veja o último Ranking da emissões divulgado pelo ITI.

Para nos falar sobre o crescimento da Certificação Digital no Brasil e sobre as mudanças feitas em sua gestão para a facilitar a adoção dessa tecnologia, por parte das empresas públicas e privadas,  PRONOVA Experience contará com a participação do Presidente do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Marcelo Buz.

O presidente do ITI que também apresentará as principais medidas do governo para implementar o governo digital e a contribuição da Certificação Digital e outras tecnologias da ICP-Brasil que agregam evidências eletrônicas para autenticação e formalização de documentos e transações que são firmadas utilizando o meio eletrônico como: carimbo do tempo, certificado de atributo, biometria, blockchain, assinatura em hash – uma outra forma de identificação eletrônica – e outras tecnologias que estão em estudo no ITI, como por exemplo: o desenvolvimento de aplicações da criptografia quântica na ICP-Brasil.

Veja quem são os palestrantes

Marcelo Buz, Presidente do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Marcelo Buz, Presidente do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Natural de São Leopoldo, formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, possui MBA Executivo Internacional pela UFRGS. Licenciou-se do mandato de Vereador pelo partido DEM, na cidade de São Leopoldo – RS, depois da publicação do decreto de sua nomeação no Diário Oficial da União (DOU), dia 24 de janeiro de 2019, assinado pelo presidente em exercício Hamilton Mourão (PRTB).

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma Autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de Certificação Digital – AC Raiz.

Fernanda Consorte, a estrategista do Banco Ourinvest, abordará em sua palestra o panorama da economia e do câmbio no Brasil considerando o cenário internacional atual.

Fernanda Consorte, Estrategista/Relações Institucionais do Banco Ourinvest

Fernanda Consorte, Estrategista/Relações Institucionais do Banco Ourinvest

Profissional com mais de 10 anos de experiência nas áreas de economia e relações com investidores, com foco em crédito, atividade econômica, moedas e finanças, resultando em profundo conhecimento do mercado bancário e meios de pagamentos. Experiência em bancos de relevância, como Santander e Bradesco, com contato próximo a diretoria. Vivência em distintos ambientes de cultura organizacional, cenário econômico, expansão e downsizing.

Experiência internacional em duas unidades do Banco (EUA e Madri), além de organização e participação frequente de roadshows e conferências com investidores na América do Norte/Sul e Europa.

Dr. Marcelo Ribeiro Nogueira, palestrante internacional e sócio do escritório Cavalcante Ramos Advogados, abordará em sua palestra  as regulações sobre proteção de dados no Brasil e mercado europeu e o quanto as ferramentas que agregam segurança da informação são exponenciais.

Dr. Marcelo Ribeiro Nogueira,  Sócio de Cavalcante Ramos Advogados

Dr. Marcelo Ribeiro Nogueira,
Sócio de Cavalcante Ramos Advogados

Atua na consultoria e defesas corporativas de maior complexidade no direito digital, societário e tributário e na implementação de programas de compliance. Coordena os grupos de estudos de direito digital, societário e tributário.

Graduação em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); doutorado em direito pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Argentina; doutorado em direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal; pós-doutorado em direito pela Universidade de Messina, Itália.

 

PRONOVA EXPERIENCE – 1ª edição 2019

Câmbio e Certificação Digital  – Proporcionando novos negócios

Data: 19 de Setembro
Horário: 08h30m às 11h
Local: Auditório do Banco Ourinvest

   Inscreva-se aqui!

Evento gratuito, vagas limitadas.