O MDIC comunicou a priorização do setor de Biotecnologia e Diagnóstico como um dos vetores centrais para políticas públicas
Estratégias de desenvolvimento terão a liderança da ANBIOTEC Brasil
Durante a Hospitalar 2025, a ANBIOTEC Brasil entregará o “Manifesto em Defesa do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Brasil” às autoridades presentes no Encontro de Lideranças, que será realizado com o apoio da feira Hospitalar e da Informa Markets
O Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) comunicou estrategicamente, nesta sexta-feira (16), a priorização do setor de Biotecnologia e Diagnóstico como um dos vetores centrais para as políticas públicas que visam potencializar o desenvolvimento estrutural e competitivo que envolve a cadeia produtiva em todo o país.
Para viabilizar essa estratégia de desenvolvimento, a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Saúde (ANBIOTEC Brasil) será a entidade que vai liderar as iniciativas governamentais, com o apoio da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) para potencializar os resultados da política nacional de inovação setorial.
A deliberação foi discutida em Brasília, durante a segunda sessão técnica do subgrupo M2-C7, com escopo analítico específico sobre dispositivos médicos (equipamentos médicos). No âmbito deste subgrupo, o GT “Desafios de Adensamento das Cadeias Produtivas” desenvolve estratégias para coordenar medidas estruturantes, alinhadas ao plano nacional de política industrial de longo prazo, Nova Indústria Brasil (NIB), do Governo Federal.
Segundo a presidente-executiva da ANBIOTEC Brasil, Vanessa da Silva, a entidade desenvolverá um esforço multissetorial com associações representativas da indústria, com o propósito de analisar as proposições de maior densidade e impacto estratégico, a serem formalmente submetidas ao MDIC e ao vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin. O protocolo para apresentação das ações estratégicas ao governo federal está agendado para 6 de junho deste ano.
“A ANBIOTEC Brasil está honrada em receber essa incumbência do Governo Federal e liderar a pauta do setor de Biotecnologia e Diagnóstico e estamos comprometidos em trabalhar juntos para fortalecer a indústria de Biotecnologia do Brasil, pauta que defendemos ao longo desses 15 anos da entidade”, afirmou a presidente-executiva da Associação.
Manifesto em defesa do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Brasil será assinado por lideranças do setor
Nesse cenário, a ANBIOTEC Brasil, que completa 15 anos atuando como a maior rede nacional de conexões e negócios do setor brasileiro de Biotecnologia, participará da Feira Hospitalar 2025 com pleitos importantes para essa cadeia produtiva no âmbito da saúde.
Está previsto para ocorrer nesta quarta-feira, 21 de maio, às 17h, a assinatura e entrega do Manifesto em Defesa do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Brasil às autoridades presentes no Encontro de Lideranças da Saúde, evento que a ANBIOTEC Brasil realizará pela primeira vez na Hospitalar, contando com o apoio da organização do evento e da Informa Markets.
Esse manifesto vai abordar pontos como a importância da redução de custos e barreiras para a certificação de produtos Biotecnológicos, uma vez que hoje, o registro do produto é vinculado ao local onde o lote piloto é testado, e não onde ele é desenvolvido, condição que resulta em perda de direitos sobre o registro desenvolvido e dificulta o acesso a mercados competitivos.
Também abordará a demanda das empresas do setor por incentivos fiscais e mitigação de riscos. Segundo os empresários do setor, incentivos e colaborações estratégicas por parte do governo federal junto a investidores privados para formação de fundos dedicados e programas de apoio que reduzam riscos financeiro poderiam fomentar a confiança dos investidores ao demonstrar o compromisso com o sucesso dos projetos da cadeia produtiva de saúde nacional.
Essas empresas irão se pronunciar no Encontro de Lideranças da Saúde, que tem o objetivo de apresentar os desafios e propostas para o fortalecimento do setor junto a nomes da esfera pública e de stakeholders, a partir dos seguintes eixos centrais: Inovação, Produção e Comercialização.
Para isso, o encontro, que já tem a confirmação de cerca de 400 pessoas, receberá autoridades como Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC) e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Há ainda a confirmação de presença de Danielle Assafin, Diretora da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e de representantes do Instituto Butantã, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), dentre outros convidados.
Além do Encontro de Lideranças da Saúde, a ANBIOTEC Brasil contará com a Ilha de Inovação, com a participação de suas associadas e as soluções mais avançadas para os setores de biotecnologia para Saúde Humana, Saúde Animal e Veterinária, Agronegócios e Meio Ambiente, atuando nos mercados de Diagnóstico In Vitro (IVD), Diagnóstico Molecular, Genética, Produtos e Insumos Biotecnológicos para fins industriais e demais soluções bioinovadoras, como Biomateriais para reconstituição de tecido, óssea e celular; além do Business Lounge para as rodadas de negócios.
15 anos de representatividade
A ANBIOTEC Brasil reúne atualmente 70 associados, sendo 30% exportadores. São empresas e instituições nacionais que faturam, juntas, mais de R$ 4 bilhões ao ano e atuam no mercado nacional e internacional, com foco no desenvolvimento e fabricação de produtos e insumos biotecnológicos de alto investimento e valor agregado.
Os associados entregam soluções nas áreas de Saúde Humana, Saúde Animal e Veterinária, Agronegócios e Meio Ambiente, atuando nos mercados de Diagnóstico In Vitro (IVD), Diagnóstico Molecular, Genética, Produtos e Insumos Biotecnológicos para fins industriais e demais soluções bioinovadoras, como Biomateriais para reconstituição de tecido, óssea e celular.
Nos 15 anos de atuação – e também de participação na Feira Hospitalar -, a ANBIOTEC Brasil a entidade tem apoiado a cadeia produtiva em ações de representatividade e competitividade setorial, buscando sempre o diálogo entre todos os atores da cadeia produtiva, desde startups a empresas de grande porte.
“A nossa participação na Hospitalar 2025 celebra todos esses anos de ações em prolda cadeia produtiva, que defende um ambiente regulatório cada vez mais seguro e robusto no país e atua com o desafio de ser a cada dia uma indústria competitiva frente ao mercado global, diminuindo a dependência tecnológica e visando, em futuro próximo, maior sustentabilidade através de um processo produtivo cada vez mais nacional, gerando mais produtos e, consequentemente mais empregos, riqueza e qualidade de vida à população brasileira”, conclui a presidente executiva da ANBIOTEC Brasil, Vanessa da Silva.
Serviço:
Feira Hospitalar 2025
Data: 20 a 23 de maio, terça-feira a sexta-feira
Horário: das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Jabaquara, São Paulo)
Informações sobre a feira: https://www.hospitalar.com/pt/home.html
Lançamento do Manifesto pela Competitividade da Cadeia Produtiva da Biotecnologia – Encontro das Lideranças da Cadeia Produtiva da Saúde
Data: 21 de maio
Horário: ÀS 17h00
Endereço do evento: Sala 208, do Mezanino do São Paulo Expo
Ilha de Inovação Anbiotec Brasil
Local: Rua E-149, do Setor de Diagnósticos & Laboratórios
Modernização da ICP-Brasil não começou agora, diz Edmar Araújo
Universo TOTVS anuncia programação da Arena Dev com grandes nomes do cenário tech
MV Revoluciona a Saúde Digital na Hospitalar 2025: IA, Fusões e a Trajetória de um Líder
em 2025 O Crypto ID é partner de Mídia dos evento:
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia!

A adoção de novas tecnologias tem redefinido o setor de Saúde. Essas inovações têm melhorado diagnósticos, agilizado rotinas administrativas e reforçado a segurança de dados.
Nosso conteúdo editorial acompanha esse cenário em constante evolução, orientando decisões de investimento e compliance com foco em tecnologia.
Conheça outros artigos sobre o setor da Saúde e como elas estão moldando o futuro da medicina!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!