Últimas notícias

Fique informado

Prescrição Médica é assinada com Certificado Digital – Ouça

06/02/2020

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

ICP-Brasil e o cenário da LGPD. Por Marcelo Buz

Agosto de 2020 é o prazo para a entrada em vigor da LGPD, inspirada no Regulamento (UE) 679/2016 do Parlamento Europeu DE 2016.

30/01/2020

Saiba como se adequar à LGPD

Faltando menos de um ano para que a LGPD entre em vigor, ainda existem muitas dúvidas por parte das empresas em relação aos impactos práticos.

07/01/2020

Neste artigo vamos te mostrar os benefícios da Prescrição Médica com Certificado Digital e como ela impacta no meio ambiente e na saúde das clínicas, consultórios e também do governo

Por Certisign

Quem já ficou doente sabe que ter o tratamento certo é essencial para a reversão do quadro. Afinal, identificar a enfermidade é apenas o primeiro passo do processo pelo qual todo paciente passa. Para receber os medicamentos corretos, o profissional de saúde usa a Prescrição Médica, agora esse documento importante pode ser enviado de maneira virtual.

Prescrição Médica com Certificado Digital

Primeiro, vamos entender o que é uma prescrição médica

Prescrever um tratamento é um dos atos mais comuns para os profissionais de saúde, mas diferente do que os pacientes acreditam, a Prescrição Médica é muito mais do que um papel usado para adquirir todos os remédios receitados pelo seu médico.

O profissional precisa:

1.Definir o problema do paciente de acordo com sua análise clínica e com a ajuda de exames complementares,

2.identificar qual é o objetivo do tratamento (tirar a dor, cessar a infecção, melhorar a flora intestinal, entre outros),

3.identificar se é o melhor tratamento para o paciente (se ele é alérgico, se existem remédios genéricos mais em conta, qual a aplicabilidade do tratamento, se será via oral, intravenosa, etc),

4.realizar a prescrição de maneira legível e clara,

5.fornecer todas as informações e recomendações ao paciente na prescrição

6.e, por fim, monitorar o tratamento.

Outros cuidados

Para realizar a prescrição médica é preciso entender o tipo de receita que será dada ao paciente, qual a via de administração, se o remédio é comercial ou genérico, sua posologia, tempo de uso e indicação, assim como os principais efeitos colaterais e advertência (tomar em jejum, não utilizar com medicamentos específicos).

No Brasil, alguns medicamentos são controlados por uma receita especial, que usualmente dizemos que fica “presa” na farmácia. O documento garante o controle de medicamentos fortes que não podem ser usados sem a prescrição médica por causarem efeitos colaterais fortes ou que causam dependência.

Como funciona a prescrição médica com Certificado Digital?

A Prescrição Médica Digital é um documento similar a já usada no Brasil. A diferença é que ela usa a assinatura digital do médico por meio do uso de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Dessa maneira o documento se torna mais seguro e ágil tanto para o paciente quanto para o médico. Entre os benefícios estão:

• rastreabilidade da assinatura digital;
• redução no uso de papel;
• impossibilidade de falsificação de carimbo do profissional de saúde;
• evita fraudes;
• armazenamento digital;
• facilidade na hora de comprar o seu medicamento.

Na prática como funciona?

É comum termos dificuldade na hora de ler as prescrição médica. Com o documento digital, a leitura não fica comprometida, o que também evita erros na hora de adquirir o medicamento certo. Também é preciso levar em consideração que com o uso da prescrição médica, o controle feito pelo farmacêutico é mais rápido e ágil.

Prescrição Médica Digital ajuda a combater fraudes

De acordo com dados do Conselho de Farmácia por ano são emitidas mais de 3 bilhões de prescrições médicas. Isso sem contar as fraudes que são deflagradas pela polícia em todo o Brasil. Não há um dado único sobre os valores que a falsificação de receitas, por isso os farmacêuticos precisam sempre estar atentos a essa possibilidade.

O uso da Prescrição Médica com Certificado Digital reduz de maneira brusca essa prática, já que as chaves são únicas e precisam ser lidas por decodificação no sistema das farmácias. Sabe-se também que mesmo que uma falsificação seja realizada, o documento permite que aquela assinatura seja rastreada, já que para tirar o Certificado Digital é preciso ir pessoalmente a uma Autoridade Certificadora com todos os seus documentos em mãos. O que anula as chances de alguém que comete um crime de não ser identificado e julgado.

Fonte: Certisign Explica

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!