Últimas notícias

Fique informado

Tecnologia para idosos: como a inclusão digital ajuda no bem-estar da terceira idade

30 de setembro de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Porém, pensando que as pessoas mais velhas não nasceram em tempos digitais, qual é o impacto que esses apps podem promover na vida dos idosos?

Os aplicativos já fazem parte da realidade da população e o volume destes aumentam a cada dia por conta da facilidade que gera no dia a dia das pessoas.

Porém, pensando que as pessoas mais velhas não nasceram em tempos digitais, qual é o impacto que esses apps podem promover na vida dos idosos? O Dia do Idoso, celebrado no dia 1० de outubro, nos leva a debater sobre a inclusão digital para esse público, que além de promover o relacionamento com o mundo atual, pode também beneficiá-los.   

O tema se torna ainda mais importante quando observamos que a população acima dos 60 anos está crescendo no país.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora apontou que o número de idosos no Brasil passou de 29,9 milhões em 2020 e deve alcançar 72,4 milhões até 2100.   

No setor da saúde, players especializados em tecnologia, já estão antenados a esse aumento da longevidade e criando aplicativos pensando também nos benefícios que podem trazer a esse público.

A MV, multinacional especializada na Transformação Digital da Saúde no Brasil e na América Latina, desenvolve tecnologias inovadoras como o aplicativo Personal Health, criado pela divisão da empresa Global Health focada em tratar da saúde e não da doença com soluções preventivas.   

Nesta linha, o aplicativo possibilita que o paciente tenha todo o seu histórico patológico na palma da mão e permite o monitoramento da saúde do paciente mesmo após sua saída da instituição de saúde, essencial para as pessoas mais velhas que demandam mais cuidados.

Características físicas, comorbidades, lista de medicamentos em uso, indicadores de alergias, sinais vitais e ainda resultados de exames, laudos, procedimentos realizados e agendamento de consultas são algumas das informações integradas ao app. 

Quanto ao manuseio, é fácil e intuitivo e os próprios profissionais da saúde podem explicar ao idoso como utilizar o aplicativo.   

“Todas as principais transações de saúde em um só lugar, com o Personal Health, o engajamento do paciente deixa de ser apenas um conceito e passa a ser algo concreto no dia a dia das pessoas e seus familiares. Promovendo a realização de exames na época adequada, a melhora da adesão terapêutica e predizendo riscos à saúde do indivíduo.”, ressalta Emerson Zarour, diretor de inovação da MV.  

Outra tecnologia que pode ser facilmente usada por pessoas com mais idade é a Prescrição Digital.

O aplicativo acompanha toda a jornada do paciente, desde o atendimento médico até a compra do medicamento.

Agregando na mesma plataforma o prontuário do paciente e a prescrição médica, a tecnologia, ativada por geolocalização, permite a busca pelo remédio com valores mais acessíveis e farmácias mais próximas, pagamento e o delivery da medicação. 

Ou seja, o idoso consegue continuar seu tratamento sem sair de casa.   

Sobre a MV 

Norteada pela missão de tornar a saúde mais eficiente por meio do conhecimento de gestão e tecnologia contribuindo para uma sociedade saudável, a MV é uma healthtech brasileira que oferece, há 35 anos, tecnologias que facilitam a rotina de todo o ecossistema da saúde e contribuem para salvar vidas.

Com intuito de conectar as demandas do presente sem deixar de olhar o futuro, a companhia construiu o seu legado focado na transformação da saúde digital, investindo na criação de soluções de gestão integradas para hospitais, clínicas, operadoras, centro de medicina diagnóstica, rede pública de saúde e pacientes. 

Com pandemia, idosos brasileiros acessam mais a internet e redes sociais, mas ainda têm dificuldades com tecnologia

Descobertas falhas de segurança em rastreadores GPS que expõem a localização de mais de meio milhão de crianças e idosos

Empresas inovadoras precisam se preparar para atender idosos

Banner Saúde

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.