Últimas notícias

Fique informado
Não fique de fora dos 7 assuntos mais debatidos em segurança digital para saúde – Ouça

Não fique de fora dos 7 assuntos mais debatidos em segurança digital para saúde – Ouça

30/09/2019

Artigo produzido por E-VAL Saúde

Começamos 2019 a todo vapor.

No primeiro semestre continuamos a trabalhar bastante para que nossas soluções sejam cada vez mais eficientes, participamos da Hospitalar 2019, abordamos vários assuntos importantes sobre segurança digital em nosso blog e no LinkedIn, além das publicações que criamos para sites parceiros do Grupo E-VAL.

Nosso blog continua crescendo, afinal procuramos oferecer um ótimo conteúdo e principalmente, podemos contar com nossos leitores que se interessam e nos apoiam.

Nossos textos refletem o que as pessoas que acompanham as publicações da E-VAL têm procurado conhecer, por isso se você tiver alguma sugestão não deixe de nos avisar que faremos o que estiver ao nosso alcance para investigar o assunto, assim como entender melhor e quais assuntos estão em alta quando se fala sobre segurança digital na saúde. Aproveite para relembrar alguns artigos importantes que selecionamos para você, caso tenha perdido algum.

Como resolver problemas como perda de prontuários?

A perda de um único prontuário pode causar diversos transtornos. É uma situação que pode dificultar muito um tratamento médico. Afinal, também causa a perda de vários registros importantes sobre o paciente. No pior dos casos, a perda de um prontuário pode causar danos irreparáveis, caso seja necessário tomar medidas emergenciais em uma situação de risco, por exemplo. Dessa forma, ao adotar o prontuário eletrônico do paciente a instituição transmite uma boa imagem de sua organização.

Em suma, a perda de prontuários é uma situação que deve ser evitada ao máximo, principalmente em pleno século XXI. Mas, claro, você pode contar com a gente! Confira como neste que foi o nosso post mais visualizado na primeira metade do ano.

Como calcular o retorno de investimento (ROI) em projetos de forma simples

Mas a E-VAL fala de economia também? Sem dúvidas, muitos assuntos relacionados a ela impactam diretamente nossa vida pessoal e profissional. Desse modo, resolvemos produzir um artigo sobre o retorno de investimento. “E por que exatamente?” Bem, o ROI tem sido abordado com frequência em projetos, tanto para processos de transformação digital, quanto para melhoria operacional. Em nosso post, compartilhamos a experiência que possuímos na projeção do retorno de investimento em projetos paperless para a área da saúde.

5 motivos para adquirir uma assinatura digital para o PEP

Vamos começar falando do PEP? Sigla para Prontuário Eletrônico do Paciente, trata-se de um documento digital onde ficam armazenadas diversas informações sobre a saúde de uma determinada pessoa. É a versão moderna, mais prática e segura do tradicional registro médico. É justamente para torna-lo mais seguro que a assinatura digital entra no assunto. Afinal, ela valida a veracidade das informações de documentos eletrônicos, além de garantir outros benefícios, como nós explicamos detalhadamente neste post.

Recomendações de segurança de dados para 2019

“Mas nós já estamos em setembro”. Sim, é verdade. Entretanto, não é motivo para desconsiderar essas informações. Elas continuam importantes e podem ainda ser a base para decisões relativas à segurança digital que só serão tomadas em 2020. Inclusive, a virada de ano não significará que nossas recomendações deverão ser desconsideradas. Afinal, abordamos temas muito importantes para 2019, mas nem todos serão necessariamente concluídos em um ano. O mais provável é que alguns deles ainda possuam relevância por um bom tempo.

Recomendamos a leitura mesmo se você já viu esse texto antes. Já que quando falamos sobre segurança de dados, revisar os tópicos abordados nunca é demais.

Saiba mais sobre o armazenamento de certificados digitais

Para armazenar os certificados digitais, boas práticas são fundamentais. Afinal, eles fornecem uma camada extra de segurança, sendo assim muito importante a preocupação com essas ações.

Por isso, não basta apenas implementar uma política de uso de certificados digitais e chaves criptográficas. Já que também é preciso desenvolver de forma assertiva processos de armazenamento e gerenciamento. Claro, explicamos tudo da melhor maneira possível em mais este artigo do nosso blog.

Os caminhos do Ransomware na saúde

Um assunto muito delicado. Se você acompanha algum portal de notícias relacionadas à tecnologia para saúde, com certeza percebeu como são frequentes os ataques de ransomware e ainda, como isso tem sido cada vez mais comum. Recentemente até falamos sobre essa taxa crescente. Porém, no post sobre os caminhos desse tipo de ataque explicamos como uma instituição relacionada à saúde pode ser afetada e o porquê de cibercriminosos terem certa preferência por essa área. Dessa forma, você pode se prevenir melhor, além de preparar boas medidas de resposta a ataques. Não deixe de se informar sobre esse assunto, afinal, ele é tão atual quanto importante.

Segurança da informação – Práticas e regulação em saúde

Você sabia que as instituições de saúde possuem arquiteturas tecnológicas complexas? É o que afirmou a Pesquisa TIC Saúde de 2016 que, não se enganem, continua atual. Os dados da saúde são valiosos, além de estarem sujeitos a regulações do governo. Pode não ser muito simples lidar com os sistemas de computação, afinal costuma ser necessário que coexistam diversos deles para suportar a operação. É importante entende-los, assim como as normas jurídicas e as boas práticas sobre segurança da informação para saúde.

Para te ajudar a entender melhor todos esses aspectos, nós escrevemos esse artigo em 2018, mas se você ainda não nos conhecia ou acabou perdendo a postagem por algum motivo, chegou a hora de aproveitar a leitura! Mesmo já conhecendo o assunto, nunca é demais falar sobre ciberataques. Será que você já pode dar uma aula sobre segurança da informação? Apostamos que este post pode te ajudar muito a dominar as informações necessárias!

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

  Leia outros artigos da E-Val Saúde