Últimas notícias

Fique informado

Privacidade é desafio nos testes do Drex, adiado para maio de 2024

25 de agosto de 2023

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Pagamentos com criptomoedas passam a ser aceitos pelo Banco do Brasil

Os pagamentos com criptoativos devem ser feitos dentro da plataforma

17 de fevereiro de 2023

4 tendências para o mercado de pagamentos em 2023

Em 2023, essas tendências devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades, além de novidades que prometem revolucionar o setor

30 de dezembro de 2022

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito. 

17 de novembro de 2022

Nesta segunda-feira, 21, o Banco Central informou atraso no desenvolvimento do Drex – o real digital brasileiro

Especialistas falam sobre conformidade regulatória, características de qualidade e confiança do Real Digital.

Nesta segunda-feira, 21 de agosto o Banco Central informou atraso no desenvolvimento do Drex – o real digital brasileiro – e revisou o cronograma da primeira fase de testes. Inicialmente prevista para acabar até março do ano que vem, a etapa piloto deve durar até maio de 2024.

Segundo o BC, a inclusão de participantes na rede tem sido mais lenta do que o planejado e questões de privacidade estão se mostrando um desafio no desenvolvimento da moeda digital. A autoridade selecionou 16 participantes para integrar a infraestrutura em que serão realizados os testes.

De acordo com Stênio Viveiros, principal Consultant Quality da consultoria de tecnologia keeggo, os testes de qualidade são cruciais no cenário das criptomoedas e tecnologias blockchain.

“Os testes asseguram a conformidade regulatória, validação de características de qualidade, performance sob carga, integrações suaves e confiança dos investidores. Através de protocolos específicos e rigorosos, a segurança da rede é garantida, resultando em um ecossistema confiável e bem-sucedido”.

1ª fase

No piloto, serão testadas funcionalidades em duas frentes ao longo de 18 meses. A primeira envolve a troca de dinheiro entre os participantes, usando tanto o real digital propriamente dito quanto o real tokenizado – token de um depósito mantido por instituições financeiras ou de pagamento.

Jonathan Arend, principal Consultant de Cibersecurity da keeggo, explica que o token é um código único e temporário que precisa ser confirmado pelo usuário para que determinada transação aconteça, e reforça: “Eles possuem um prazo de expiração curto, o que o torna inutilizável em pouco tempo e, consequentemente, menos suscetível a golpes”.

O processo será feito em um ambiente simulado, sem envolver transações ou valores reais. A expectativa é que, no fim de 2024, clientes possam fazer as primeiras operações com o real digital.

“Devemos reforçar práticas de conscientização aos usuários, para que evitem compartilhar informações sensíveis e abrir links suspeitos. É importante também que desconfiem de golpes de phishing e de engenharia social, cada vez mais comuns no ambiente digital”, finaliza Arend.

O Banco Central é um órgão federal responsável pelas políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior. Por meio do Copom, define a taxa básica de juros, (Selic) com objetivo de atingir a meta de inflação. A instituição regula e fiscaliza o sistema financeiro e os meios de pagamento, como cartões e o Pix. Também cuida da circulação de cédulas e moedas. Seu atual presidente é Roberto Campos Neto.

Sobre a keeggo

A keeggo é uma consultoria de tecnologia que atua em toda a cadeia de valor dos clientes, com soluções nas áreas de cibersegurança, qualidade de software, desenvolvimento e performance de aplicações, auxiliando empresas e startups em iniciativas de transformação digital.

Entre os clientes atendidos, estão algumas das principais empresas dos segmentos financeiro, telecomunicações, varejo, saúde e educação.

Real digital se chamará Drex, confirma Banco Central

Acontece no dia 03 de agosto, o primeiro webinar entre os líderes das empresas envolvidas no piloto do Real Digital

Febraban é parceira do Banco Central e integra grupo técnico em testes do Real Digital

Temos excelentes artigos sobre o Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. Conheça e acompanhe nossa coluna aqui! Também você pode se interessar por Criptoativos.

25jun(jun 25)18:1527(jun 27)18:15Febraban Tech 2024 - 25 a 27 de junhoO evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho de 2024 e falará sobre inteligência artificial generativa, internet 5G e 6G e outros assuntos18:15 - 18:15 (27) gmt Transamerica Expo Center - São Paulo, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

Inteligência Artificial (IA) e Resiliência Cibernética: Insights para o Board, CEO, CIO e CISOs

Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação

Leia mais sobre Privacidade e Proteção de Dados em nossa coluna dedicada a esse tema. São artigos sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Aqui!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!