Para evitar cair em golpes e aproveitar as ofertas tradicionais do final de novembro, Tiago Drumond, traz informações importantes para evitar armadilhas
Especialista em segurança cibernética explica como conferir se o site para compras é confiável.
Chegando o dia da Black Friday e as promoções já começam a surgir em sites, anúncios em redes sociais e em veículos como rádio e televisão.
Para evitar cair em golpes e aproveitar as ofertas tradicionais do final de novembro, Tiago Drumond, head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em criar soluções digitais em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design, traz informações importantes para evitar armadilhas.
O especialista em segurança cibernética esclarece que o desenho do cadeado, que já significou segurança do site em outros momentos, não é um parâmetro atualmente.
“O cadeado que fica ao lado do endereço do site apenas registra que o ambiente é criptografado, não significa que é um site seguro”, explica.
Veja as cinco dicas a seguir:
1 – Conferir a reputação
De acordo com o especialista da ioasys, a primeira dica é olhar a reputação da loja em sites específicos, como o Reclame Aqui.
Entender se as avaliações são respondidas, se as reclamações são recorrentes sobre entregas ou ressarcimentos..
“É importante conferir se a barra de endereço é o que diz no site, ou seja, se o nome é verdadeiro. Observar se uma loja brasileira, com domínio “com . br” tem alguma versão com domínio de outros países, que pode ser uma tentativa de simular um site tradicional, mas com o objetivo de ser fraudulento”, destaca Tiago Drumond.
Quando a venda é privada, em espaços como Mercado Livre, por exemplo, o profissional reforça que é necessário ler sobre a reputação do vendedor antes de efetuar a compra.
2 – Verificar a data de criação do site
Outra dica para evitar golpes em compras online é verificar o tempo em que o site está no ar.
“Existem portais em que conseguimos conferir a data de criação de sites, o que já nos dá uma margem de segurança sobre aquele vendedor. Sites criados apenas em datas próximas à Black Friday já são suspeitos e podem ser fraudulentos”, avalia.
Para verificar as datas de criação de sites, Drumond indica o registro.br para domínios brasileiros, e o godaddy para domínios de fora do Brasil.
3 – Observar as formas de pagamento oferecidas
“As preferidas de golpistas são via boleto ou pix, pois a maneira de resguardar o dinheiro e o ressarcimento são mais difíceis. Portanto, em caso de dúvidas sobre a procedência do site, opte por pagamentos via cartão de crédito, mesmo que o desconto seja ainda maior em pagamentos via boleto ou pix”, explica Tiago Drumond.
4 – Desconfiar de preços muito abaixo do mercado
“Se a oferta está muito abaixo do que já é visto em outros sites, desconfie. A probabilidade de produtos como da Apple estarem com descontos muito grandes é pequena, pois existe um interesse forte por estas mercadorias, diminuindo a chance de uma promoção com 50% ou mais de descontos”, afirma o head de tecnologia da ioasys.
O profissional ainda destaca que todos os produtos da Apple possuem um serial, número de série, exclusivo.
“Quando você ver um anúncio, procure na internet sobre esse número de série, pois as imitações utilizam um número para muitos produtos, sendo mais fácil de encontrar reclamações”, relata.
5 – Estar atento aos sinais
“Minha última dica é: não deixe que a vontade de comprar um produto te faça deixar de ser crítico. Mesmo que a oferta seja muito boa, preste atenção em sinais que os sites golpistas deixam, como estes listados acima. Confira os detalhes sobre o site, o vendedor e a forma de pagamento antes de iniciar a compra”, finaliza.
Sobre a ioasys
A ioasys acelera a transformação digital em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design, norteada por agilidade e dados, sempre centrada em pessoas.
A equipe recebe demandas dos mais diversos segmentos e áreas corporativas, e realiza não só a entrega de soluções e produtos digitais, mas também é parceira no desenho da estratégia de transformação, estudos de mercado e tendências, formação e capacitação de times, com uma entrega ágil de ponta a ponta.
Foi fundada em Belo Horizonte em 2012 por Walter Neto e Gilson Vilela Jr.
Em maio de 2021, passou por um processo de M&A sendo adquirida pela Alpargatas.
Nos seus dez anos de existência, já promoveu a transformação digital em grandes clientes como Banco Inter, Basf Agro, Havaianas, Suvinil, Burger King, Havan, Americanas, Latam Airlines, VR Benefícios, Fleury, CVC e Vale.
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