Últimas notícias

Fique informado

Wolters Kluwer Health prioriza a interoperabilidade de sistemas legados de hospitais com o Prontuário Eletrônico do Paciente

19/02/2020

Spotlight

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

Entrevista com William Bergamo sobre como a transformação digital foi acelerada pela pandemia mundial

William Bergamo, Co-fundador da e-Safer Consultoria, fala sobre novas soluções de segurança da informação e proteção de dados, como o Envio Seguro, o Assinae e o HUB Digital da e-Safer.

22/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

A Wolters Kluwer Health , líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, está reestruturando sua equipe no Brasil para suportar a estratégia de expansão de sua solução Medi- Span Clinical, que incorpora dados de medicamentos e emite alertas inteligentes sobre potenciais conflitos na prescrição de medicamentos.

Para isso, criou uma equipe dedicada que tem como missão abrir novos mercados, firmar parcerias e levar a solução para um número maior de instituições de saúde por todo o país.

A solução tem o objetivo de apoiar na redução dos erros de prescrição de medicamentos e da variabilidade do cuidado, problemas que preocupam o ecossistema de saúde atualmente.

Armin Spirgatis, especialista do Medi-Span Clinical eMurilo Fernandes, gerente de alianças estratégicas.

De acordo com Murilo Fernandes, o principal desafio da nova equipe será fazer com que o mercado e os clientes no Brasil reconheçam a importância e o valor da solução como completa e crucial para o dia a dia e também a respeito da sua capacidade de endereçar os principais desafios relacionados à efetividade clínica, variabilidade do cuidado e erros de prescrição de medicamentos.

Além disso, a ideia é fortalecer as alianças estratégicas e buscar parceiros tecnológicos que compreendam o valor que a solução agrega quando integrada aos sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

O foco da companhia nesse momento são, especialmente, os hospitais que almejam aumentar a segurança de seus pacientes e automação de processos, tais como os que buscam alguma certificação de qualidade interna, sejam elas nacionais ou internacionais (como o HIMMS, certificado de maturidade digital hospitalar), grupos hospitalares ou de seguradoras de saúde que visam uma normalização do atendimento clínico e ainda redes ambulatoriais, com elevado volume de consultas médicas.

Nesse sentido, a visão de mercado e a experiência de 19 anos na área da saúde do executivo serão cruciais para alavancar a iniciativa. Fernandes ocupava anteriormente a posição de gerente de negócios na Agfa HealthCare e acumula passagens também em empresas como Abbott e Pixeon.

“O Medi-Span Clinical é uma solução completa e com elevado grau de complexidade que ajuda os hospitais a alcançarem outro nível de maturidade, trazendo um resultado positivo e eficaz, tanto do ponto de vista clínico, como administrativo. Os hospitais têm uma série de prioridades e desafios em sua agenda de investimentos em tecnologia. Nosso compromisso é demonstrar que o Medi-Span Clinical contribui para superar estes desafios, como também agiliza o atendimento ao paciente, aumenta a produtividade e segurança, otimiza o fluxo de trabalho tanto da farmácia clínica como do médico, e, por consequência, reduz custos “, ressalta Murilo Fernandes.

Já para apoiar nas barreiras técnicas da adoção e para garantir o sucesso das implementações, a equipe conta com um especialista de produtos. Armin Spirgatis será o responsável por analisar o cenário dentro de cada instituição e solucionar os desafios técnicos que precisam ser considerados nos projetos. Spirgatis não é só um profundo conhecedor da solução, como também do mercado. Ele atua desde 2006 na área da saúde, tendo trabalhado em empresas como Carestream, Agfa e Fundação IDI.

“Trata-se de uma tecnologia pouco difundida no Brasil. Por aqui ainda não é comum o uso de sistemas de alertas, como o Medi-Span Clinical. Então essa é uma questão que temos que trabalhar internamente nos hospitais. A segunda tarefa seria a parte técnica, especialmente levando em conta o fato de que a tecnologia da informação e os sistemas são pontos críticos nas instituições de saúde e a própria especificidade do Medi-Span Clinical. Por isso, temos que analisar cuidadosamente o cenário em cada caso, com a área técnica, para depois passar pelas demais etapas. O Medi-Span Clinical é diferente dos outros produtos, como o UpToDate, por exemplo, que para usá-lo basta um log-in. Essa solução requer integração com sistemas, como PEP. Temos o compromisso não só de oferecer conteúdo baseado em medicina por evidencia , mas também de fazer com que a solução seja capaz de ajudar esses hospitais a melhorar a qualidade do atendimento, mantendo-se constantemente atualizado por uma equipe global de especialista, reduzir erros por prescrição de medicamentos e a variabilidade do cuidado”, enfatiza Armin Spirgatis.

Garantindo a segurança do paciente

O Medi-Span Clinical ajuda a destravar os sistemas de prontuário eletrônico e a conectar as instituições a outros provedores de cuidados com a saúde. Por meio do cruzamento das referências e a visualização de dados relacionados às medicações dos pacientes, os profissionais da saúde podem tomar decisões mais seguras sobre as medicações, reduzindo os erros de prescrição e as reações adversas.

Os alertas do Medi-Span Clinical ajudam, por exemplo, a delimitar o mínimo e o máximo de dose a ser dada àquele paciente; identificar casos de interação medicamentosa – (medicamentos, dietas e líquidos); terapias em duplicidade (mesmo interação residual pós-interrupção de medicação); alergia ao medicamento; contraindicações de tratamentos em pacientes com determinada doença; restrições devido à gravidez e lactação, idade do paciente (inclusive pré-maturos), gênero etc.

O Medi-Span Clinical já utilizado por mais de 2,4 mil hospitais em todo o mundo, reúne funcionalidades tecnológicas avançadas e conteúdo consistente. A solução conta além dos alertas com resumos sobre medicamentos que podem ser enviadas aos pacientes.

Uma das vantagens da solução em relação às similares disponíveis no mercado, de acordo com os próprios clientes, são os dados confiáveis e a consistência da informação. Além disso, centenas de clientes têm reportado um aumento de 50% ou até mais na produtividade, graças à solução, que possui um elevado índice de satisfação entre seus usuários – 98% deles asseguram estar totalmente satisfeitos com a qualidade dos dados do Medi-Span Clinical.

Sobre a Wolters Kluwer

A Wolters Kluwer N.V. (AEX: WKL) é líder global em serviços de informação e soluções para profissionais nas áreas de saúde, fiscal e contábil, risco e conformidade , finanças e jurídica. Por meio de soluções especializadas, que combinam profundo conhecimento com serviços e tecnologia, ajudamos nossos clientes todos os dias a tomarem decisões críticas.

A Wolters Kluwer Health é líder mundial no fornecimento de soluções e informações para o momento de cuidados ao paciente para a indústria de saúde. Para mais informações sobre nossos produtos e sobre a companhia, visite nosso site, siga @WKHealth ou @Wolters_Kluwer no Twitter, curta nossa página no Facebook, siga-nos no LinkedIn, ou no WoltersKluwerComms no YouTube.

Como diminuir o alto custo com impressão no hospital com o Prontuário Eletrônico do Paciente(PEP) Ouça

Prontuário Médico: guarda e manuseio de documentos  Ouça

MedPlus agrega inteligência ao processo de prescrição de medicamentos em seu prontuário eletrônico

3 motivos para adotar o Prontuário Eletrônico integrado à Certificação Digital

CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, palestra sobre Prontuário Eletrônico no Simpósio das Unimeds

Médicos podem interagir com pacientes através de uma base de conhecimento

Certificação Digital e o Futuro da Saúde no Brasil

MV lança plataforma que vai reunir soluções especialistas na Saúde

LGPD: Quão seguras estão as informações e os dados pessoais dentro dos hospitais?