A empresa, no Brasil há 63 anos, adotou o modelo híbrido de trabalho, lançou um portal exclusivo para comunidade médica e sete novos produtos
Muitas vezes é preciso desconstruir alguns modelos para criar formatos de negócios que vão além do que se imaginava como premissa inicial.
A pandemia acelerou este movimento e fez com que muitas corporações se reinventassem para manter o ritmo de negócios, mesmo em um cenário desafiador, tanto do ponto de vista da saúde quanto da economia.
Este é o caso da farmacêutica italiana Zambon, atuante no Brasil há 63 anos e que fechou o ano com um crescimento de 23%, superando a meta prevista pela matriz italiana para 2021.
A empresa é referência no País em produtos da linha respiratória, que tem entre os destaques o expectorante Fluimucil®, o xarope Seki®, além de atuar no mercado de Saúde Feminina, Dor, Sistema Nervoso Central e Doenças Raras.
Segundo o presidente da Zambon no Brasil, Rogério Frabetti, o resultado é fruto do aumento de eficiência operacional com investimentos em restruturação, pesquisas, novas tecnologias, digitalização de várias áreas e adoção do Novo Modelo Operacional Híbrido, que também tem contribuído, segundo pesquisas internas realizadas pela diretoria de RH, para a saúde mental e qualidade de vida dos colaboradores na subsidiária brasileira.
Não é por acaso que a farmacêutica foi reconhecida, em dezembro, como uma das 30 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo GPTW Indústria 2021 na categoria Médias (100 a 999 funcionários).
“A pandemia expôs uma revolução que já vinha acontecendo no mercado de trabalho brasileiro e que representa uma quebra de paradigmas na gestão de pessoas, reforçando um olhar mais humanizado das lideranças. A adoção do trabalho híbrido trouxe flexibilidade e equilíbrio para muitos colaboradores, que também sentiam falta da interação mais próxima com os colegas”, destaca.
Uma das principais estratégias dentro deste novo modelo de trabalho híbrido-digital é o portal MedZone, que oferece aos profissionais de saúde uma série de conteúdos que buscam aprimorar o relacionamento com os pacientes no mundo digital.
A proposta do portal é entender cada um dos seus clientes – profissionais de saúde, pontos de venda e consumidores – para personalizar esse contato e, assim, estreitar o relacionamento.
O portal disponibiliza informações sobre a prática médica digital, incluindo conteúdo atualizado sobre medicina e o uso das ferramentas digitais para auxiliar o dia a dia da prática clínica, tais como telemedicina e prontuário eletrônico. Possui, ainda, uma área de soluções digitais, com informações sobre o uso de mídias digitais e redes sociais, além de orientações sobre como estas podem auxiliar o atendimento e a comunicação com os pacientes. Há ainda materiais de educação médica continuada com aulas gravadas, webinars, estudos científicos e podcasts, além de informações completas sobre as linhas terapêuticas e os produtos Zambon.
Além do investimento em transformação digital e adoção de um novo modelo operacional, o resultado da Zambon também foi impulsionado por lançamentos em alguns segmentos que serão foco ao longo de 2022. Além de novidades na área respiratória, a Zambon trouxe ao Brasil a mais recente e avançada terapia para o tratamento de Parkinson, que tem como principal componente o ativo Mesilato de Safinamida – um inibidor de MaoB (monoamina oxidase) com duplo mecanismo de ação: dopaminérgico e glutamatérgico. Estudos de longo prazo demonstram que a combinação de safinamida com o levodopa melhoram significativamente o humor e as funções motoras, aumentando o tempo on do paciente, que se mantém muito mais ativo e funcional com a terapia”1-5.
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