Últimas notícias

Fique informado

Flamengo sai na frente dos clubes de futebol e se adequa à LGPD

14 de setembro de 2021

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

O processo começou em 2019 e, hoje, é diretriz para o relacionamento com mais de 1000 colaboradores, sócios-torcedores, fornecedores terceirizados, entre outros. O vice-presidente de TI do Flamengo, Alexandre Pinto, conta que o primeiro passo foi a definição de um planejamento estratégico, com a participação do presidente do clube, Rodolfo Landim.

Clube mais popular do Brasil e de maior torcida, mais de 40 milhões de brasileiros, o Clube de Regatas Flamengo (CRF) está adequado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Alexandre Pinto – vice-presidente de TI do Flamengo

Depois o clube contratou uma empresa para fazer o inventário de segurança de dados e, a partir daí, uma plataforma de implementação e gestão de LGPD.

Na sequência, selecionou um colaborador do clube com habilidades multidisciplinares para ser o DPO – Data Protection Officer.

E por fim, realizou reuniões de conscientização e apoio do presidente, Rodolfo Landim, e dos demais membros da diretoria, disseminando a importância da lei e como isso impacta todo o Clube.

Atualmente vem sendo criado um comitê específico, responsável por atualizar a Política de Privacidade e rever as cláusulas dos contratos vigentes.

Para Alexandre Pinto, a adequação precisou ser muito bem articulada entre todos os setores do Clube. “Um ponto importante da lei é que ela se chama Lei Geral de Proteção de Dados, mas no fundo o que ela está buscando é a privacidade.

Então os primeiros passos são a conscientização e o treinamento, pois sem as pessoas entenderem a importância e o como implementar, a proteção de dados não vai para a prática”, comenta.

No caso do Flamengo, a sanção da LGPD impacta o relacionamento com mais de 1.000 colaboradores e sócios-torcedores, além de fornecedores terceirizados e outros milhões de torcedores.

O VP Alexandre Pinto destaca o pioneirismo do Clube de Regatas do Flamengo no cenário nacional, mas ressalta que a adequação requer um processo contínuo de segurança jurídica, de processos de negócio e tecnológica. “Estar adequado à LGPD é uma oportunidade de se tornar mais competitivo e uma questão de reputação”, sinaliza.

De maneira geral, o executivo avalia como incipiente a implantação da Lei no país. “De fato a grande maioria das empresas está aguardando quando a ANPD começar efetivamente a multar e a ficar mais ativa na fiscalização para realizar a adequação. Mas a prevenção é sempre o melhor e o mais efetivo remédio”, finaliza Alexandre Pinto.

Fonte: Convergência Digital

Acompanhe os principais movimentos brasileiros e mundiais em torno de Privacidade e Proteção de Dados aqui no Crypto ID.

Navegue mais no Crypto ID! Você vai gostar muito do nosso conteúdo!

ASSINATURA ELETRÔNICA E DIGITAL | BIOMETRIA | BLOCKCHAINCARREIRASCIBERSEGURANÇA | CLOUD | COLUNISTAS | DOCUMENTOS ELETRÔNICOS | EDUCAÇÃO | ENTREVISTASEVENTOS | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | INTERNATIONAL NEWSINTERNET DAS COISAS | NOTÍCIAS | PESQUISAS E ESTUDOSPROTEÇÃO DE DADOS