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Prefeitura de São Paulo emite primeiro Certificado Digital como Autoridade de Registro da AC Safeweb

Prefeitura de São Paulo emite primeiro Certificado Digital como Autoridade de Registro da AC Safeweb

12/09/2019

Desde junho, a prefeitura é a primeira prefeitura do país a tornar-se Autoridade de Registro para a emissão de Certificação Digital de seus servidores

Na última segunda-feira (09) foi emitido o primeiro Certificado Digital da AR Prefeitura de São Paulo para o secretário da Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg.

Luiz Carlos Zancanella e Daniel Annenberg

Estiveram presentes no momento da emissão, a secretária adjunta de Inovação e Tecnologia, Marianna Sampaio, o presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella e o agente de registro, que será responsável pelas emissões, Eduardo Suzuki.

A Autoridade de Registro Prefeitura de São Paulo, vinculada a AC Safeweb, é um projeto pioneiro na área e pretende proporcionar mais agilidade e segurança na administração de processos digitais dos órgãos municipais.

A previsão é que 2.000 Certificados Digitais sejam emitidos e que logo todos os setores administrativos deem fim ao uso de papel.

A segurança das transações eletrônicas é garantida pelos Certificados Digitais que serão utilizados pelos servidores. Utilizado já por muitas empresas e pessoas físicas, o Certificado Digital já automatizou e facilitou diversos processos digitais.

A proposta é que o seu uso seja cada vez mais ampliado e disseminado por toda população brasileira, e projetos como esse são pioneiros para essa transformação digital.

Sobre Safeweb

História da Safeweb

Fundada em 1996, a Safeweb iniciou sua trajetória com o desenvolvimento de soluções para automação e gerenciamento de edifícios inteligentes.

Em 2001, quando o então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso assinou a Medida Provisória 2.200-2, que reconhecia a validade jurídica de documentos assinados digitalmente, a Safeweb direcionou suas atividades para a área da Segurança da Informação, tornando-se a primeira empresa do estado do Rio Grande do Sul a trabalhar com esta tecnologia.

Alguns anos depois, em 2005, um novo marco de pioneirismo, o credenciamento da Autoridade de Registro (AR) Safeweb, a primeira AR ICP-Brasil no estado.

Dois anos depois, com a instituição do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a Safeweb passou a disponibilizar solução para geração de documentos fiscais eletrônicos, utilizando os modernos conceitos de software como serviço e computação em nuvens.

Batizado como eNota Safeweb, o sistema disponibiliza versão para geração de Notas Fiscais eletrônicas, Notas Fiscais de Serviços Eletrônicos, Notas Fiscais do Consumidor eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos, atendendo assim demandas de pequenas, médias e grandes empresas, de todos os segmentos empresariais.

Em 2011 a Safeweb inovou novamente com a implantação de uma Autoridade de Atributo dando suporte ao SASS – Safeweb Authentication for Secure Solution, uma solução web para gestão de acesso a sistemas seguros, que agrega Certificados de Atributos aos Certificados Digitais.

Em 2014 obteve o credenciamento junto a ICP-Brasil para atuação como Autoridade Certificadora (AC) Autoridade de Carimbo de Tempo (ACT), passo definitivo rumo a nacionalização da empresa. No ano seguinte a Safeweb disponibilizou o serviço de PSS ICP-Brasil, Prestador de Serviço de Suporte, ofertando sua estrutura de data center para que outras Autoridades Certificadoras terceirizassem a contratação de seus data centers.

O PSBio ICP-Brasil, Prestador de Serviço de Biometria, foi implementado em 2016, mesmo ano em que a Safeweb consolidou presença em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

 

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