Em 2021, o grupo Fleury já havia sido alvo de um ataque de “ransomware”— sequestro de dados pessoais seguido de extorno — reivindicado pelo grupo hacker russo REvil, nesse domingo, dia 7 de maio, faz um novo comunicado sobre ocorrência de um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação.
Ataques a redes de saúde tem sido cada vez mais frequentes uma vez que a interrupção de seus serviços pode ocasionar óbito de pacientes internados ou dos que aguardam o restabelecimento dos sistemas para receberem até mesmo os primeiros socorros.
Desta forma, o pagamento de resgate normalmente não pode seguir os tramites de negociações de outros setores mens críticos e isso basta para que esse setor seja uma das prioridades de ataques hackers.
Segundo a carta que pode ser conferida a seguir o laboratório informa que as unidades seguem atendendo os clientes com sistemas já restabelecidos, no entanto, parece que alguns clientes ainda estão com de agendar exames e acessar seus resultados é o que nos indica o site de denúncia de atendimento ao consumidor.
Carta publicada dia 7 de maio
FATO RELEVANTE
O Fleury S.A. (“Fleury” ou “Companhia”), em atendimento ao parágrafo 4º do artigo 157 da Lei n.º 6.404/76 e à Resolução CVM 44/21, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral, que confirmou na data de hoje, dia 07 de maio de 2023, às 19h:09min a ocorrência de um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação.
Desde o momento inicial das indisponibilidades, a Companhia acionou seus protocolos de segurança e controle com o objetivo de minimizar os eventuais impactos em suas operações, contando com o apoio de empresas especializadas e de referência nessa área de atuação.
Estamos gradualmente normalizando nossas operações de forma controlada, com os devidos testes de segurança sendo executados, priorizando a integração automática de sistemas em hospitais em nossos ambientes, que vem ocorrendo de forma gradativa.
As Unidades seguem atendendo nossos clientes com sistemas já restabelecidos.
A Companhia mantém atualizações frequentes e adota tecnologias disponíveis para preservar um adequado nível de proteção ao seu ambiente tecnológico, tendo inclusive investido substancialmente nos últimos 3 anos em sua estrutura de tecnologia, de forma a prevenir e proteger a segurança da informação, o que foi essencial para minimizar os efeitos de tal ataque em suas operações.
Além disso, a Companhia continua a investigação e avaliação das circunstâncias do ataque e apuração da extensão do incidente, enquanto trabalha diligentemente para tomar todas as medidas necessárias para limitar os danos causados e reestabelecer o pleno funcionamento do ambiente de tecnologia.
A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre eventuais fatos relacionados que devam ser divulgados.
São Paulo, 7 de maio de 2023.
JOSÉ ANTONIO DE ALMEIDA FILIPPO Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores
As entrevistas que o Crypto ID realizou recentemente apontam o quão o setor de saúde é uma área crítica para os ciberataques.
Um ataque de Ransomware a um hospital, um laboratório ou a uma operadora de seguro saúde pode causar danos irreparáveis. Assista a entrevista em duas partes com Sergio Muniz Diretor de Gestão de Acesso e Identidades da Thales para América Latina e com Octavio Cazonato Neto que é Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC do Grupo Trasmontano. Parte I e Parte II – Direto no Youtube!
Hospitalar 2023- 23 a 26 de maio
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.