Últimas notícias

Fique informado

Dia da Internet Segura: Brasil ocupa o 12º lugar entre países com mais vazamento de dados em 2022

7 de fevereiro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Vazamento de dados: PayPal sofre incidente de segurança expondo informações de usuários

A ESET analisa o caso em que terceiros não autorizados tiveram acesso a milhares de contas de usuários do PayPal 

24 de janeiro de 2023

Vazamento de dados da SPTrans: o que pode ser feito para se proteger?

SPTrans, empresa que administra o bilhete único na cidade de São Paulo, divulgou vazamento de dados de 13 milhões de usuários

29 de dezembro de 2022

LGPD pode diminuir vazamento de dados em redes sociais

Especialista em consultoria empresarial explica como as redes sociais podem reduzir as invasões às suas bases de dados

26 de dezembro de 2022

A pesquisa também revelou que 286 mil brasileiros tiveram seus dados expostos através de informações na internet

O Dia da Internet Segura, 07 de fevereiro, também conhecido como Safer Internet Day (SID), surgiu com o objetivo de promover a utilização da internet segura por todas as pessoas.

Assim, durante toda segunda semana de fevereiro são levantados debates em prol da conscientização do uso seguro da rede. 

Este ano, em sua 20ª edição global e a 15ª realizada no Brasil, a data contará com diversas iniciativas em território nacional como, por exemplo, o evento, organizado pela Safernet Brasil e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em São Paulo, cujo tema é: “Unidos para uma Internet Mais Positiva”, onde especialistas nacionais e estrangeiros irão debater sobre: segurança onlinenovas tecnologias, cidadania e bem-estar digital na educação, novos desafios para a segurança digital, entre outros assuntos.

Segurança de dados é um assunto que tem sido cada vez mais discutido, isso porque tem se intensificado, no Brasil e no Mundo, o número de dados vazados e golpes visando o roubo de informações, além de perfis falsos, phishing entre outras fraudes virtuais. 

De acordo com o levantamento feito pela SurfShark, empresa especializada em privacidade, o Brasil ocupou o 12º lugar entre os países que mais contabilizaram episódios de vazamento de dados no primeiro trimestre de 2022.

A pesquisa também revelou que 286 mil brasileiros tiveram seus dados expostos através de informações na internet. Entre os vazamentos estão: email, senhas, números de telefones, documentos pessoais (CPF, RG etc.) e outras informações sensíveis.

As tentativas de golpes surgem de diferentes formas como, por exemplo, através de um “simples” email com ofertas tentadoras, que ao abrir o usuário tem os dados roubados, o chamado phishing. 

Segundo último levantamento feito pela Kaspersky, empresa russa de segurança da informação, sobre práticas de phishing e spam no mundo, em 2020, foi identificado que cerca de 20% dos brasileiros tentaram abrir, pelo menos uma vez, links enviados para roubar dados. “Infelizmente, a tentativa de phishing, tornou-se um golpe já conhecido no país.

Essa tentativa de roubar os dados pode ocorrer por e-mail, por mensagens de WhatsApp, por SMS e até por sites falsos, que são similares aos sites oficiais”, explica o especialista em negócios digitais, Fellipe Guimarães, da  Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital.

E-mails com promessas de promoções irresistíveis, convite para resgatar um vale compra de uma marca ou empresa famosa ou até mesmo mensagens do banco pedindo atualização de dados, todas pedindo para clicar no link, são apenas algumas das milhares de versões dos golpes de phishing, que causam prejuízos financeiros a quem é vítima. 

De acordo com Guimarães, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos:

-Utilizar somente o cartão virtual – que expira após um determinado período – nas compras online;

-Verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui;

-Não clicar em links suspeitos ou desconhecidos;

-Verificar a URL do site;

-Checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa

-Com pequenos cuidados como os mencionados acima, é possível evitar problemas e sérios transtornos.  

O que fazer caso os dados vazem?

Após o vazamento, infelizmente, há pouco a ser feito, conduto, a principal recomendação, segundo Fellipe é trocar as senhas.

“A alternativa mais viável é alterar todas as senhas cadastradas em sites, evitando que ainda mais dados sejam vazados. Além disso, fique atento a fontes, desconfie de empresas não confiáveis que dizem ter como consultar se o seu dado foi vazado, pois muitas vezes essa é só mais uma forma de coletar seus  dados para praticar golpes”, conclui. 

O melhor remédio nesses casos realmente é a prevenção. Caso haja danos concretos e prejuízos reais (como dívidas em nome da vítima que teve dados expostos, por exemplo), é possível entrar na justiça com um pedido de indenização por danos morais.

Com o aumento de vazamento de dados pelo mundo, muitas empresas estão investindo em tecnologias mais seguras, na LGPD e na contratação de hackers, intitulados “do bem”, com salários que podem atingir até R$ 50 mil. A contratação desse profissional busca evitar ou amenizar os crimes virtuais, vazamento, roubo e sequestro de dados.

Sobre a Keyrus

A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade.

Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:

Automação e inteligência artificial

Fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.

Experiência digital centrada no ser humano

A relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio.

Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.

Capacitação de dados e análises

Os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.  

Cloud e segurança dos dados

Dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios. 

Transformação empresarial e inovação 

Para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade. 

Vazamento de dados da Samsung destaca APIs como um alvo prioritário para os cibercriminosos

Banco Central comunica vazamento de dados pessoais de 160 mil chaves Pix

Vazamento de dados: PayPal sofre incidente de segurança expondo informações de usuários

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!