Últimas notícias

Fique informado

Saúde aposta em low-code para sistemas online de laudos

15 de dezembro de 2022

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

A programação low-code traz agilidade, reduz chances de brechas na segurança e permite um sistema integrado

Com a correria das emergências hospitalares e o alto fluxo de atendimento, ter agilidade para laudar exames é essencial para o bom andamento de clínicas e hospitais.

Pensando nisso, uma empresa de software de gestão na área de saúde, que é responsável pela aplicação de sistemas em grandes hospitais, clínicas e planos de saúde, desenvolveu, junto com a Digital Alchimia, consultoria especializada em aplicações low-code, através da plataforma OutSystems, a versão web do seu sistema de laudos médicos.

A nova versão pode ser acessada de qualquer notebook ou tablet usado pelos médicos, radiologistas e transcritores, sem a necessidade de fazer o laudo apenas no desktop que tinha o sistema anterior instalado.

Com isso, os médicos e os pacientes ganharam mais agilidade, praticidade e ainda mais segurança. A mudança impactou positivamente mais de 274 mil médicos e radiologistas e cerca de 85 clientes dessa empresa.

“O low-code já vem despontando como o futuro do desenvolvimento de soluções rápidas e agora, mais protegidas. Esse tipo de programação é mais segura do que as desenvolvidas em outras linguagens”, diz Rafael Pereira, especialista em TI e à frente da Digital Alchimia, consultoria responsável pela programação e implementação do projeto.

Não à toa, uma das principais empresas mundiais de pesquisa em tecnologia, o Gartner, estima que até 2025, cerca de 70% dos softwares corporativos desenvolvidos no mundo serão baseados na tecnologia low-code.
 

Segundo Rafael, a versão web trouxe tecnologias atuais como WEB Reativo, layouts responsivos e melhorias de segurança. Além de atualizações que não podiam ser feitas na versão desktop. Com esse projeto, foi possível expandir a base de clientes, além de facilitar a implementação e adoção do laudário – uma vez que não era mais necessário instalar o programa em cada computador de cada médico. “Com o uso do low-code para fazer a versão web do carro-chefe da companhia, a empresa ganhou mais competitividade no mercado, acelerou a entrega de laudos possibilitando o médico realizar o laudo de casa ou do escritório apenas usando notebook, e não precisa mais fazer atualizações o tempo todo uma vez que o sistema é online e integrado em tempo real”, explica o especialista.

Para esse projeto, foram criadas quatro aplicações em low-code, que juntas formam o ecossistema de configuração, edição e ferramenta de trabalho dos médicos na rotina de laudos dos exames.

“Dois desenvolvedores especializados nessa tecnologia trabalharam por nove meses para tirar do papel as quatro aplicações que juntas fazem integração com o AWS (Amazon Web Services) para leitura em tempo real das imagens dos exames. A versão web do sistema de laudos conta com tecnologia WEB Sockets, que permite a aplicação online, conversa com o computador do médico e realiza integrações com programas instalados para visualização de imagens. Além disso, o sistema também oferece a opção do médico gravar o laudo com sua voz ou até mesmo falar o laudo convertendo linguagem em textos (Spech To Text), sem precisar escrever”, conta Rafael. 

Tecnologia low-code transforma a relação entre pacientes, médicos e operadoras de saúde

Setores de saúde e financeiro sofrem com conteúdo indesejado na web

Os impulsos da pandemia para a transformação digital na saúde

Em novembro 2024, o Crypto ID completa uma década de sucesso

E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.