Últimas notícias

Fique informado

Memed e a Beep Saúde lançam plataforma para prescrições digitais de vacinas em conformidade com a LGPD

2 de junho de 2021

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

Diferenças entre verificador de Assinaturas Digitais e validador de Documentos Digitais

Como garantir que a versão digital é original e não sofreu alterações até chegar à tela do seu computador ou smartphone? Confira a entrevista com Marcelo Buz.

28 de abril de 2020

A Memed e a Beep Saúde firmam uma importante parceria para ampliar as possibilidades de manutenção do calendário vacinal dos pacientes em dia, sem precisar sair de casa.

A Memed é pioneira e líder no mercado de prescrições médicas digitais e a Beep Saúde é uma healthtech brasileira que utiliza tecnologia para oferecer serviços de saúde a domicílio com vacinação e exames laboratoriais.

A parceria prevê a emissão de prescrições digitais de vacinas e descontos em agendamentos para vacinação a domicílio. Para que a ação fosse possível, a startup pioneira em prescrições digitais atualizou todo o seu banco de vacinas para garantir que os imunizantes disponibilizados pela Beep pudessem ser prescritos pela plataforma da Memed.

A prescrições digitais de vacinas oferece muita comodidade aos pacientes que não precisam mais se descolocarem ao consultório médico para obter a prescrição e elimina o deslocamento até hospitais, clínicas ou postos de saúde.

Como forma de incentivo a Beep Saúde oferece aos pacientes que agendarem a vacinação a partir da plataforma descontos no preço do imunizante.

Os médicos cadastrados poderão também acompanhar o cumprimento do calendário de vacinação no momento da consulta, bem como melhorar a adesão do paciente ao tratamento prescrito por ele. Se você é médico acesse aqui!

Marília Sabbato, Head de Novos Negócios Pharma da Memed

Para entender como funciona a plataforma e quais são as garantias de privacidade dos dados e da autoria das prescrições digitais, conversamos com executiva Marília Sabbato, Head de Novos Negócios Pharma da Memed.

Ela inicia a entrevista esclarecendo que “essa aliança conta com muitos pontos positivos tanto para os pacientes, quanto para os médicos porque contribui para que o médico faça uma prescrição adequada, o paciente receba em seu celular, com opção de agendamento no mesmo momento, com a facilidade de vacinação domiciliar e sem custo adicional”.

Crypto ID: Como os médicos assinam as prescrições digitais de vacinas na plataforma da Memed? Também precisam utilizar certificados digitais ICP-Brasil? Se não, qual é o tipo de autenticação utilizada para acesso às duas plataformas, Memed e Beep?

Marília Sabbato: As prescrições digitais de vacinas na plataforma da Memed devem ser assinadas por médicos com certificado digital que atenda às normas do ICP-Brasil, em conformidade com a legislação atual.  Neste contexto, a plataforma da Memed pode ser integrada com certificados digitais emitidos por qualquer certificadora. 

Crypto ID: Como é validada a identidade digital dos médicos?

Marília Sabbato: O médico, ao se inscrever na Memed, deve se cadastrar com o seu número de registro profissional. Além disso, toda a receita digital de medicamento controlado deverá ser assinada com certificado digital ICP-Brasil.

Após a emissão da receita, a identidade do médico e status no CFM são validados no portal do validador do ITI. Desta forma, o certificado possibilita avaliar:

A Integridade do documento: ter certeza que o documento não foi alterado depois de assinado (por exemplo, o paciente não alterou a vacina prescrita).

Comprovação de autoria: identificar especificamente o autor do texto e data da assinatura.

A validação no site do ITI confirma não apenas a autoria (assinado pelo Fulano), mas também valida que o mesmo é um médico com CRM ativo (assinado pelo Dr Fulano – CRM/SP XXX). 

Crypto ID: Sobre os dados dos pacientes, como são armazenados e acessados pelo médico, farmácia e paciente?

Marília Sabbato: Todos os dados dos pacientes são protegidos pela LGPD. Por ser uma plataforma que os médicos utilizam para realizar suas receitas médicas, os dados que o profissional insere na prescrição ficam todos armazenados e a Memed apenas pode acessá-los conforme indicado em nossa Política de Privacidade.

No entanto, é importante reforçar que os dados dos pacientes são privativos e só podem ser acessados pelo paciente, médico e por pessoas com as quais o paciente opte por compartilhar.

Para mais informações, nossa política de privacidade para pacientes está disponível em nosso site.

Crypto ID: Tudo está em conformidade com a LGPD?

Marília Sabbato: Sim, a Memed se preocupa. Não há compartilhamento de dados pessoais entre Beep e Memed.

O paciente, se assim desejar, se cadastra ativamente na plataforma da Beep e solicita o agendamento da vacina no seu endereço, de acordo com a prescrição médica. 

Cabe relembrar que a Memed  já realizou projeto de adequação à LGPD, conforme noticiado pelo próprio Crypto ID no artigo: Com apoio da Beijaflore, Memed implementa ações para proteger a privacidade dos usuários da plataforma.

Todo o projeto foi realizado com o apoio da consultoria europeia, Beijaflore, especializada em segurança e privacidade de dados que conta com as certificações ISO 27001 e ISO 9001.

No momento em que a pandemia atinge seu estado crítico, o isolamento social torna-se necessário e, por consequência, o calendário vacinal da população, cada vez mais desatualizado.

Crypto ID: Como funciona a prescrição e o agendamento na prática?

Marília Sabbato: Ao prescrever uma vacina ao paciente pela plataforma da Memed, o médico enviará a receita digital por SMS, Whatsapp, e-mail ou outro canal de preferência.

Em seguida, o paciente receberá a receita em seu celular e, por meio de um voucher de desconto fornecido pelo médico, poderá solicitar o serviço de vacinação em casa, por meio do aplicativo da Beep.

Crypto ID: A plataforma disponibiliza outros serviços da Beep como por exemplo solicitação de exames laboratoriais?

Marília Sabbato: Por enquanto, a parceria abrange apenas as vacinas, mas as empresas pretendem expandir a união. “Após colher os resultados do primeiro trimestre de parceria, avaliaremos as possibilidades de estender a ação para outras frentes

O objetivo é que, no futuro, a parceria seja utilizada por mais de 120 mil médicos inscritos na plataforma da Memed, aumentando a oferta do serviço e, consequentemente, difundindo a prescrição de vacinas pela plataforma.

Sobre a Memed

Pioneira e líder no mercado de prescrições médicas digitais, a Memed atende mais de 250 empresas / instituições de saúde no país como: Prevent Senior, SulAmérica, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Unimed Campinas.

Com uma frente exclusiva de atendimento B2B, disponibiliza todo suporte necessário para uma integração simples e rápida da sua instituição em até 7 dias.

Sobre a Beep Saúde

A Beep Saúde é uma healthtech brasileira que utiliza tecnologia para oferecer serviços de saúde a domicílio, de domingo a domingo, com custo acessível e sem taxas adicionais. Fundada em 2016 pelo médico e empreendedor Vander Corteze, a Beep opera nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Paraná, com vacinação e exames laboratoriais, e um portfólio em contínua expansão.

Farmácias e médicos divergem sobre certificação digital em prescrições

Com apoio da Beijaflore, Memed implementa ações para proteger a privacidade dos usuários da plataforma.

Lei 13.989/2020 que trata da validade da Telemedicina e Prescrição Médica Digital é sancionada pelo Presidente da República

Validador de Documentos Digitais do ITI terá novas funcionalidades

Lei geral de proteção de dados obriga farmácias a se adequarem