Novo estudo da Mayo Clinic Proceedings sugere que a realidade virtual pode ser uma ferramenta eficaz para reduzir a ansiedade pré-operatória
A cirurgia cardíaca é um procedimento médico sério e invasivo, o que pode ser intimidador para o paciente. Um novo estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings sugere que a realidade virtual (RV) pode ser uma ferramenta eficaz para reduzir a ansiedade pré-operatória em pacientes mais velhos que irão passar pela primeira cirurgia cardíaca aberta.
Embora grande parte da pesquisa até agora, utilizando Realidade virtual, tenha envolvido populações de pacientes mais jovens, esses resultados indicam que a Realidade virtual imersiva foi eficaz e bem tolerada em pacientes mais velhos.
Essas reduções na ansiedade são particularmente significativas, dado o vínculo conhecido entre a ansiedade pré-operatória e os resultados negativos pós-operatórios, como aumento da dor, redução da atividade e aumento no uso de medicamentos.
“Esta pesquisa representa um avanço na melhoria da experiência do paciente e, eventualmente, na aplicação dessa abordagem para aprimorar a recuperação pós-operatória”, diz o Ph.D. Jordan Miller, pesquisador de doenças cardiovasculares na Mayo Clinic e autor sênior do estudo.
O Dr. Joseph Dearani e o Dr. John Stulak, ambos cirurgiões cardíacos na Mayo Clinic, envolvidos no estudo, enfatizam a importância do estado emocional antes e depois de uma cirurgia cardíaca.
“Atualmente, oferecemos musicoterapia e massoterapia após a cirurgia cardíaca, pois sabemos o impacto negativo que a ansiedade elevada tem na recuperação pós-cirurgica. Nossa equipe está agora explorando uma implementação mais ampla da RV — que pode ser utilizada a qualquer momento e em qualquer lugar, dentro ou fora do hospital — durante todo o episódio cirúrgico para avaliar melhor o seu impacto nos resultados clínicos.”
Diferentemente dos medicamentos tradicionais para ansiedade que podem apresentar desvantagens, como a maior dificuldade em posicionar o tubo que auxilia a respiração do paciente durante a cirurgia e o tempo prolongado para removê-lo após o procedimento, a Realidade virtual oferece uma alternativa não farmacológica. O estudo também enfatiza o potencial da RV como uma ferramenta flexível, com a versão em tablet oferecendo uma alternativa viável para pacientes suscetíveis ao enjoo causado pela Realidade virtual.
A pesquisa incluiu 100 participantes com alguma cirurgia cardíaca aberta programada. Cada paciente utilizou um monitor para registrar os sinais vitais e completou um teste padronizado de ansiedade, clinicamente validado, antes e depois da intervenção com a RV no dia da cirurgia.
O teste pedia para que os pacientes avaliassem o seu estado atual com 20 questões relacionadas a sentimentos que variavam de tranquilo a angustiado. Os participantes classificaram cada sentimento em uma escala de 1 a 4, sendo 1 “nem um pouco” e 4 “muito”.
Metade dos participantes foi designada a usar um tablet com RV, enquanto a outra metade utilizou óculos de RV imersivos enquanto aguardavam na área de preparação antes da cirurgia. A RV proporcionou uma experiência de 10 minutos em meio à natureza, com respiração guiada, enquanto os pacientes observavam árvores e uma margem de água que se transformava ao longo das quatro estações do ano.
O tablet exibiu um vídeo do conteúdo visto pelos pacientes na Realidade virtual, enquanto os que utilizaram os óculos de RV imersivos puderam explorar o ambiente ao seu redor, identificando elementos que os ajudavam a avançar pela cena. Ambas as abordagens reduziram a frequência cardíaca dos participantes, mas não alteraram a taxa de respiração e os níveis de oxigênio.
No geral, as pontuações de ansiedade diminuíram em média 2 pontos com o tratamento do tablet e 2,9 pontos com os óculos de RV. Além disso, os pesquisadores notaram que as pontuações melhoraram significativamente em até 7 das perguntas relacionadas à ansiedade, tanto com o uso do tablet quanto com o uso dos óculos de RV.
Várias dessas respostas representam uma mudança de perspectiva mais positiva em relação aos sentimentos negativos anteriores — uma descoberta que faz os pesquisadores se sentirem otimistas quanto à capacidade da RV de tornar a cirurgia menos estressante para os pacientes.
Sobre a Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, experiência e respostas a todos que precisam de cura.
Atestado Médico Pós-Carnaval: Validação Eletrônica e Segurança Jurídica
PsycoAI revoluciona cuidados geriátricos com Inteligência Artificial no Brasil
Neurociência: tecnologia impulsiona e inova a pesquisa sobre o cérebro humano
Alerta na Saúde: como proteger hospitais contra ciberameaças na Internet das Coisas Médicas (IoMT)
O setor de Saúde tem experimentado um crescimento significativo, aliado a avanços constantes e inovações tecnológicas, especialmente com uso da Inteligência Artificial. Esses progressos têm trazido benefícios tanto na precisão dos diagnósticos médicos quanto na otimização de processos burocráticos, como o gerenciamento de documentos e prontuários eletrônicos. A integração dessas tecnologias não só aprimora a qualidade do atendimento, mas também aumenta a eficiência operacional e reduz erros humanos.
Conheça mais sobre os conteúdos de tecnologia no setor da Saúde e como elas estão moldando o futuro da medicina!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!