Últimas notícias

Fique informado

Como a tecnologia pode ampliar a segurança nas escolas

26 de maio de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Regulação de criptoativos: caminho para o desenvolvimento desse ambiente de negócios

Os reguladores de diferentes jurisdições têm, cada vez mais, se posicionado com relação aos riscos relacionados aos criptoativos

20 de julho de 2022

O que esperar da proposta do marco regulatório dos criptoativos no país

O documento tem como missão justamente definir diretrizes que protegem os consumidores de criptoativos e garantem transparência das operações

6 de junho de 2022

Criptoativos e ativos digitais devem expandir agenda regulatória, diz KPMG 

Reguladores globais que monitoram serviços financeiros estão avançando nas discussões sobre a regulação de criptoativos e ativos digitais

13 de maio de 2022

A insegurança nas escolas, mas o mercado da tecnologia oferece soluções para a garantia de controle e segurança nos ambientes escolares

Por Ramon Ângelo Vieir

Ramon Ângelo Vieira, Gerente Vertical de Educação da Hikvision

A insegurança nas escolas voltou à tona e é motivo de imensa preocupação para as famílias, já para os gestores, trata-se de responsabilidade.

Desde 2022, foram registradas 22 ocorrências violentas; nove apenas nos últimos oito meses e, com a morte de quatro crianças no ataque a creche em Santa Catarina, o debate se intensificou.

Com notícias sobre supostos novos massacres circulando nas redes sociais de todo o país, instituições e redes de ensino públicas e particulares estão se posicionando em busca de novas medidas de proteção em resposta à sociedade.

A boa notícia é que o mercado da tecnologia oferece soluções para a garantia de controle e segurança nos ambientes escolares.

A instalação de câmeras de segurança de alta qualidade bem-posicionadas, por si só não garantem a segurança de nossos estudantes.

Muitas escolas já possuem tais câmeras, é possível utilizar a inteligência artificial para que possamos evitar ou diminuir as perdas que tais tragédias proporcionam, precisamos ser mais preventivos do que reativos.

Utilizar câmeras com a detecção de humanos para a proteção perimetral e acionamento de sistema de sirene, possibilita que seja possível a detecção de um invasor e ao mesmo tempo avisem os professores e alunos, proporcionando assim, um deslocamento para um lugar seguro e consequentemente evitando perdas de vida.

Uma outra estratégia simples e eficaz é a implementação de detectores de metais nas entradas das unidades. Os sistemas permitem identificar possíveis armas que podem ser levadas por visitantes e alunos para dentro dos prédios, reduzindo substancialmente prováveis tragédias.

Os sistemas de controle de acesso também podem ser decisivos para identificar desconhecidos e impedir a entrada.

Atualmente, esses dispositivos são altamente inovadores e estão atrelados à biometria, a cartões de acesso, ao reconhecimento facial, ao código PIN ou a outros métodos de autenticação bastante eficientes.

Ainda podem ser complementados com o uso de interfones com câmeras para permitir que a equipe da escola ou creche se comunique facilmente com os visitantes antes de permitir a entrada.

O bom e velho alarme também segue com sua funcionalidade de coibir crimes. O dispositivo pode alertar as autoridades e a equipe da unidade escolar em caso de invasão, roubo ou atividade suspeita de forma prática e objetiva.

Ter um sistema totalmente integrado em uma única plataforma que possa reconhecer as ameaças, que se utilizam de inteligências artificiais, alarmes, botão e colar de pânico, são soluções que certamente irá proporcionar uma segurança maior.

Além disso, fornecer treinamento à equipe da escola sobre como identificar ameaças, lidar com situações de emergência e usar equipamentos de segurança pode aumentar a proteção geral.

A mobilização é sempre uma estratégia favorável para obter resultados mais claros. Com os colaboradores, também é possível estabelecer protocolos claros e bem definidos para lidar com emergências, como evacuações e crises de segurança.

A solução que vai garantir proteção escolar integra: tecnologia, processos e pessoas. Uma equipe bem treinada é fundamental, sem alta rotatividade.

Ainda é preciso agregar profissionais destacados para a gestão da segurança, com estratégias e operacionalização. Na outra ponta, é fundamental escolher o projeto mais adequado e confiável para implementar a tecnologia.

Pessoas e organizações precisam se mobilizar contra atos como o de Blumenau e, mais do que isso, quando se investe no planejamento de ações voltadas para a segurança, cria-se um ambiente favorável para o aprendizado e para o bem-estar de alunos, professores e equipes. Isso também desestimula os jovens a se engajarem em atos criminosos e se tornarem mais um perigo para a sociedade.

Sobre a Hikvision

Com ampla gama de produtos, que abrangem segurança de vídeo, controle de acesso e sistemas de alarme, a Hikvision também fornece soluções integradas à IA para promover suporte aos usuários finais com novos aplicativos e possibilidades para gerenciamento de segurança e inteligência de negócios.

A companhia está comprometida a servir vários setores por meio de tecnologias de ponta de percepção de máquina, inteligência artificial e Big Data, liderando o futuro da IoT.

Formada por 66 subsidiárias e filiais em todo o mundo, os produtos da Hikvision destinam-se a vários mercados verticais que integram mais de 150 países.

Educação: um dos setores negligenciados na Cibersegurança

Dia da Educação: a necessidade de uma educação atualizada sobre segurança cibernética

O 5G pode transformar definitivamente a educação